E aí galera, blz? Bom, gostaria de saber a apnião de vcs.
Estudo java a algum tempo(2 anos e meio +/-).E de lá pra cá tenho estudado muito java para desktop.Estou fazendo aplicações e sempre que sei e posso, ajudo a comunidade e estou postando dúvidas.
Bom, o que queria saber de vcs é o que vcs acham da tecnologia java para Desktop?
Conheço muitos softwares feitos em Java para Desktop(Swing, SWT e etc…), mas quase não vejo softwares comerciais.Vcs acham que é “latada”?
Será que a Sun vai investir, ou continuaremos sem “grandes” mudanças?
Particularmente eu adoro a parte desktop pra Java, mas acho que o grande problema(principalmente com SWING) é a performance. Ele é mto lento comparado com aplicações desktop de outras tecnologias.
Pois é, eu sou “viciado” em Swing, mas vc tocou no ponto fraco dela.Já fiz coisas muito boas, mas minha máquina é boa, e se for passar para uma “piorzinha” o bicho pega…Vcs conhecem algum caso de sucesso(Swing em aplicação Comercial)?
Tem alguns softwares (muito bons por sinal) para desktop, mas a maioria que eu conheço é ferramenta para desenvolvimento…
Talvez esta seja uma tendência do mercado depois do monopólio da Micro$oft. (A IBM desistiu do mercado de aplicativos em 99 para se dedicar a middleware).
Sei lá … o que vc gostaria de desenvolver para Java ???
Um exemplo que java pode ser como desktop é o eclipse. Eita Ide boa !
Outros aplicativos que mesclam java estão no pacote do staroffice.
Assim… se formos comparar com alicação SWING com uma feita em C#.net… de boa… não existe comparação. Por isso que acho que ainda não chegou o tempo do SWING, é uma pena, pois o SWING é coisa linda!!!
Mas APIs como o SWT já quebram uma galho legal né.!
Eu diria que Swing foi lenta, hoje não é tanto. O maior problema é que construir interfaces eficientes em Swing é um tanto quanto complicado.
Um bom exemplo é a aplicação para declaração do IRPF que o SERPRO desenvolveu. Não cheguei a utilizá-la, mas ela está sendo bastante comentada. E a interface dela é toda Swing.
Olha, na minha opinião Java teria que ganhar um pouco mais de performance para abrancer mais a área desktop, na empresa que eu trabalho por exemplo eles só querem saber de Java para web e celulares… e muitos clientes não querem saber se o sistema deles roda também em Linux e Unix… eles querem performance
:arrow: Escreve os códigos fontes com Swing;
:arrow: Compila tudo e faz um lindo arquivo.jar multiplataforma;
:arrow: > wjavac arquivo.jar e cria um executavel nativo do windows tão rápido quanto o .net;
:arrow: # ljavac arquivo.jar e cria um executavel nativo do linux quase tão rapido quanto o gcc;
Pois é…Por exemplo, eu trabalho em uma empresa que só trabalha com produtos Micro$oft, e vou ter que desenvolver alguma coisa, para desktop, em C#, daí veio a dúvida: será que Java é páreo?!
Phoda, é pensar que tanto tempo de dedicação pode ir para o ralo… Cara, eu gosto muito de Swing, foi o que me fez gostar do Java.Quando meu professor(na faculdade) nos apresentou java, eu não gostei…Também, como todo(ou quase todo) programador/amante C/C++, tive uma certa resistência.Estou fazendo um aplicativo para Estúdios de música, para controle de agenda, bandas, envio de email e etc…
Isso porque o mercado está ‘viciado’ em aplicações web. Os ‘chefes’ se esquecem (ou não sabem) que uma aplicação Desktop Java pode acessar a rede normalmente.
Quanto a atualizar o software sem ir ao cliente, você pode fazer isso facilmente utilizando Java Web Start.
Com muita dor no coração eu digo… não… infelizmente C# é bem mais rápido., :([/quote]
Vamos la, Swing não é tão lento assim tudo depende, vide Jude e IDEA rápidos, agora olhem o NetBeans :roll:.
Ta certo são ferramentas de desenvolvimento que requerem muitos recurosso, mas são Swing e mostram, o que ele é capas. Outra coisa, performance todos cobram e nós sempre buscamos isso, agora faz uma tela simples em Swing, mostra pro usuário que ele pode mudar o Tema, colocar Skins e ve se ele se lembra que o sistema ficou um pouco mais lento. Só não vai desenvolver usando o Metal padrão do Swing que o usuário te corre.
Outras opções:
Uma delas e muito badalada ultimamente o ThinLet com XUL, me parece um forte concorrente. Recentemente um colega do RSJug anuncionou na lista a liberação do projeto dele no SF que foi baseado no ThinLet, para quem se interessar e quizer dar um look nos fontes, ThinFeeder
Estou reproduzindo a mensagem dele aqui para todos verem o que foi usado.
[quote=“Fabiano Franz”]Caros colegas,
Quero divulgar que disponibilizei nesse final de semana um projeto open-source que vinha desenvolvendo. Trata-se do ThinFeeder, um agregador de notícias RSS / Atom para desktop, desenvolvido em Java utilizando Thinlet. O aplicativo pode ser baixado em
Utilizei esse projeto como uma forma de avaliar o Thinlet (http://thinlet.sourceforge.net) como alternativa ao Swing e SWT, no desenvolvimento para desktop. E devo compartilhar com os colegas que a experiência foi bastante positiva! O Thinlet atendeu todas minhas necessidades de interface (à exceção da “Textarea HTML”), e o desenvolvimento, baseado em xml’s no padrão XUL (http://xul.sourceforge.net), também mostrou-se bastante produtivo. Eventuais necessidades adicionais (widgets com dados dinâmicos, etc) não comportadas pelo xml padrão também puderam ser facilmente resolvidas programaticamente.
Se alguém tiver interesse em saber mais entre em contato, ou baixe o fonte do aplicativo. Como uma avaliação final, diria que, para projetos com necessidades de interface de baixa e até média complexidade, avaliaria seriamente a adoção do Thinlet.
Um abraço,
Fabiano Franz
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Personal:
Agora, apesar de muitos não gostarem pois dizem perder a portabilidade o conjunto SWT/JFace é muito forte no quesito performance, nunca cheguei a fazer um teste, mas acredito que não fique muito atras do WinForm do VS. Só não faça a besteira de usar SWT puro, aproveite o que já existe pronto no JFace.
Apesar de muita coisa ser desenvolvido para Web ultimamente, eu ainda sou um dos que acreditam que os chamados sistemas desktop não morreram, só mudaram um pouco o foco. Não podemos mais pensar em um sistema desktop como antigamente onde rodava unica e exclusivamente em uma maquina cliente, mas sim sistemas distribuidos, com acesso a distancia, etc.
Não sei o que você e outros chamam de Java Desktop porque aqui na minha máquina tudo o que executo sai a partir de um desktop. Mas se está falando de aplicações com camada de apresentação Swing então isto eu sei o que é.
Já foi em alguma Droga Raia? A gestão das lojas desta enorme cadeia é feita em Java. Já foi em alguma agência dos Correios com Banco Postal? É tudo Java. Há Java em todo lugar, só que não está escrito explicitamente Java.
Quem pensa que Java é lento está apenas repetindo um discurso antigo sem fundamento. Aliás o VB quando começou a ser usado era muito mais lento do que o Java. As máquinas evoluiram e o VB também. O mesmo se passa com o Java. Programando direitinho compete com qualquer outra linguagem.
Por último quero enfatizar que seria uma enorme tolice iniciar qualquer projeto hoje em dia que não seja voltado para a web. Portanto não misturem as coisas:[list]- Swing é aquela camada de apresentação customizada que você mesmo faz e que contém tudo aquilo que precisa.
Outra alternativa para apresentação seria usar um browser pesado e inseguro que faz um monte de coisas que você não precisa e incluir sua aplicação usando html que é absolutamente limitado[/list]
Portanto deem asas a imaginação e usem tudo o que tem direito para fazer uma aplicação decente.
<editei>Porque depois li a mensagem do Fábio e concordo 150% com ele</editado>
Concordo com vc Fabio. Acho que a web que hoje roda no browser, logo mais serao aplicações desktops, distribuidas É a coisa mais linda que ja vi! Conheço aplicações muitos boas e que são usadas por mta gente. Um bom exemplo, é o banco postal dos correios, feito em swing, pra desktop, mas pensando na linha “aplicação distribuida”.
Conheço tb diversas outras aplicações de empresas para B2B que são show de bola!
Swing não é lento: vc faz o swing ficar lento Se vc nao conhece e nao saber trabalhar BEM com o swing, realmente, ele fica beeem lento. Mas é tudo uma questão de saber trabalhar o codigo. A experiencia fala um pouco mais alto com ele. Td bem que ainda não chega aos pés de uma aplicação VB por exemplo, mas poxa, swing é muiltiplataforma!Tem themes! Vc pode faze ro que quiser com ele! E o vb, o c++? Acho que não neh!? Alias, alguem houviu falar de alguma coisa pareceido com o WebSTart para VB ?? Eu não…