Java Desktop - Javascript - Google Maps

Bom dia pessoal!

A situação é a seguinte, estamos desenvolvento um gps aqui na empresa, para acompanhar alguns produtos, e meu trabalho é desenvolver um software (desktop ou web) que mostre no google maps um ponto dado pelo gps.
primeiro desenvolvi um server que recebe dados do gps através de uma porta do pc via conexão tcp multi thread, e esse server guarda tudo em um documento txt e exibe o que recebe em uma tela de log. (isso é o que uilizamos no momento para testar o gps)

o que estou fazendo:

Em desktop - Utilizando o Swingx-ws da Swing Labs consegui criar um mapa, no entanto não conecta no sever (nem no google e nem nos default da api), creio que pode ser por causa da rede.
Utilizando esse sistema seria mais facíl, pois eu integraria em um único sistema o server e o sistema de visualização do mapa.

Na web - Criei um javascript que mostra meu google maps e os pontos que quero, no entanto, em relação a isso gostaria de sujestões, pois estou pensando em fazer o seguinte para atualizar as coordenadas do mapa com os dados que o gps enviar: Pegar meu software server, e ao invez dele gravar os dados em um doc txt, gravar em um bando de dados mysql e o java scrip pegar as coordenadas dos mysql e atualizar o mapa. É trabalhoso, mas no meu ponto de vista creio que seja a forma mais facíl, pois java desktop estou dominado bem, pois faz tempo que trabalho com a linguagem, mas javascript comecei a ver a pouco tempo.

Gostaria de algumas idéias para terminar este sistema.

Desde já agradeço a todos.

Cara, pra fazer desktop vc teria q ter seus proprios mapas. Não tem como vc baixar os mapas do servidor do google maps. Voce disse que criou os mapas no desktop, a sua base vetorial é criada por um shapefile da api ?

Pela web , o que vc ta querendo fazer é muito mais facil e prático ja que o google ja te deu de presente os mapas. Javascript num é tao dificil que vc num consiga fazer a aplicação.

Num tem necessidade de criar um banco somente pra atualizar a coordenada, mas o que ficou obscuro é: se o gps ta no veiculo da empresa que ta na estrada, como vc vai pegar os dados e mandar pro seu pc dentro da empresa ?

E ai cara…

Sou desenvolvedor de uma empresa de rastreamento de veiculos, vou passar uma solucao que estou utilizando.

Eu recepo as coordendas e gravo no banco, no meu caso postgresql, gravo a data, latitude e longitude, assim tenho historico de toda a rota. Tambem utilizo swing, mas criei no server uma aplicacao web que possue um servlet que passo via parametro “get” a latitude e longitude, desta forma chamo a url passando a latitude e longitude q desejo plotar no mapa.

String url = "http://www.dominio.com.br/servletShowGoogle?latitude=-25.1111&longitude=-49.893838";
Desktop.getDesktop().browse(new URL(url).toURI()); //abre a url no browser default do OS.

Se precisar da servlet e do jsp que exibe o google posso te passar.

t+

O gps tem um modem GPRS que se conecta a internet, o gps cria um socket TCP em um IP e porta configuravéis, no caso o IP da máquina onde está o meu server que fica monitorando uma determinada porta.
Não sei se ficou claro, mas deu para intender?
Você sujere o que para capturar esses dados e atualizar a página?

Voce so tem 2 opcoes para pegar os dados gprs, via tcp ou udp, dai é de sua escolha. Tem que ver tambem se o equipamento q vc utiliza aceita conexao udp.

VDB,
Prendo não utilizar o browser do OS, se você poder me passar o servlet e o JSP agradeceria muito, com é a primeira vez que tento fazer algo do tipo falta um pouco de prática e experiência.
Meu email é rvargas@digicon.com.br.

Valeu galera pela ajuda.

A conexão que utilizo é TCP, que já está funcionado corretamente.

Se voce nao pretende utilizar o browser do OS, como pretende exibir o google maps ?

Desculpa, axo que me expressei mal, se for uma aplicação desktop não quero utilizar o browser.

Pela web, a idéia é a seguinte, pode acesar o map de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de executar um software pelo pc, e pelo que entendi, o browser abre após a execução de uma aplicação.

VDB,

mas o seu mapa só atualiza quando você abre o browser ou ele fica atualizando constantemente enquanto você estiver com o browser aberto?

No meu caso eu tenho aplicacao desktop que é instalada via Java Web Start e tambem tenho aplicacao web, dai vai do gosto de cada cliente, os que preferem web tem as posicoes em um grid e podem plotalas no mapa, os que utilizam desktop tambem tem a mesma opcao, a forma que o desktop chama o mapa se eh atravez de um servlet isso para eles não importa.

Porque voce nao pretende chamar o mapa do google do desktop via servlet, já que todos possuem algum browser instalado ?

Via servlet eu ainda não tinha cogitado essa hipótese, se fosse atravez de uma aplicação java desktop eu não queria, mas servlet, posso tentar… :lol:
De qualquer forma, vou seguir seus métodos, quem sabe consigo resolver meu problema. :smiley:

Meus prezedos,

É um prazer participar. Esta é minha primeira mensagem.

Bom, procurando no google achei este tópico.

Sou programador PHP+MYSQL e uso o básico do básico do java, mas nada que me desanime em aprender esta poderosa ferramenta.

Meu objetivo é:

Tenho um mapa do meu bairro. No caso eu gostaria de guardar em meu mysql as coordenadas de cada rua, etc; Quando eu digitar uma rua ele mostrar no mapa a rua e pelo número da casa ir para próximo. Sei que é bem trabalhoso, mas teríamos uma equipe só para este cadastro.

Porém o mapa seria nosso, onde poderíamos editar. Isso facilita pois na cidade não existe internet banda larga e usar o google maps poderia não ficar rápido. Ahh, o acesso seria via rede local apenas.

Enfim, minha dúvida era de como seria este cenário, como eu poderia ter o mapa, ligar com as coordenadas, etc.

Agradeço a ajuda de todos.