Java e AS400

7 respostas
J

Galera …
Alguém aqui roda java no AS400 ? veja, não estou querendo saber de aplicações client-server que acessam AS400, mas sim que rodam no AS400 e são acessadas via terminal/emulador …

estou com dificuldade para compilar e rodar as aplicações …

se alguém usar isso por favor posta msg aqui …

7 Respostas

guariba

Cara, vc usa java em modo texto? Aqui ainda tenho um monte de terminais vt100 (HP-UX) rodando aplicativos C++ que eu adoraria portar pra Java. Os aplicativos possuem interface com o usuário? O que vc está usando??

J

Assim … eu estou estudando ainda … mas pelo que li no help “AS400 Information Center” você pode desenvolver os dois tipos de aplicação Java (texto e GUIs) para serem acessadas a partir de clientes que estejam emulando o AS400 …

Existe um porém: para que as aplicações gráficas funcionem nos clientes que estão emulando o AS400 é preciso setar no classpath destes dispositivos um conjunto de classes, localizadas em um arquivo .jar, que fica no AS400 (acho que é Remote AWT o nome) … no caso dos clientes serem workstations blz … não sei se é o seu caso, pq com terminais “burros” não funcionaria né … Já aplicações texto acho que funcionaria tanto com clientes PCs como terminais “burros”

falow

Kleber

PessoALL

Eu estou atualmente em projeto usando Java dentro do AS400.
Na verdade a nossa equipe equipe está sendo pioneira (pelo menos nesse cliente) a desenvolver programa Java dentro do AS400. Conversei com várias pessoas, mas todo mundo com quem eu conversa, eles trabalhavam com aplicações que acessam externamente o AS400(através de um servidor externo que acessa dados do as400). Tirando nós só mais uma equipe (das pessoas que eu entrei em contato) trabalham com Java dentro do AS400.

Bom no começo foi dificil, pois eu só tinha feito deploy de aplicações em Windows e linux, e a arquitetura do AS400 e totalmente diferente.
Bom o sistema que estou desenvolvemdo é em batch (ou seja baseado em console mesmo tipo c, c++, cobol). O pessoal (o cliente) ficou admirado com o desempenho da aplicação (nós usamos RMI) que deu um show, chegando perto, muito perto de aplicações nativas feitas em cobol.

Neste primeiro projeto não trabalhamos com J2EE, mas dentro do as400 tem o Websphere, e provavelmente em projeto futuros estaremos desvendando o mundo as400 agora com J2EE.

J

Kleber, como vc compila sua aplicação ?

Eu tentei entrar no programa : wrklnk e depois em QSH (um tipo de shell do AS400) … mas quando compilo (javac minhaclasse.java) nada acontece … será que esse QSH não está corretamente configurado ?

Existe outra forma de compilar ?

Kleber

Caro jctorelli

Eu uso exatamente isso para compilar minhas aplicações. Para você saber se o seu AS400 está configurado para Java, digite o seguinte comando: java -version.

Se aparecer a versão do Java, significa que está tudo bem. Se não, vc tem que configurar o classpath e path.

J

está configurado sim …
o problema é que qualquer comando que eu digito no terminal QSH Command Entry é ignorado não sei … ao invés dele continuar no QSH e mostrar o resultado do comando ele volta pra tela anterior, como se eu tivesse dado um F12

Kleber

Opa ! Será que estamos falando do mesmo shell ?

Bom para eu entrar no shell (emulador de linux) eu digito strqsh, dai eu entro em emulador do linux, onde eu posso dar alguns comando como por exemplo: cd, mkdir, ls etc. A partir dai eu uso o java como se fosse o linux (é até mesmo parecido com o prompt do DOS).

Para eu sair do emular eu clico em F3.

Criado 10 de janeiro de 2003
Ultima resposta 14 de jan. de 2003
Respostas 7
Participantes 3