Thingol e Lina,
consigo concordar(e discordar) ao mesmo tempo dos dois!
O problema de criar aplicações seguindo o velho MDI(em português:Interface de Múltiplos Documentos),
é que da ao usuário a chance de fazer muitas “cagadas” (como um problema que eu já tive, de uma InternalFrame ficar presa a uma thread sendo usada por outra e PARECER que foi destruída-Não, não foi problema meu de concorrencia, e sim de uma thread do swing malcomportada), dada a natureza limitada delas(como não ser modal é apenas um exemplo disso), e coisas como a ausência de uma interface “PAI” para JFrame e JInternalFrame para que um único handler de evento pudesse ouvir tanto um como outro.Isso dá diferenças de comportamento entre uma APP multi jframe e uma usando JDesktop, o o problema do glasspane é apenas um deles.Há algumas limitações no JLayeredPane(que o JDesktopPane extende), que no passado davam muitas dores de cabeça, principalmente para a mudança de camadas de transição de componentes.Preferia até que existisse uma Interface para customização.
Minha última grande aplicação swing foi uma app para análise de processo fiscal de IPTU, com cerca
de 115 campos usando JTabbedPane com 6 abas(usando JFormsLayout).Detalhe: os campos CONVERSAVAM entre si, entre eles 16 comboboxes que mudava em uma, alterava em outro campo um dado valor.Não houveram grandes problemas de concorrência, só pequenos problemas em relação a formatação e foco(lembre-se que são115 componentes interagindo entre si).
Minha próxima app será um monitor de performance de material para o setor elétrico, e pretendo usar a
mesma abordagem.Aposentei o uso de JDesktopFrame.Só uso para exemplos rápidos ou quando preciso mostrar algo que já tenho pronto aqui.
E pelo que eu ouvi Eclipse RCP é um tiro de 12 no saco(segundo 2 amigos meus que usaram).Quando dá problemas, são PROBLEMAS, mas nunca usei.Prefiro o método macho de pegar Byte na unha e montar tudo na mão com JForms layout ou miglayout.E me dá nos nervos aquele GroupLayout do NetBeans. :shock:
E respondendo a lina essa questão:
Não, não é.É apenas um dos swingcontainers,(como JPanel,JTextPane,JEditorPane, JSplitPane,JTabbedPane, JDesktopPane, JInternalFrame,JScrollPane,JViewport…tem mais?Não lembro…rsrs) que podem ser combinados entre si para produzirem uma app.