Olá, estou lendo Java como programar da deitel. E além de ensinar a linguagem a fundo, ele trata de outros assuntos, como interface, web com JSP, bancdo de dados, serialização de objetos e tal. Será que o mostrado nesses capítulos de web, banco de dados, interface e multimídia são o suficiente para mim? ou preciso pegar livros mais especializados nessas partes?
nao desejo que nem o meu maior inimigo leia esse livro…
didatica = 0
[quote=faeldix]nao desejo que nem o meu maior inimigo leia esse livro…
didatica = 0[/quote]
Não estou sozinho no mundo… Fico mais feliz com isso!
Só você quem sabe uai.
Se você entender e conseguir fazer… vai fundo. [=
Existem outros livros que podem complementar seu conhecimento. Acabe com esse e depois vá atrás de outros. [=
Comprei esse livro e passei pra frente no mês seguinte, não gostei mesmo. Tem gente que gosta
Se eu tivesse usado Java Como Programar como primeiro livro para aprender Java eu teria desistido! Minha sorte vou encontrar o Head First Java e a apostila FJ-11 da Caelum e esse pessoal aqui do fórum.
Recomendo a leitura desse livro pois é um dos mais completos que existe! Ele vai de dar toda a base que você necessita e vai ser uma base sólida, não vai ser o que você vai apreender lendo o Use a Cabeça (o livro é bom mas é muito básico) ou apostilas e tutorias que são na maioria receitas de bolo!
Porém não é tudo o que você precisa conhecer! Ele atende e ensina a base de java muito bem e uma introdução em web e banco de dados então para se aprofundar na web, por exemplo, recomendo a leitura do livro Core Java ServerFaces e para persistencia um que é meio antigo mas muito bom é o Java Persistence com Hibernate!
PedroFT wrote:
Olá, estou lendo Java como programar da deitel. E além de ensinar a linguagem a fundo, ele trata de outros assuntos, como interface, web com JSP, bancdo de dados, serialização de objetos e tal. Será que o mostrado nesses capítulos de web, banco de dados, interface e multimídia são o suficiente para mim? ou preciso pegar livros mais especializados nessas partes?
Então não sei vc, mas estudei o head First Inteirinho e fiz todos os exercicios de cada capitulo, eu adorei, um livro muito bom, principalmente se estiver em inglês.
Agora estou estudando f-11 da Caelum e Deitel, vou ser franco e um livro muito pesado e cansativo se vc tiver muita pressa e ansiedade, mas se vc pegar nos detalhes e explicações ele e muito minucioso e detalista, fala de tudo desde Java, Engenharia de software, UML, OOAD, Boas práticas de programação,Design Patterns etc, se pararmos para pensar ao concluir este livro vc terá lido sobre varios assuntos diferentes e abordados outros temas além de Java.
Estou no capitulo 12, falta muito, mas estou animado, os exercicios deste livro são bem melhores do que o Head First - Java, sem contar a quantidade deles a cada capitulo.
Vou deixar claro, esta e minha opnião, tenha paciência e termine o livro, depois vc estuda outro e tira a sua conclusão por si mesmo.
Bons estudos e boa sorte estamos no mesmo caminho, não desista este e apenas um de muitos livros a testar sua garra e persistência.
10/01/2013 02:31:28 Assunto: Re:Java como programar, deitel.
Então não sei vc, mas estudei o head First Inteirinho e fiz todos os exercicios de cada capitulo, eu adorei, um livro muito bom, principalmente se estiver em inglês.
Agora estou estudando f-11 da Caelum e Deitel, vou ser franco e um livro muito pesado e cansativo se vc tiver muita pressa e ansiedade, mas se vc pegar nos detalhes e explicações ele e muito minucioso e detalista, fala de tudo desde Java, Engenharia de software, UML, OOAD, Boas práticas de programação,Design Patterns etc, se pararmos para pensar ao concluir este livro vc terá lido sobre varios assuntos diferentes e abordados outros temas além de Java.
Estou no capitulo 12, falta muito, mas estou animado, os exercicios deste livro são bem melhores do que o Head First - Java, sem contar a quantidade deles a cada capitulo.
Vou deixar claro, esta e minha opnião, tenha paciência e termine o livro, depois vc estuda outro e tira a sua conclusão por si mesmo.
Bons estudos e boa sorte estamos no mesmo caminho, não desista este e apenas um de muitos livros a testar sua garra e persistência.
DSD
O livro ‘JAVA, como programar’ do Deitel é um livro bastante completo, realmente um livro de referência, mas aborda os assuntos de forma um tanto cansativa, a didática dele é realmente muito abaixo do esperado. Parece uma palestra enfadonha, daquelas que você nem consegue prestar atenção sem sentir sono.
Apesar de não se aprofundar tanto o livro citado, recomendo a série ‘Use a cabeça’, estou iniciando com ela e traz um bom embasamento para iniciar na linguagem. Imagino que após ser introduzido ao Java, ai sim a leitura de Deitel será mais útil.
Pra quem quer os códigos e ir direto ao assunto, deve ser horrível, pois o livro não mede esforços para mostrar várias e várias páginas de explicações (sobre padrões, engenharia de software, erros comuns e algumas até de baixo nível) antes de mostrar códigos e coisas mais práticas.
Eu particularmente gosto dessas informações, e acho esse o diferencial do livro.
Pra quem deseja seguir na área, eu aconselharia a não se importar muito com didática e tentar absorver o conteúdo de qualquer jeito.
Sei que é bacana pra um iniciante ver várias figuras e piadinhas no Head First, mas com o passar dos estudos, não vão existir mais livros e apostilas para te pegar pela mão e guiar seus estudos.
Vão existir somente um negócio chamado DOCUMENTAÇÂO, e em inglês.
[quote=jarlisson]Pra quem deseja seguir na área, eu aconselharia a não se importar muito com didática e tentar absorver o conteúdo de qualquer jeito.
Sei que é bacana pra um iniciante ver várias figuras e piadinhas no Head First, mas com o passar dos estudos, não vão existir mais livros e apostilas para te pegar pela mão e guiar seus estudos.
Vão existir somente um negócio chamado DOCUMENTAÇÂO, e em inglês.[/quote]
Disse tudo!!! … e pegou pesado!
[quote=jarlisson]Pra quem quer os códigos e ir direto ao assunto, deve ser horrível, pois o livro não mede esforços para mostrar várias e várias páginas de explicações (sobre padrões, engenharia de software, erros comuns e algumas até de baixo nível) antes de mostrar códigos e coisas mais práticas.
Eu particularmente gosto dessas informações, e acho esse o diferencial do livro.
Pra quem deseja seguir na área, eu aconselharia a não se importar muito com didática e tentar absorver o conteúdo de qualquer jeito.
Não discordo, mas acho que o método de metacognição auxilia para quem quer ter um embasamento antes de partir para o pesado. As técnicas de aprendizado estão ai para serem utilizadas. O grande problema é que todo mundo acha que vai ler um único livro e sair programando.
Um grande problema da profissão do desenvolvedor de software em geral são os iniciantes e os mais experientes. Os iniciantes tornam a profissão prostituída, pois aprendem criar um código em HTML e se julgam programadores e os experientes se julgam tão superiores e altivos que não podem entrar em uma discussão sem que seu ego responda por si.
Discordo! Já devo ter lido mais de três dezenas de livros técnicos e os Livros da Série como programar tem uma ótima didática!
[quote=javac Luis.Fernando]
Apesar de não se aprofundar tanto o livro citado, recomendo a série ‘Use a cabeça’, estou iniciando com ela e traz um bom embasamento para iniciar na linguagem. Imagino que após ser introduzido ao Java, ai sim a leitura de Deitel será mais útil.[/quote]
Ai eu concordo eu mesmo tenho vários livros da série use a Cabeça, acho ótimo para uma introdução a algum conteúdo, muito mais prático e direto do que ficar procurando material na internet! As figurinhas e piadinhas são um pouco cansativas mas como uma introdução não vejo problemas!
Sim, realmente a série ‘Usa a cabeça’ as vezes peca em ficar de muita piadinha sem relação ao que esta sendo informado. Outro grande problema das edições em Português são algumas traduções extremamente equivocadas.
Olha na minha opinião tanto o ‘Use a Cabeça Java’ e o ‘Java Como programar’ são bons! O primeiro como introdução o segundo como um livro mais completo de ensino!
O grande problema na minha opinião e que leva as pessoas a dizerem que o Use a Cabeça é ótimo e o Como Programar é péssimo é que essas pessoas não tem o hábito de ler!
Não importa se é um programador mais experiente ou um mais iniciante o problema é esse! Para quem não tem o hábito da leitura o Como Programar parece não ter didática nenhuma o que não é verdade já o Use a Cabeça parece ser ótimo pois a leitura é fluida e eles batem na mesma tecla várias e várias vezes porém citando o
[quote=jarlisson]Sei que é bacana pra um iniciante ver várias figuras e piadinhas no Head First, mas com o passar dos estudos, não vão existir mais livros e apostilas para te pegar pela mão e guiar seus estudos.
Isso é verdade é um grande problema para a maioria dos programadores com mais ou menos experiência! Obter mais conhecimento é um problema e eles ficam sempre no básico por causa disso! Conheço programadores assim e, infelizmente, são a maioria no mercado!
Isso faz com que os programadores que se preparam, que estudam, que leem duzias de livros tenham que responder as constantes e repetitivas perguntas dessa maioria de programadores! Perguntas que eles aprenderam a responder devido a bagagem de conhecimento adquirida com a leitura! Isso faz com eles pareçam arrogantes perante os outros mas eles não são! A verdade é que eles estão de saco cheio de responder as mesmas perguntas duzias de vezes!