[quote]Em 2004 era terrível mesmo. Máquinas mais lentas, VM e Swing menos otimizados.
Hoje em dia, maravilha…
O Swing ainda é um pouco mais lento, mas muito mais flexível que a API básica do C#. Mas acho que a diferença de performance não pode ser usada como desculpa para impedir um desenvolvimento em desktop hoje em dia.[/quote]
Concordo com o Viny. Trabalhar com Java hoje esta excelente com relação a alguns anos atrás. E não vejo problema alguma desenvolver sistemas Desktop com ele.
[quote=ViniGodoy]Em 2004 era terrível mesmo. Máquinas mais lentas, VM e Swing menos otimizados.
Hoje em dia, maravilha…
O Swing ainda é um pouco mais lento, mas muito mais flexível que a API básica do C#. Mas acho que a diferença de performance não pode ser usada como desculpa para impedir um desenvolvimento em desktop hoje em dia.[/quote]
Não só o JSE, hoje está tudo de uma maneira geral bemm mais simples, em 2004 pra fazer o upload de um arquivo era um parto, hoje em dia chega a ser cômico.
Pois é, eu sou “viciado” em Swing, mas vc tocou no ponto fraco dela.Já fiz coisas muito boas, mas minha máquina é boa, e se for passar para uma “piorzinha” o bicho pega…Vcs conhecem algum caso de sucesso(Swing em aplicação Comercial)?
A Paz!![/quote]
O Netbeans é um caso de sucesso. O principal problema que vejo no swing é o fato de ele não ser threadsafe. Você precisa modelar muito bem a aplicação, com threads para aliviar o trabalho da interface(swing). A classe swingworker é uma ferramenta boa para isso.
Bom, obrigado pela atenção e pronta resposta de todos.
Vou bater a poeira do meu Deitel e das apostilas do Caelum (as gratuitas …) e meter a cara.
Aproveitando, vocês poderiam me indicar algum livro ou material, preferivelmente em Pt, sobre desenvolvimento de sistema Java Desktop e/ou Comercial? (não será ofensa se for bem básico, sem problemas)
Valew!!!
Essa fonte ae tem um ano já. Não sei se a Oracle tem a mesma visão.
É verdade … mas da para ter uma ideia do que a Sun queria fazer…
Eu acho legal os pontos levantados…
O Java 7 já está quase pronto, nem se a Oracle quisesse mudar, ela conseguiria a tempo. E por que prejudicaria um produto dela?
Gosto do Swing. Falta surgirem mais bibliotecas que o explorem melhor. O Visual Studio tem centenas de classes prontas, você consegue fazer de tudo com quase nenhuma codificação, sem precisar saber detalhes minuciosos de como funciona e por isso atrai não só os desenvolvedores mais avançados como também o pessoal mais leigo.
Falar que swing é lento em dias de i7, Quad e Dual core + máquinas e SO’s suportando 4GB+ RAM é complicado.
Me mostrem artigos científicos com testes pra falar que uma aplicação é lenta. O argumento que não é nativo foi argumento pra época dos PII MMX.
[quote=andre_mbm]Falar que swing é lento em dias de i7, Quad e Dual core + máquinas e SO’s suportando 4GB+ RAM é complicado.
Me mostrem artigos científicos com testes pra falar que uma aplicação é lenta. O argumento que não é nativo foi argumento pra época dos PII MMX.[/quote]
Pois é. Mas vai que o cliente quer comprar uns 50 micros e não quer pagar tão caro neles… Mesmo assim, acho que um Pentium hoje roda muito bem aplicações em Swing, se forem feitas de forma correta.
[quote=andre_mbm]Falar que swing é lento em dias de i7, Quad e Dual core + máquinas e SO’s suportando 4GB+ RAM é complicado.
Me mostrem artigos científicos com testes pra falar que uma aplicação é lenta. O argumento que não é nativo foi argumento pra época dos PII MMX.[/quote]
Me preocupa alguém recomendar esse tipo de máquina apenas pra rodar uma aplicação swing.
Esconder os fatos não ajuda me nada a plataforma, muito pelo contrário.
O swing é lento se você não souber usá-lo. Ele não é threadsafe. Isso quer dizer que qualquer thread que se crie, e que fará uma alteração na interface pode causar enormes problemas de sincronização. O SWT é um tollkit que usa o winforms, e é nativo do windows, dessa maneira ele roda lisinho no sistema.
É questão de codificação, mas o swing tem sim suas limitações. A melhor maneira de se perceber isso é usar dois toolkits distintos. Um exemplo com swt, ou gtk, e swing.
http://www.jguru.com/faq/view.jsp?EID=131370
http://java.sys-con.com/node/36264
Pensar em java como plataforma de desenvolvimento para máquinas com rios de memória não é uma solução adequada. Uma aplicação deve consumir o mínimo de recursos possíveis. Imagina uma aplicação java comendo 500mb da ram? Isso é o que um sistema operacional precisa para rodar hoje. Nem o netbeans consome isso.
[quote=marcosalex]O Java 7 já está quase pronto, nem se a Oracle quisesse mudar, ela conseguiria a tempo. E por que prejudicaria um produto dela?
Gosto do Swing. Falta surgirem mais bibliotecas que o explorem melhor. O Visual Studio tem centenas de classes prontas, você consegue fazer de tudo com quase nenhuma codificação, sem precisar saber detalhes minuciosos de como funciona e por isso atrai não só os desenvolvedores mais avançados como também o pessoal mais leigo. [/quote]
Estou me forçando a usar openjdk. Os novos recursos estão funcionando muito bem, e o novo gc deu uma bombada na performance do da jvm. Nem sei se vou utilizar a máquina da Oracle mais.
[quote=juliocbq]
Estou me forçando a usar openjdk. Os novos recursos estão funcionando muito bem, e o novo gc deu uma bombada na performance do da jvm. Nem sei se vou utilizar a máquina da Oracle mais.[/quote]
Pra Oracle tanto faz, o importante é que esteja usando sua plataforma.