Java DB - Problema para iniciar o servidor

Boa noite.
Estou com um problema, e gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo.
Estou tentando iniciar o servidor Java DB no NetBeans 7.1 e ele não inicia.
Instalei o pacote completo do NetBeans, que já vem com o servidor Derby, e o Java DB.
O GlassFish inicia normalmente, mas o server do Java DB não.
Já instalei em uma máquina virtual com XP limpo e também não funcionou.
Procurei por todo site do NetBeans e não encontrei nada semelhante. O tutorial diz apenas para iniciar o servidor.
O servidor simplesmente não inicia.
Gostaria de saber se podem me ajudar com essa, ou outra solução, para poder rodar o Java DB.
O engraçado é que nunca tive problemas com nenhum outro DBMS, MySql, SqlServer, Access, tudo OK. Mas o Java DB que vem nativo no NetBeans, e que era para ser o mais fácil de funcionar, não funciona.

Eis o erro na saída do NetBeans. (Pelo erro parece que é o driver, mas ele está instalado)

2012-02-17 21:55:14.174 GMT : DRDA_SecurityInstalled.I
Exception in thread "main" java.lang.ExceptionInInitializerError
	at com.mysql.jdbc.NonRegisteringDriver.parseURL(NonRegisteringDriver.java:582)
	at com.mysql.jdbc.NonRegisteringDriver.acceptsURL(NonRegisteringDriver.java:236)
	at java.sql.DriverManager.getDriver(DriverManager.java:253)
	at org.apache.derby.impl.drda.NetworkServerControlImpl.startNetworkServer(Unknown Source)
	at org.apache.derby.impl.drda.NetworkServerControlImpl.blockingStart(Unknown Source)
	at org.apache.derby.impl.drda.NetworkServerControlImpl.executeWork(Unknown Source)
	at org.apache.derby.drda.NetworkServerControl.main(Unknown Source)
Caused by: java.security.AccessControlException: access denied (java.util.PropertyPermission file.encoding read)
	at java.security.AccessControlContext.checkPermission(AccessControlContext.java:323)
	at java.security.AccessController.checkPermission(AccessController.java:546)
	at java.lang.SecurityManager.checkPermission(SecurityManager.java:532)
	at java.lang.SecurityManager.checkPropertyAccess(SecurityManager.java:1285)
	at java.lang.System.getProperty(System.java:652)
	at com.mysql.jdbc.StringUtils.<clinit>(StringUtils.java:70)
	... 7 more

Problema resolvido.
Instalei no 7 e rodou.
Meu XP é SP 2, e as especificações do netbeans.org, exigem XP com SP3.
Ainda não atualizei o SO, mas como funcionou normalmente no Seven, creio que Atualizando o Service Pack, ele venha a funcionar.