Java Desktop - Alguém já testou?

24 respostas
Bani

Chegou hoje meu cd do “Sun Java Desktop System Demo”.

Inicialmente eu nem tinha muita esperança de que funcionasse, já que obrigatoriamente ele instala a partir do cd e meu computador é meio problemático neste aspecto (para instalar meu Slackware primeiro eu instalei o Debian a partir de uma partição do Windows e aí o Slackware a partir da partição do Debian, porque sem chance dele enxergar o cd após o boot devido a um conflito de IRQ no ACPI do kernel 2.4).

Mas, para minha agradável surpresa, a instalação foi super tranquila. Logo no boot ele reconheceu USBs, FireWires, etc; não ocorreu nenhum problema com o cd; e até para detectar a impressora, que eu só conectei no momento que ele avisou que iria detectar impressoras (é USB) funcionou tudo corretamente. Foi uma instalação bem estilo Mandrake (next - next - finish, mais fácil do que Windows).

Porém, a ótima experiência do usuário no processo de instalação não significou que foi instalado corretamente… :puppydogeyes:
Ao fazer o boot, ele não consegue fazer mount do arquivo e trava algumas linhas depois :cry:

Alguém foi mais bem sucedido?

24 Respostas

urubatan

como conseguiu o CD??
~procurei algo parecido no site da sun mas não achei nada :frowning:

Bani

Eu não lembro a URL…
Há algum tempo atrás saiu um artigo em algum desses sites notícias que falava sobre o MadHatter e tinha um link para receber uma newsletter com novidades, e aí um dia recebi por essa newsletter o link para pedir o cd.

danieldestro

É uma distro de Linux, desenvolvida pela Sun?

urubatan

é um empacotamento de um SuSe + Star Office + Mozilla + …
e mais alguns addons da sun

pelo menos foi mais ou menos isto que consegui entender pelo que ta escrito na pagina deles

e isto deve explicar a super instalação descrita pela Bani, ja que o Yast é o melhor sistema de instalação linux que ja testei até hoje :slight_smile:

danieldestro

Tá foda deixar Linux redondo no meu notebook.

Eu instalei hoje mesmo o SuSe 8, rodou com KDE e beleza, mas no modo 800x600. Fui tentar configurar a placa ATI dele pr arodar em 1024 e já ferrou tudo.

O RedHat 9 não instala neste Note especificamente. Porém acabei de achar um manual de como fazê-lo. Vou testar hoje em casa.

urubatan

ja tentou inicializar o kernel em modo framebuffer 1024x768x16??
e depois configurar o X para usar o FB do kernel??

foi a unica maneira que consegui fazer funcionar no meu :slight_smile:

danieldestro

heim???

tem um tutorial para isso?

I suck on Linux!

urubatan

se o linux que tu ta usando usa o lilo para bootar
tenta o seguinte:
vi /etc/lilo.conf
altera a linha append="" para append=" vga=791"
salva e fecha (:wq)
lilo
edita o arquivo /etc/X11/XF86Config-4
e ve se tem alguma coisa ali parecisa com use kernel frame buffer ou então FB=true ou algo do genero (nunca decorei as propriedades deste arquivo :slight_smile:

danieldestro

valeu brother! vou tentar agora

Bani

Se precisar de mais detalhes sobre o X em framebuffer, tem um artigo neste site.

Bani

Bom, voltando ao assunto do Java Desktop…

Tentei instalar em mais dois computadores: um Pentium 200 “home made” e um Celeron 533 da Compaq.

No Pentium 200 também não deu muito certo, mas no Compaq, apesar de dar alguns erros na hora do boot, está funcionando! :smiley:

:smilecolros: :smilecolros:

Adorei ele! Se fosse de graça com certeza seria minha próxima distribuição Linux!

urubatan

vou esperar eles disponibilizarem um demo publico para eu testar em casa também :slight_smile:

danieldestro

What about Burn Some DEMO CDs, Bani?

Aí, eu já ferrei com a placa de vídeo do NB, tava configurada como default (acho) e já mudei pra ATI, agora não funciona o X. hehehe… que cagada!

E só achei o arquivo XF86Config, mas nada de XF86Config-4.

danieldestro

To lendo o tutorial de Frame Buffer que a Bani indicou…

Depois posta os Screenshots Banessa. heheheh

Bani

Esse negócio de XF86Config e XF86Config-4 depende da distribuição. No fundo são a mesma coisa.

Você pode tentar rodar XFree -configure para dar uma “reinicializada” no arquivo. O X já costuma funcionar só com isso. Depois você edita para arrumar os detalhes.

Bani

Aqui vão os links para os screenshots!

danieldestro

Screenshots legais… mas confesso que é mais o nome SUN que encanta. Whatever!

Eu tentei instalar o RH 9… acho que tenho problemas na mídia que eu gravei. God damn it!

Acabei instalando o RH 7.2 tudo ok!

Quase perdí o windows, mas nada como o Google para me ajudar.

Até mais!

arthurcampos

“Bani”:
Eu não lembro a URL…
Há algum tempo atrás saiu um artigo em algum desses sites notícias que falava sobre o MadHatter e tinha um link para receber uma newsletter com novidades, e aí um dia recebi por essa newsletter o link para pedir o cd.
Ah… e quando você lembrar do link ou do tal site, me avisa??! :smiley:
Muito legal os screenshots.

Só uma pergunta: qual é o principal atrativo desse sistema? segurança?

Bani

Agora lembrei que não era nem um link… era um e-mail… mandei um e-mail para o tal endereço falando que gostaria de ser informada sobre o projeto.
Mas eu acho que agora é meio tarde demais para tentar pedir o cd… Já sai oficialmente em dezembro pelo o que eu estava vendo no site, então acho que nem vão mandar mais…

Os atrativos são ser um Linux mais “organizadinho” para usuários desktop, o suporte e alguns detalhezinhos de segurança.
Não tem nenhuma grande diferença para um Linux comum, é apenas um pouco melhor acabado.

Rafael_Afonso

Esta distribuição vai seguir o LSB (Linux Standard Base)? Ainda não tem imagem ISO para fazer Download? Usa RPMs?

Grato,

Bani

Não sei o que é esse LSB, mas a distribuição é basicamente um SUSE com algumas coisas proprietárias da Sun.
Não é free, portanto não tem ISO para download.
E quanto a RPMs não olhei ainda, se SUSE usar ele deve usar também.

J

esse link tem uma matéria falando do bixo… só sei que o cara que usou butou pra fu$#r

http://www.osnews.com/story.php?news_id=4778

tu achou tão ruim assim bani?

Bani

Pelo contrário, eu gostei bastante.
Concordo quando o autor do artigo diz que não tem muito software disponível, mas não era bem o objetivo deles encher de software. A instalação e o ambiente visual eu gostei bastante.
Para mim o único problema é não estar rodando no meu computador mesmo (só roda no meu ex-computador), mas acho que até a versão final vão consertar esses pequenos detalhes.

urubatan

pelos screenshots, a unica coisa que não gostei foi o L&F que parece muito “Metal”

a sun tinha que contratar uns designers novos :slight_smile:

Criado 8 de outubro de 2003
Ultima resposta 10 de out. de 2003
Respostas 24
Participantes 6