Java Desktop - Dêem suas opiniões

Nada impede que o cliente instale a aplicação na máquina dele. Via JWS ele poderia fazer isso com 1 clique. :wink:

Luca, vc sabe como funciona a interação com impressoras fiscais nestes sistemas que vc citou? É JNI, JavaComm? Pq os principais fabricantes disponiblizam somente .dll´s para comunicação com seus dispositivos. Eu vejo um pequeno empecilho aqui quanto ao desenvolvimento de aplicações que possuem frente de caixa e portanto devem utilizar uma impressora fiscal.

post antigo, mas interessante sobre o assunto das ECF´s

[quote=“paulohbmetal”]O que vcs acham de organizarmos uma passeata em frente a Sun( com direito a queima de colchões e tudo mais…) para reinvidicarmos performance? :lol:

A Paz!![/quote]

Eu acho um boa idéia!!!
Ou melhor… vamos obrigar todos usuário a usarem processadores de 3.0g 64bits e 1gb de memória ddr 533

Quero ver aplicação lenta!!! 8)

Olá

Realmente a maioria dos fabricantes só tem drivers para ECF para Windows. No Windows émuito fácil usar JNI e java.comm para acessa-las. O Banco Postal roda em Windows e é assim que fizemos o acesso aos periféricos.

Quando fizemos uma versão do Banco Postal para Linux usamos rxtx junto com o java.comm (que entra só como abstração) e sentimos algumas dificuldades. Algumas coisas não funcionaram exatamente igual e precisamos fazer algumas pequenas gambiarras (no protocolo de leitura do PINpad se não me engano).

Ouvi dizer que os desenvolvedores da Droga Raia escreveram os drivers que acessam os periféricos para fazer tudo funcionar direitinho no Linux que roda em todas as lojas. Há na web várias bibliotecas free (exemplo: parport) ou comerciais (exemplo: serialIO) que dão bom suporte nesta hora.

Acredito que em breve mais fabricantes acordem, desenvolvam drivers para Linux para não ser mais necessário usar Wine para acessar ECF e TEF.

[]s
Luca

Concordo com vc Fabio. Acho que a web que hoje roda no browser, logo mais serao aplicações desktops, distribuidas :smiley: É a coisa mais linda que ja vi! Conheço aplicações muitos boas e que são usadas por mta gente. Um bom exemplo, é o banco postal dos correios, feito em swing, pra desktop, mas pensando na linha “aplicação distribuida”.

Conheço tb diversas outras aplicações de empresas para B2B que são show de bola!

Swing não é lento: vc faz o swing ficar lento :smiley: Se vc nao conhece e nao saber trabalhar BEM com o swing, realmente, ele fica beeem lento. Mas é tudo uma questão de saber trabalhar o codigo. A experiencia fala um pouco mais alto com ele. Td bem que ainda não chega aos pés de uma aplicação VB por exemplo, mas poxa, swing é muiltiplataforma!Tem themes! Vc pode faze ro que quiser com ele! E o vb, o c++? Acho que não neh!? Alias, alguem houviu falar de alguma coisa pareceido com o WebSTart para VB ?? Eu não…

Abraços![/quote]

Pois é…Na minha aplicação a cliente pode escolher dentre 20 look and feels diferentes, sem falar nos temas.A respeito de performence, sempre procuro estar melhorando a performance, e não acho minha aplicação lenta…Mas mesmo fazendo tudo como nos preenchimentos dos combos e jTables, ainda acho que poderia ser melhor.Acho que o que pode pegar são os renderers/editores, se não forem BEM feitos, como disse nosso colega brlima, pode derrubar a performance da aplicação.

Falando em sistemas distribuídos: isso é o bicho!!Quero fazer minha pós em sistemas distribuídos pois acho muito louco…Ouvi falar que o Swing é mais lento por causa do uso excessivo que fizeram de Design Patterns na sua construção, o que vcs acham?

Putz… :shock:

Esquece…

A Paz!!

Putz… :shock:

Esquece…

A Paz!![/quote]

hehehheheheheh
:twisted:

Olá

Para TODOS.

Coloquem em suas cabeças: estamos em 2004 e não há mais sentido desenvolver aplicações isoladas e confinadas em redes locais.

Esqueçam todos os modelos usados pela M$ na porcaria do Office que funciona isolado. A palestra que eu escrevi para o Conexão Java precisou ser zipada e enviada para o Paulo por e-mail. Depois fiz uma alteração e precisei enviar de novo. Se a merda do power point fosse uma aplicação condizente com o atual milênio com um repositório em algum servidor web, eu poderia mexer a vontade e ela estaria sempre atualizada.

Que graça tem um joguinho para jogar sozinho? E um sistema frente de loja que não atualiza estoque de todas as filiais? E um datawarehouse que consolida dados via e-mail?

E nunca misturem conceitos: a camada de apresentação pode ser feita de qualquer maneira. Se você se sente melhor com Delphi ou com Assembler, então use-o. Mas pelo amor de Deus não misturem com camada de negócios ou de serviços como alguns idiotas costumam fazer quando usam Delphi ou VB.

[]s
Luca

[quote=“Luca”]Olá

Para TODOS.

Coloquem em suas cabeças: estamos em 2004 e não há mais sentido desenvolver aplicações isoladas e confinadas em redes locais.

Esqueçam todos os modelos usados pela M$ na porcaria do Office que funciona isolado. A palestra que eu escrevi para o Conexão Java precisou ser zipada e enviada para o Paulo por e-mail. Depois fiz uma alteração e precisei enviar de novo. Se a merda do power point fosse uma aplicação condizente com o atual milênio com um repositório em algum servidor web, eu poderia mexer a vontade e ela estaria sempre atualizada.

Que graça tem um joguinho para jogar sozinho? E um sistema frente de loja que não atualiza estoque de todas as filiais? E um datawarehouse que consolida dados via e-mail?

E nunca misturem conceitos: a camada de apresentação pode ser feita de qualquer maneira. Se você se sente melhor com Delphi ou com Assembler, então use-o. Mas pelo amor de Deus não misturem com camada de negócios ou de serviços como alguns idiotas costumam fazer quando usam Delphi ou VB.

[]s
Luca[/quote]

Ou, calma cara… :shock:

Tá parecendo que algum fã do notNET te mordeu!Brincadeirinha hein?!
Aqui nós não temos este problema de separação de camadas, né galera?! :lol:

Agora, este Paulo que vc se referiu, foi eu?Se sim, valeu cara!Senão, manda assim mesmo… :lol:

Mas com todo nervosismo á parte, acho que vc está certo.Mas ainda acho que o Swing pode melhorar… :stuck_out_tongue:

A Paz!!

Olá

Paulo, nenhum nervosismo, nem imagino como encontrou algum na minha mensagem. Apenas enfatizei o óbvio porque ainda tem gente por aí que clica em botão para colocar na tela componentes que acessam diretamente o banco de dados. Se estou errado me desculpe.

O Conexão Java foi coordenado pelo Paulo Silveira, pensei que todos aqui soubessem disto.

[]s
Luca

[quote=“Luca”]Olá

Paulo, nenhum nervosismo, nem imagino como encontrou algum na minha mensagem. Apenas enfatizei o óbvio porque ainda tem gente por aí que clica em botão para colocar na tela componentes que acessam diretamente o banco de dados. Se estou errado me desculpe.

O Conexão Java foi coordenado pelo Paulo Silveira, pensei que todos aqui soubessem disto.

[]s
Luca[/quote]

Não, não…Pode ficar tranquilo que eu não uso estes botões(componentes) mágicos (a lá Micro$oft, vide data Biding). :smiley:
Sobre o conexão Java, infelizmente não deu pra mim ir não, nem saber detalhes, por motivos de distância.Então blz…

• Vcs tem algum material(site, tutorial, apostila etc) que dêem dicas de performance em Swing para nos fornecer?

A Paz!!

[quote=“Luca”]Olá

Paulo, nenhum nervosismo, nem imagino como encontrou algum na minha mensagem. Apenas enfatizei o óbvio porque ainda tem gente por aí que clica em botão para colocar na tela componentes que acessam diretamente o banco de dados. Se estou errado me desculpe.[/quote]

Errado sim Luca, mas em dizer que existe gente, não, não. Existe muita gente que faz isso, e ainda se diz desenvovledor.

]['s

A camada de apresentação, se tudo for muito bem feito, pode ser feito na tecnologia que você quiser: Swing, WinForms, Glade, C, HTML … O importante é sempre ter em mente separar as coisas direitinho.

Sobre Swing em si. Eu já bati muito na tecla de que Swing é uma das piores coisas que existem no J2SE. Não pela questão de performance, mas pela complexidade muito alta que você tem para fazer coisas muito simples. Muitas aplicações já deixaram de ser feitas em Swing devido à complexidade muito alta em se desenvolver sisteminhas dos mais bobos possíveis, como aqueles belos from-form-to-database-and-back-again. Swing tem uma arquitetura belíssima, toda orientadinha a objetos, separando camadas adequadamente, mas, às vezes, é poder demais. Você não tem como usar um “Swing no modo automático”, em que você simplesmente pode abdicar de todo o poder e flexibilidade em favor de simplicidade e velocidade de desenvolvimento. Neste aspecto, Swing (aliás, a JFC como um todo) é muito ruim.

Mas se você não estiver muito preocupado com isso e estiver a fim de aplicações realmente portáveis e com uma alta gama de recursos, então JFC é uma opção mais do que viável.

Outra coisa interessante é este lance todo tornar a lógica da aplicação distribuída, porém centralizada em um servidor de aplicações. (mas mais tarde eu edito isso e coloco aqui minha opinião a respeito).

A não ser que voce tenha algum framework que faça esse trabalhao para vc. É assim que eu penso, tudo é complexo, VB é complexo, só que existe uma coisinha chamada IDE que facilita tudo pra vc. As vezes nao precisa ser uma IDE, mas uma biblioteca que simplifique o seu uso. Assim, qqer um pode construit uma tela que acessa banco e que seja rapido.!.. Alguem que nao conhece JDBC, nem nada de acesso a abanco com java, pegar o Hibernate, consegue fazer funcionar sem mta complexidade :smiley: né ? Acho que deveria ( e deverá ) funcionar assim. Sempre vai ser assim. Nasce algo complicado e com o tempo vai se simplificando, até anscer outra coisa complicada…

Flw!

fazer o que né, nem tudo e perfeito

Olha uma aplicação Swing que acho rápida:

DbVisualizer 4.1: http://www.dbvis.com/products/dbvis/

A Paz!!

Anos depois…

mas e aí, as coisas mudaram???

Tive um contato breve mas bastante prazeroso com Java e gostaria de adotá-lo como minha linguagem, mas na facul vamos trabalhar com C#.
Tenho uma séria tendencia a não abandonar a GUI desktop, mesmo desenvolvendo para WEB (B2B, B2M), por achar que na prática esta modalidade de interface ainda vai ser utilizada por muito tempo, principalmente por micro e pequenas empresas, que são o meu foco atual.

Na opinião de vocês que estão no mercado Java, já posso considerá-lo páreo ao .NET na categoria Comercial Desktop?

Oi,

Uma questão ainda muito abordada nos tempo atuais por pessoas no meio da tecnologia é: Nossa! Você programa em Java? Excelente, java é linguagem do futuro!

Essa pergunta era feita a alguns anos atrás e continua até hoje.

Semana passada, alguém me fez essa pergunta (um de meus alunos, provavelmente). Respondi a ele: Não, Java não é futuro. Java é o Presente, o Agora e o Depois.
Essa pessoa ficou assutada…

Bom, posso dizer que desenvolver J2SE é excelente e que muitas empresas estão optando e migrando seus sistemas para JAVA.

Tchauzin!

Eu acho tranquilo desenvolver pra desktop em java, NUNCA vi problemas como tantos outros aqui ja viram.

No momento atual estou num projeto de um ERP feito todo em swing, mas sera feito em camadas as regras de negocio ficarao em um servidor web e serao feitas chamadas via http, depois mudar algumas interfaces pra web nao vai ser tao complicado.

Com relação ao C#, talvez se perca um pouco na produtividade, mas isto devido ao Drag and Drop do Visual Studio.

Em 2004 era terrível mesmo. Máquinas mais lentas, VM e Swing menos otimizados.
Hoje em dia, maravilha…

O Swing ainda é um pouco mais lento, mas muito mais flexível que a API básica do C#. Mas acho que a diferença de performance não pode ser usada como desculpa para impedir um desenvolvimento em desktop hoje em dia.