olá pessoal
estou fazendo um projeto como trabalho pra faculdade que é um software para uma clinica de nutrição
e estou confuso de qual BD melhor usar e como funciona essa ligação
pelo que estava pensando até agora estou entre sqlserver e mysql mas nao tenho nem certeza se eles servem para aplicações desktop
alguem poderia me dar uma orientação, dica ou breve explicação para poder saber o que pesquisar
lembrando que meu tempo é curto e tem que ser algo o mais simples possivel
MySQL. Tem a interface mais simples (você pode gerenciar da maneira que quiser, pelas próprias ferramentas do mysql, pelo phpmyadmin, pelo sqlfront, etc).
É leve, fácil de se manipular e tem suporte total e tanto via JDBC quanto pelo Hibernate 3.
Eu gosto de trabalhar com o Firebird. Além de você carregar suas tabelas em um arquivo FDB (Firebird Data Base), suas ferramentas como o GBack para backup/restore são excepcionais, rápidas e práticas. Sem falar que este SGBD é livre e rápido. E nas novas versões você pode usar campos do tipo VARCHAR2, que são muito superiores ao VARCHAR com relação à alocação de espaço.
Como drsmachado falou Mysql é muito bom e simples, alem da perfeita integracao com Hibernate… pode usar o sqlFront que é um programa para gerencia-lo… entre outros.
Só uso ele.