A plataforma Java é muito versátil, porém essa versatilidade tem um lado ruim que é a perda do foco. Tenho acompanhado isso ao longo dos anos na evolução desta plataforma que trabalhamos e vejo que muita gente se perde, reinventa coisas que já existem com o unico objetivo de ter o seu proprio ao invés de tentar melhorar aquilo que já existe.
Querem exemplo melhor disto que os frameworks MVC?
Um belo dia acharam que seria bom aplicar os padrões GOf em um framework versionado e reutilizavel, com isso criou-se o Struts, que não tenho certeza se foi o primeiro mas com certeza o mais abrangente e adotado framework mvc java web do planeta. FOi um sucesso, sua adoção foi muito rapida e logo já viamos Struts para todo lado. Mas o struts não poderia endereçar todos os requisitos de layout e padronização necessária, havia muito mais a ser feito. E assim ele evoluiu, novos frameworks e apis foram adicionadas para melhora-lo, então o pessoal começou a se preocupar mais com a persistencia antes disso ou ao mesmo tempo veio o Hibernate, outro grande sucesso que fez com que Oracle e cia criassem o famoso Toplink o qual eu utilizei em produção de grandes projetos com absoluto sucesso e satisfação. Embora dbas odeiem o conceito de framework ORM eu nao posso culpa-los, pois realmente parece uma reinvenção da roda que els já conhecem muito bem. 
Mas sem querer discutir frameworks estabelecidos como JSF, hibernate, Spring, Struts e outros que já são de conhecimento da comunidade. Mas tem coisas que não tem razão de ser. Seriam muito bons para teses academicas e trabalhos de projeto final mas agora usar um framework que pouca gente conhece, pouca gente mesmo tipo um Struts 2 em um projeto pra valer? Pra que este risco? Trabalho com JSF desde 2006 usei em projetos com sucesso vou me arriscar nessa bomba que não conheço ninguem trabalhando a nao ser uma meia duzia fanatica por publicações como java magazine e cia? Sério mesmo, tem coisas que estão muito acima destas bobagens, não deveriamos perder tempo com isto e sim em resolver o problema do cliente. Com certeza não será usando frameworks exóticos que conseguiremos isso.
Por favor chega de reinventar a roda ela já está redonda o suficiente.