Estou no inicio de um projecto onde me 'e pedido que desenvolva um software em java que possibilite fazer forms usando componentes (beans) ja feitos…
Estava a pensar em fazer uma app em java que desse para fazer drag and drop desses componentes para um jpanel e no final me gravasse a form contruida num ficheiro .java
'E possivel fazer isto? 'E possivel alterar um editor ja feito para ter este comportamento? ou mais vale fazer uma app desde o inicio?
Em uma aplicação Swing que fiz com o NetBeans, defini uma série de componentes customizados (tais como botões, menus etc.) e os pus na palette do NetBeans. Dá um pouco de trabalho no começo, mas depois fica muito legal.
Exemplo de como criar um botão customizado no NetBeans.
a) Crie uma classe derivada de JButton no seu projeto.
b) No construtor default dessa classe, defina as propriedades do botão que você quer que já estejam definidas por default.
c) Compile a classe.
d) Instale-a na palette do NetBeans (acho que é só clicar com o botão direito sobre a classe, e pegar alguma opção no menu).
Outra coisa que você pode definir é um campo de entrada de dados que já esteja devidamente formatado.
O objectivo 'e fazer uma appl que permita a uma pessoa sem conhecimentos informaticos desenhar e editar forms.
Nao esquecer que os beans ja estao construidos, agr tenho que fazer uma app para que os possa arrastar e editar.
E este editor 'e para fins comerciais por isso tenho que ter em conta as license agreements.
A medida que me forem surgindo mais duvidas nao hesitarei em colocar aqui, voces foram muito prest’aveis.
Se alguem se lembrar de uma dica util nao hesite em colocar aqui, tenho ate agosto para fazer este projecto.