Java depois dos 40

13 respostas
Growth

Boa tarde,

Sempre trabalhei com informática, como analista desenvolvedor (na maioria das vezes) ou como gerente de projeto.

Com java, participei de um pequeno projeto de intranet, há dois anos atrás. Depois disso nunca mais trabalhei com java.

Tenho 45 anos, e minha dúvida é a seguinte:

Para me tornar mais “empregável” e também dar uma incrementada no salário, vale a pena, nessa altura da minha vida profissional, investir pra valer no Java ? (através da conquista de certificações).

Já me recomendaram tentar certificações SAP e certificações em gestão(por exemplo PMP, porém esta última pede comprovação de horas de gerenciamento de projeto).

Porém vejo que o Java, sistema com que gostei muito de trabalhar, está cada vez mais requisitado e possui uma abrangência de mercado maior. Só não sei se o salário será bom para o meu caso, já que não sou um iniciante.

13 Respostas

Giulliano

Acho que a esta altura ou você seria o técnico ou o gestor. Eu recomendaria que investisse algumas várias horas em OOP, AOP, UML e XP. E torna-se gerente ou coordenador. Independente de java ou dot.net ou ruby, ou seja lá o que for…sabendo OO vc poderia gerir melhor os projetos com a sua experiência. Eu não cheguei nos 40 e nem nos 30. Mas já digo que não quero desenvolver pra sempre…uma hora quero coordenar.

[]'s e boa sorte.

P

Rapaz, invista em SCEA e certificações do tipo.

Querendo ou não, dariam um bom retorno.

walterfelipe

Você deveria investir em análise orientada a objeto,gerência de projetos e processos, ter experiência com projetos usando OO seria muito bom pra você ter ainda mais visão se quer mesmo programar em java nessa fase da carreira. Eu gosto de programar, mas tirar uma PMP seria mais interessante pra você assim como está sendo algo que busco para os próximos anos.

jgbt

Sim, vale a pena se vc gosta de desenvolvimento. nâo existe idade pa/ isso.

É incrivel como aqui no Brasil existe esse preconceito sobre a idade de um desenvolvedor. É o unico país que não se valoriza a experiencia.
Ja participei em projetos com equipes de fora do Brasil e a maioria ficava impressionada como aqui so existem desenvolvedores “teens” na visão deles.
Se vc tem perfil tecnico, pq a idade seria um limitador? Pq eu devo mudar de area/atuação por causa da minha idade?
Aqui ainda se tem essa visão que a evolução de um desenvolvedor é virar analista, gestor ou coisa parecida. Mesmo que não seja o perfil do profissional. Por isso temos muitos maus gestores por ae, na maioria das vezes não por culpa deles, mas mas por culpa de quem os colocou la.
Pq eu não posso ser bem remunerado e crescer na minha carreira fazendo o que gosto e sou bom?
Agora, se vc quer mesmo atuar de forma diferente, talvez investir na area de gestão seja uma boa pedida.

[]´s

Luca

Olá

Realmente aqui no Brasil a idade pesa e eu com meus 63 anos sinto isto.

Depois de uma certa idade é mais fácil ganhar dinheiro fazendo outros trabalharem para a gente. O meu problema é que eu deveria ter aberto a minha empresa (não estou falando de PJs para receber salário de “empregado”) e meu perfil de empreendedor entra em choque com minha vocação de bundão juramentado.

Adoro aprender coisas novas. Nos últimos 18 meses, além de muita coisa com Java estudei erlang, Scala, Ruby/Rails e SCRUM.

Um conselho é que aprenda Java. Mas esquece as certificações. Ninguém dá valor a isto quando se trata de um profissional experiente.

Outro conselho é que estude tudo sobre desenvolvimento ágil. Leia sobre XP, SCRUM, LEAN, etc. e compare com o modo como gerenciava seus projetos.

De passagem crie um blog e vá contando suas experiências. Na hora em que perguntarem quem é você basta indicar seu blog.

[]s
Luca

fredferrao

jgbt:

Se vc tem perfil tecnico, pq a idade seria um limitador? Pq eu devo mudar de area/atuação por causa da minha idade?
Aqui ainda se tem essa visão que a evolução de um desenvolvedor é virar analista, gestor ou coisa parecida.
[]´s

Exato, concordo, se eu gosto de progamar porque tenho que virar gerente de projeto ou analista ou seja la o que for??? só pra dizer que mando mais e ganho mais?? Eu mesmo meu negocio é programação, o prazer que tenho é programação, vou virar gerente e parar com isso pq a sociedade quer?? eu nao!!
Se fosse pra ficar desenhando figurinhas eu tinha escolhido outra profissao, artes por exemplo!!!

M

"

Growth

Quero agradecer a opinião de todos vocês. O assunto foi muito bem discutido.
Outra coisa que gostei bastante foi saber que alguém como o Luca, de 63 anos, não “jogou a toalha”. Continua se empenhando em aprender e trabalhando. Parabéns.
Que isto sirva de exemplo aos mais jovens, pois aquela história de aposentadoria em torno dos 60 anos já acabou.

Um abraço a todos.

Growth

Luca:
Olá

Realmente aqui no Brasil a idade pesa e eu com meus 63 anos sinto isto.

Depois de uma certa idade é mais fácil ganhar dinheiro fazendo outros trabalharem para a gente. O meu problema é que eu deveria ter aberto a minha empresa (não estou falando de PJs para receber salário de “empregado”) e meu perfil de empreendedor entra em choque com minha vocação de bundão juramentado.

Adoro aprender coisas novas. Nos últimos 18 meses, além de muita coisa com Java estudei erlang, Scala, Ruby/Rails e SCRUM.

Um conselho é que aprenda Java. Mas esquece as certificações. Ninguém dá valor a isto quando se trata de um profissional experiente.

Outro conselho é que estude tudo sobre desenvolvimento ágil. Leia sobre XP, SCRUM, LEAN, etc. e compare com o modo como gerenciava seus projetos.

De passagem crie um blog e vá contando suas experiências. Na hora em que perguntarem quem é você basta indicar seu blog.

[]s
Luca

Luca,
Aproveitando sua dica de não ir atrás da certificação e sim do aprendizado, quais livros você indicaria para estudar que atendam do básico ao avançado?

Luca

Olá

Estou em Floripa em um computador emprestado e sem condições de responder em detalhes. Procure aqui no GUJ que eu, Phillip e outros já indicamos muitos livros bons.

[]s
Luca

M

Olá Growth

Se você me permite, acho que você deveria aproveitar a sua experiência de vida e profissional para atuar como gerente de projetos em java.
Você pode tirar a certificação SCJA, que é indicada também para gerentes, pois abrange de maneira superficial varias tecnologias utilizando JAVA.

No tópico sobre certificações aqui no GUJ fala bastante sobre ela e você pode aproveitar a promoção da sun Voucher Retake (no tópico fala também dessa promoção), que termina agora dia 21/06.

Abraços :thumbup:

Marcio_Duran

A Moral Provisória

Discurso do Método

Enquanto os pensamentos estão em ebulição, a vida continua.Ela não espera um pensamento claro e distinto para que as coisas ocorram.Essas seguem um movimento próprio, independe do conhecimento de cada um e, frequentemente, os ultrapassa.

Página 22

René Descartes (1596-1650)

pinto

Me enquadrei perfeitamente nessa descrição… :oops:

Criado 18 de junho de 2008
Ultima resposta 20 de jun. de 2008
Respostas 13
Participantes 11