Java Desktop -> Web

Ola pessoal,

Jah trabalho com Java a algum tempo, mas particularmente nunca programei para Java Web. Noentato, recentemente surgiu o interesse de migrar uma aplicao java desktop para web, entao a minha duvida.
O que muda na estrutura de uma aplicacao desktop para uma web?
Eh soh uma questao de interface grafica?
No meu caso, eu utilizo a biblioteca Swing, por qual devo tocar?

Obrigado pela atencao!

OI,

Basicamente o que muda é a interface gráfica. Isso se na sua aplicação desktop você soube separar as responsabilidades. Os models (do MVC) serão os mesmos.

Quanto à interface gráfica na WEB, você tem x opções

O famoso e potente trio: Html, CSS e JS(com suas bibliotecas)
Uso dos frameworks: Richfaces, IceFaces, etc.
Uso do flash: Flex

E assim por adiante.

[size=9]PS.
Por favor não dicutem qual interface gráfica para WEB é melhor, senão… agente já sabe…[/size]

Essa apostila é um bom começo.
http://blog.caelum.com.br/2009/02/18/apostila-reformulada-fj-21-java-para-desenvolvimento-web/

Muda a forma de acesso pois sua aplicação vai estar on-line, muda a arquitetura (levando em consideração que você não esteja utilizando MVC, senão você apenas precisa modificar a View), você ganhar alguns recursos do browser, recursos do servidor, e muitas outras coisas que você vai perceber!

Agora quanto a frameworks! Vão lhe surgir muitas dúvidas, pois são várias combinações, tudo vai do que você precisa, ou seja, a sua necessidade!

Existem até mesmo frameworks que você pode programar com SWT para web.

Cara, realmente eu acho interessante, mas tenho mais gosto por Java Desktop do que por Java WEB.