Java desktop que BD?

olá pessoal
estou fazendo um projeto como trabalho pra faculdade que é um software para uma clinica de nutrição
e estou confuso de qual BD melhor usar e como funciona essa ligação
pelo que estava pensando até agora estou entre sqlserver e mysql mas nao tenho nem certeza se eles servem para aplicações desktop
alguem poderia me dar uma orientação, dica ou breve explicação para poder saber o que pesquisar
lembrando que meu tempo é curto e tem que ser algo o mais simples possivel

agradeço a atenção

houvi dizer que o postgres é bom…

:stuck_out_tongue:

postgres, não irá se arrepender

trabalho com ele e oracle, mas prefiro o oracle…

mysql serve para desktop sim

e algum desses citados é facil de usar como no sqlserver?
digo sem ser por aquela tela preta irritante(algo mais visual)

ia usar sqlserver mas ta dando muito problema pra instala aqui no meu win7

MySQL. Tem a interface mais simples (você pode gerenciar da maneira que quiser, pelas próprias ferramentas do mysql, pelo phpmyadmin, pelo sqlfront, etc).
É leve, fácil de se manipular e tem suporte total e tanto via JDBC quanto pelo Hibernate 3.

Eu gosto de trabalhar com o Firebird. Além de você carregar suas tabelas em um arquivo FDB (Firebird Data Base), suas ferramentas como o GBack para backup/restore são excepcionais, rápidas e práticas. Sem falar que este SGBD é livre e rápido. E nas novas versões você pode usar campos do tipo VARCHAR2, que são muito superiores ao VARCHAR com relação à alocação de espaço.

Como drsmachado falou Mysql é muito bom e simples, alem da perfeita integracao com Hibernate… pode usar o sqlFront que é um programa para gerencia-lo… entre outros.
Só uso ele.