Acho que não fui compreendido…
Eu sei que existem N ferramentas / banco de dados free para serem usados com o Java, mas minha pergunta é a seguinte:
Supondo que eu não vá usar nenhuma outra ferramenta ou banco de dados externo, ou qualquer outro software para criar/manipular banco de dados e interagir com o JAVA.
A pergunta é:
Usando somente as classes que vêm com o JDK (J2SE), é possível criar um sistema de banco de dados com todos os features (inclusão, edição, remoção, consulta via sql, impressão de relatórios) ???
Obs: FAZER ISSO SOMENTE USANDO AS CLASSES que acompanham o J2SE 1.5 ou superior, tipo
a não ser que você use outras ferramentas, tais como o hsqldb e o derby, que são puramente em java e não precisam de nenhum servidor de banco de dados (se trabalhar em modo standalone). Você também pode utilizar o Prevayler que é um sistema diferente de persistência de dados.
Existe um banco de dados bem interessante chamado HSQLDB.
Certamente você já ouviu falar dele, ele simplesmente foi todo feito em 100% puro Java. Então é a prova viva que com apenas o Java é capaz também de criar um banco de dados, mesmo ele não sendo dos mais avançados.