JAVA - Dúvida sobre Combobox

5 respostas
L

Olá pessoal. Eu to fazendo um sistema dae então eu tenho meus campos para digitar e talzs. E quando eu finalizo vou em cadastrar e cadastra tudo certinho no banco do jeito que eu quero.

Só que eu fiz uma outra tela, e nessa tela eu criei um combobox que recebe dados da minha tabela no banco de dados. Porém eu queria cadastrar esse item que apareceu no combobox em outra tabela, só que não sei como fazer isso para combobox. so sei fazer para jTextField. Vejam meu código:

public void cadastrarAluno(){ //metodo para cadastrar

String sql = "Insert into aluno (nome,matricula,curso,cpf,telefone) values (?,?,?,?,?)"; //instrução de inserção do BD

try 
           {
pst = conecta.prepareStatement (sql);

pst.setString(1,txtNome.getText());

pst.setString(2, txtMatricula.getText());

pst.setString(3,txtCurso.getText());  //  Quero utilizar os dados do combobox para jogar em outra tabela.

pst.setString(4,txtCpf.getText());

pst.setString(5,txtTelefone.getText());
pst.execute();
JOptionPane.showMessageDialog(null,Cadastro com sucesso!, Cadastro com sucesso,JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);

listarAluno(); // método necessário para atualizar a tabela.

}
catch(SQLException error)
	{

JOptionPane.showMessageDialog(null,error);

}

}

Os comandos SQL para inserção e tudo mais eu tenho, só que não sei enviar dados do comboBox para o banco de dados. Deixei comentado acima o campo que to precisando. Obrigada a atenção de todos

5 Respostas

Jubinha

Boa noite, Luciana1.
Só reafirme uma coisa sobre este campo Curso na tabela de Aluno : Curso é um campo texto ou id de outra tabela ??

L

no banco de dados esse campo Curso esta relacionado a minha tabela no banco de dados chamdo cursos pelo atributo nome. A combobox já aparece todos os cursos do banco. Só queria mesmo capturar porque deve ser um jeito diferente desse que estou usando para capturar jtextfield

L

Ja consegui aqui. Obrigada pela ajuda

Jubinha

Por nda. :+1:
Como vc resolveu a pendência ?

L

É porque jTextField se usa getText. No combobox usa getSelected. Era essa dúvida boba ^^

Criado 20 de maio de 2016
Ultima resposta 21 de mai. de 2016
Respostas 5
Participantes 2