Java - como iniciar?

Olá, eu estou iniciando no Java (programo em C# no VS), e gostaria de saber o que fazer agora, rs. Vi todos os vídeos da universidade XTI, posso dizer que já sei como me virar em Java, porém apenas no Console, muitas pessoas dizem que o Swing está morto ou que é errado fazer uma aplicação por ele, então estou meio que sem rumo. Como estou migrando do VS , é tudo meio estranho para mim, porém gostaria de aprender a fazer interface gráfica. Algum caminho que eu possa começar?

Primeiro: dê uma olhada nos diversos tópicos sobre como começar já existentes. Lá existem dicas variadas.

Segundo: por que está aprendendo Java? Qual o objetivo que deseja atingir com isso?

Terceiro: Por que quer desenvolver aplicações desktop? Se não há nenhum motivo relevante (ex: projeto para um cliente que irá pagar bem), não se apegue a isso. O mercado mais relevante de desenvolvimento Java (e para muitas linguagens) é para web e Android.

Abraço.

2 curtidas

Olá, obrigado pela resposta! Estou aprendendo java pois estou com uma oferta de emprego para daqui um ano para trabalhar produzindo conteúdos em Java (web/android/desktop), porém para web/android já consigo me virar muito bem em outras linguagens, tanto que não me preocupo com isso, mas para aplicações desktop, não faço a menor ideia de como começar, quem dirá atualizar um sistema ou dar manutenção para tal.

Essa oferta é garantida 100%? Se sim, precisa perguntar ao dono dessa aplicação quais tecnologias ela usa, para direcionar seus estudos.

Se for uma aplicação Swing ou JavaFX normal, há muito material pela web, então você não deve ter grandes problemas. Obviamente, o quanto antes você puder ter acesso à essa aplicação, melhor, para saber do que se trata pessoalmente.

Abraço.

2 curtidas

Olá, quando estava iniciando no JavaFX comecei por esse tutorial: http://code.makery.ch/library/javafx-8-tutorial/pt/

1 curtida

Ok, mas ao ponto de vista da sua última resposta, parecia que o mercado para Java está muito ruim, andei procurando pela região e ele está num padrão médio/alto, você indica mais o Java para web e Android?

Obrigado! Irei começar os estudos então :stuck_out_tongue:

Olá, indico você aprender o máximo possível de tecnologias que te ajudem, nem sempre poderá ser web, ou mobile, ou desktop.
Trabalhei muitos anos só com desk e mobile, hoje estou em outro posto, e aprendendo Web, e vejo que nem sempre a solução será uma só, tudo depende do caso de uso e da necessidade do cliente.

1 curtida

Opinião pessoal: compreenda javaFX, principalmente para a construção de aplicações ricas.
Do pouco que eu vi, entendo que é uma tecnologia animadora e a forma de criação da interface meio que torna compreensível a descontinuação do swing.
Dê uma olhada em: https://pt.slideshare.net/claudineym/aplicaes-ricas-com-javafx-2
Pena que não há muitos tutoriais em português, mas se estiver bem encaminhado no “gringuismo”, está favorável.
Além disso, a nomenclatura das classes segue o mesmo padrão, só que sem o J.
Ex.: JComboBox -> ComboBox (em JavaFX), JLabel = Label(em javaFX).
Té+

1 curtida

Como @TerraSkilll falou, procure saber quais tecnologias são usadas no projeto que você vai trabalhar, foque no seu objetivo. E no geral o maior mercado para Java é web, eu pelo menos nunca perdi tempo com Java para desktop. Mas tendo uma ótima oportunidade então estude.

1 curtida