Java deve se tornar OPEN SOURCE?

Oi

Pessoal, olhem que tema cheio de polêmica. O que vcs acham:?: :?:

Deem suas opiniões.

T+

Nem tudo deve ser OPen…na boa!!

Imagina a zona que pode virar

“Ha meu programa num roda porque???”
“Vc ta usando o JSDKLPTX versão 3.8 ???”
:cry:

Vai perder o padrão .seila, vão ter 300 versões de Java 8O

Eu acho que deveria mudar para OpenSource, pois praticamente ja é hoje OpenSource…

Vamos pensar um pouco, o java éuma Especificação feita por uma comunidade toda, muitos ajudam em seu desenvolvimento, enviando bugs, prováveis soluções, porém nem tudo o que é sugerido é implementado, o que é feito é digamos “julgado” por um equipe que decide o que deve ser implementado e como deve ficar, e que está deixando uma versão única do Java sem modificar nada, o que pode ser feito de fora, é a “confecção” de packages, o que hoje em dia já é feito, porém todos que usam esses packages qeu não está na API padrão sabem as consequencias que ocasionam, e sabem que sempre terão que adicionar essas lib e coisas do genero. Assim como é feito no Linux hoje, o Kernel é totalmente padronizado, o que ocorre são “versões” diferentes de layout, e programas, porém internamente é a mesma coisa que acontece, algumas distribuições habilitam alguns módulos que acham mais importantes que outras, e é basicamente isso que ocorre. Muitos criticam por não poderem usar um programa feito pra linux em todas as distribuições, porém, acontece praticamente o mesmo com o Windows, pois hoje em dia torna-se dificil encontrar um programa que rode em um SO diferente de 2000/XP, porque? pois tem praticamente o mesmo kernel, e esses programas são modificados para cada versão onde tem uma que funciona melhor.

Mas deixando o Linux de lado, apesar que como um todo isso bate de frente com ele, o Java hoje em dia é uma comunidade muito mais bem organizada, pois iniciou-se de uma iniciativa privada que acabou dando certo, (ainda bem) o bom disso tudo, é que agora ele ja tem toda uma estrutura e pode se sustentar em suas bases ja firmemente formadas… o que poderia não ocorrer se tivesse começado meio que ao acaso como foi o linux, que só agora está ganhando uma grande estabilidade, e verdadeira competitividade.

Bom, num sei se consegui expressar bem minhas idéias mas qqr coisa valtaremos a comentar por aqui!

Até mais, e comentem creio que só ganharemos com mais infomações.

JUJO, entendo sua visão.Claro que tudo tem seu lado bom e ruim.Um ótimo exemplo que vc deu foi o linux.Bom pense bem eu sou uma produtora de jogos , vou vender meu produto(jogo), qual o sistema operacional que irei fazer o game rodar???Ruindow claro, não só porque ele está em 95% das maquinas, mas porque tem um padrão e acabou.O linux como iriam ser feito, para qual???

È a mesma coisa do Java, assim como vc pode usar pacotes de 3° e tudo mais que vc citou, tá ai , vc pode usar ou não, agora a linguagem em si, ficar com 975 versões diferentes…não sei não!!!

O pessoal pode ajudar, a comunidade é forte, mas acho que deve ter um padrão…sei lá é mais ou menos isso.

[quote=“FelipeSS_2”]JUJO, entendo sua visão.Claro que tudo tem seu lado bom e ruim.Um ótimo exemplo que vc deu foi o linux.Bom pense bem eu sou uma produtora de jogos , vou vender meu produto(jogo), qual o sistema operacional que irei fazer o game rodar???Ruindow claro, não só porque ele está em 95% das maquinas, mas porque tem um padrão e acabou.O linux como iriam ser feito, para qual???

È a mesma coisa do Java, assim como vc pode usar pacotes de 3° e tudo mais que vc citou, tá ai , vc pode usar ou não, agora a linguagem em si, ficar com 975 versões diferentes…não sei não!!!

O pessoal pode ajudar, a comunidade é forte, mas acho que deve ter um padrão…sei lá é mais ou menos isso.[/quote]

tbem penso assim…
votem ae galera!!! e comentem se tiver algo + a dizer

Tentei votar 3 vezes… e não consegui =[ …

Mas a minha opinião é a mesma do FelipeSS_2

Acho um saco … principalmente pq todos no começo ficam em duvida em saber qual versão escolher… adcionar bibliotecas aos códigos… é o de menos… acho eu… o problema é quando vc tentar rodar numa plataforma… e mesmo colocando as bibliotecas certas ele não rode, por seguir padrões de outra versão do open source…

tenho até uma dúvida… abrir o código não traria problemas de segurança para os programas??? deixando assim os códigos a mostra a forma de compilar a mostra… e podendo assim roubar o source de outras pessoas??

já ouvi falar de um descompilador java… o q acho sacanagem… mas é isso ai… sou contra… porém não consegui votar aidna…

favor alguem me dizer c este tal descompilador existe… transformando .class em .java

Another-X, aqui na sessão de downloads do PJ vc encontra alguns! …enquanto a minha opnião, estou com o Felipe tb, sei la cara… nao to muito ligado nisso, mas acho q por tras da coisa toda (e olha q a coisa é grande!) tem q ter alguem pra gerenciar isso tudo e por ordem na casa… quem é esse? a Sun.

[]'s

Não sou a favor não. Tenho medo que com essa abertura de fontes, a qualidade do Java caia. Pensem bem, A SUN cuida muito bem do projeto e distribui de GRATIS. O JAVA é A TECNOLOGIA. Agente não pode correr o risco de diminuir a credibilidade e a qualidade dela.
Minha opnião é :

Que continue GRATIS, mas não fonte aberto.

eu sou contra… primeiro pq vai ficar mais dificil pros iniciantes, vai ficar q nem em C, to comecando a pouco tem po em C e qndo fui achar um compilador, fiquei meio perdido em qual usar e onde achar… e tb teria variacoes na linguagem como o FelipeSS_2 citou… e como azevedomt disse, a sun ah esta cuidando bem do projeto… pra q deixar open source???
essa eh minha opniao, vlw

Oi

Pessoal, eu abri o posto e ainda nem dei a minha opinião.

Eu sou um defensor do OPEN SOURCE, mas tb sei não é pq é OPEN SOURCE que é o bom ou, como no Java, se se tornar OPEN SOURCE ficará melhor. Pode ser que a qualidade não caia, talvez alguns bons programadores tenham idéias tão revolucionárias e sejam tão competentes que consigam melhorar ainda mais a Tecnologia que defendemos, mas por outro lado, talvez a grande maioria dos casos, serão tentivas frustradas de uma ou outra personalização e o crescente acúmulo de versões, distribuições e etc.

Eu tb não sou a favor, mas tb não sou radical, se um dia alguém me provar que essa mudança tem fundamentos e que vale a pena eu poderei com toda a certeza, mudar a minha opinião, até pq eu não quero que a Tecnologia piore.

T+ :joia:

Não sou corporativista mas temos que adimitir, A Sun fez e esta fazendo um ótimo trabalho com o Java. Também não conseguiria sem a participação de grandes parceiros que incluem outras grandes empresas (ORACLE, IBM,…) e também comunidades open-source (APACHE,…).

A gerência e a liderança são essenciais em processos de transformação como vem acontecendo com o Java desde 1995, e a comunidade open-source tem se mostrado um tanto imatura neste quesito.

Já vivemos em uma avalanche de informação, a cada segundo novas soluções são apontadas, tecnologias são modificadas, criadas, atualizadas e defasadas. A comunidade open-source possui muitas divergências, e o que é pior poucas vezes chegam em um ponto comum. E no final o que temos é um monte de produto, que fazem quase sempre a mesma coisa. Ex: BSD.

Não acho que Java precise ser Open Source, pq como ja foi bem dito, imagine a confusão que vai ser, uma monte de versões e talz!
O bom de Java é que temos o JCP, qualquer um pode opinar/ajudar lá, um “local centralizado onde tudo é feito”; seria horrível tem uma Versão de Java para Mac e se eu prograsse na feita pela Sun teria de me acostumar com um monte de pequenas mudanças.É como o SQL, acho que provavelmente ja virão como é chata e confusa aquela versão usada o Access, mas a versão o riginal da linguagem é ótima!

Finalizando, concordo que nem tudo precisa ser Open Source, pois nada é pago em Java, nada é segredo e ninguém ta ficando rico ou "escravizando"o mercado como o Windows!!

Bom pessoal,

Como eu sou o único que acha que deveria ser OS, vou comentar um pouco mais…

Conforme alguns falram, o que pode acontecer é a mudança de versões no Java, ou despadroniza-lo… Bom vejamos, todos pensam assim, vcs acham que alguém iria despadroniza-lo??? Bom, eu não consigo imaginar empresas, ou grupos, o quem quer qeu seja fazendo uma nova versão do Java, não consigo abstrair como aconteceria isso… Bom, tomemos como exemplo o linux, ele por si só é padronizadíssimo, e com uma qualidade imensa, o que é feito são distribuições que não mudam ele, soh dão mais valores para alguns módulos do kernel que para outros, mas o kernel está lá intacto, e padronizado…

Bom, outros falaram que poderia diminuir a segurança do Java, pois tendo o código aberto muitos achariam mais falhas, quanto a essa questão, vejam o linux, falhas são achadas ateh facilmente por que seu código é aberto, porém são corrigidas muito mais rapidamente, o que ajuda muito, e acho que seria isso que aconteceria com o Java. Bom, outra questão levantada foi a de “descompilação” porém hoje já existe isso, e não vejo o que poderia piorar… bom é claro que seria mias facil um pouco descompilá-los, mas também será muito mais facil achar cons Obfuscators, que tornariam isso mais dificil como já é feito hoje em dia…

Outra questão ainda, é na organização do Java, ou quem vai padronizar isso… bom novamente o linux entra para nos como um ótimo exemplo, pq apenas é feito alterações que forem sujeridas e aprovadas por uma comissão, assim como deve ser feito hoje no java, seus desenvolvedores, propoem algo, é analizado, é apontado possíveis erros e melhras, e depois disso eh implementado ou descartado… e esse grupo qeu padroniza a especificação Java, hoje em dia, é composta por várias pessoas da mesma forma como seria feita depois… é claro qeu poderia acontecer de as pessoas qeu hoje estão muito mais envolvidas com isso, poderem sair do projeto, por não mais serem pagas para isso… mas não creio… outro aspécto que trouxeram a tona, foi o JCP, que nada mais é do que o que aconteceria com o Open Source, pois muitos dos erros relatados la, vem de usuários e tudo mais… o que praticamente o torna Open Source… ao menos tem ideologias disso… o que é bem diferente do .Net, que não sei qeu conhece, porém eu posso falar, qeu não é nem um pouco bom de programar com aquilo… para vcs terem uma idéia um método que retornava o tipo Bool, precisava de um type Cast (bool) para poder funcionar… sinceramente… não entendi aquilo… e muitas outras coisas… nas quais eles dizem que torna-se muito fácil de programar… porém eu num achei ateh hoje facilidade maior que o Java oferece…

bom… acho que escrevi um pouco demais… porém comentem, minhas opiniões critiquem e tudo mais, creio qeu ficará mais interessante essa discussão!

Até mais pessoal!

Buenas, vejamos, o foco de todas as perguntas, para min, é a depadronização do Java.

Afinal, q q isto nos traria, pensem um pouco. Hj se eu quero programa para J2ME, em celular Nokia, usuria as API’s da plataforma e deu, agora, se a Nokia tivesse certas caractéristicas únicas, ela teria uma API própria para trabalhar com essas características em seus aparelhos. Agora, se a Nokia pudesse mexer no Java, provavelmente iria mudar certas coisas, crinado suas própria linguagem que teria recursos para tratar destas características.

Entaum como ja disse antes sobre o SQL, teremos várias versões de Java, com características siferentes, imagine como sera programar assim, um monte de detalhes!!

Agora, pf, eu acho q posso estar falando pura asneira, por isso, me corrigam se estiver errado, e masi aodna, comentem o que eu disse, pq as mudanças sãum poucas, mas de grão em grão a galinah enche o papo

…e outra, alguem ja reclamou do fato do java não ser aberto fora a IBM? Não q eu saiba… nunca vi discução nenhuma sobre isso antes, pq ao meu ver estão todos satisfeitos em como é agora! Do contrario não teria uma comunidade tão grande …e, alguem sabe quais são os motivos da IBM? …alguem le a tal carta publica q enviaram pra Sun e posta ai! :slight_smile:

O FelipeSS_2 disse tudo galera OPEN é joia mas nem tudo imaginem a galera mexendo nas classes que possuem metodos finais e as alterando para public, a classe String iria virar uma zona, RMI e Sockets então, to fora hem …

Ola Matheus, bem desde que eu comecei a trabalhar com Java (2000) já escuto este assunto rolando nos bastidores, o que acontece é que nunca foi defentido por um empresa grande como a IBM, é por isso que veio a tona toda essa polêmica.

Com todo certeza a IBM tem grande interesse em desvincular o Java da Sun, a campanha IBM Linux esta crescendo e eles estão mudando o foco para padrões abertos (na minha opinião certinho), mas se avaliarmos a IBM somente colocou “fé” no linux, depois que ele se tornou uma plataforma coorporativa e madura e a mesma coisa acontece com o Java.

Não sou nenhum especialista empresarial, mas vejo um certo protecionismo do pessoal da IBM, talvez porque eles estão investindo muito em uma coisa que “não pertence a eles”.

[quote=“cafeJava”]Ola Matheus, bem desde que eu comecei a trabalhar com Java (2000) já escuto este assunto rolando nos bastidores, o que acontece é que nunca foi defentido por um empresa grande como a IBM, é por isso que veio a tona toda essa polêmica.

Com todo certeza a IBM tem grande interesse em desvincular o Java da Sun, a campanha IBM Linux esta crescendo e eles estão mudando o foco para padrões abertos (na minha opinião certinho), mas se avaliarmos a IBM somente colocou “fé” no linux, depois que ele se tornou uma plataforma coorporativa e madura e a mesma coisa acontece com o Java.

Não sou nenhum especialista empresarial, mas vejo um certo protecionismo do pessoal da IBM, talvez porque eles estão investindo muito em uma coisa que “não pertence a eles”.[/quote]

Exato é questão de interesse pessoal da IBM.A iBM concentra tudo de muito bom que uma empresa pode ter e coisas ruins(Vc sabiam que a IBM fez um “Computador” para Hittler para fazer contagens de judeus em 1943)
Bom acho que os Argumentos do JUJO são válidos , mas creio que não se aplica no caso do java

Oi

Pessoal, deem uma olhada no trecho abaixo

[i]Infelizmente, garantir a compatibilidade de tecnologias básicas de infraestrutura não é uma caracterisitica fácil de se conseguir em um ambiente Open Source.

Alguns já estão gritando: como não, e o Linux? Bem, além do fato de existirem diversas incompatibilidades entre sistemas Linux (no flames please), o Linux é um caso especial nesse ambiente. Antes do Linux, existiu o Unix, que gerou uma enorme base instalada, grandes quantidades de software, compiladores, etc. Não só isso, gerou também um ambiente de troca de informações e código que inclusive permitiu o nascimento do próprio movimento Open Source. Em cima dessa base, quem quisesse desenvolver o Linux (ou qualquer outro Unix) precisava ser compatível, e isso foi o que tornou possivel a existência do Linux (um software básico de infraestrutura) como projeto Open Source. Ainda assim, para garantir a compatibilidade do ambiente, existem hoje apenas 3 ou 4 programadores no mundo inteiro que podem efetivamente fazer “commit” no código do Kernel do Linux. [/i]

Bom, ele foi retirado de um artigo do Bruno Souza, para ler a opinião dele acessem:

http://www.javaman.com.br/artigos/JavaOpenSource.html

T+

Bom, só comentando o caso que o Merlin falou sobre o J2ME(hahaha num podia perder essa)…

Bom o J2ME hoje em dia na versão 1.0 não é muito “forte” digamos assim, pois tem muitas coisas que vc num pode fazer para celulares… e como vc disse no caso da nokia, ela já tem um “sdk” próprio dela, para desenvolvimento de jogos, para eu vc possa usar recursos como som, vibração do celular e outras coisas… ou seja, já existe isso… mas pq existe isso?? porque o MIDP ainda está na 1.0, qer dizer ja existe a 2.0 mas são poucos celulares qeu vem com essas implementações…

Bom, quanto ao lance financeiro, também acredito que o interesse da IBM seja comercial mesmo, porque ninguem nesse mundo toma parte em algo que não seja por dinheiro, ainda mais empresas grandes como IBM, ainda mais que é contra a SUN uma empresa beeeem rival dela…

Quanto ao computador que ela fez para o hittler, o que ela fez foi apenas ganhar dinheiro, aproveitar oportunidades de trabalho, por acaso acha que o hitller fez o que fez pq teve ajuda do computador?! creio que não… mas tbm num vem ao caso… e se for ver existe tantas outras “historinhas bizarras” envolvendo a IBM…

Bom, nesse aspecto eu tive que concordar com vcs… realmente é um lance financeiro isso ai, por que o Java leva o nome da SUN muito alto…

Até pessoal!