Java e Banco de dados ?!? Qual usar ?!?

15 respostas
H

E ae irmandade :cool:

Tenho o seguinte problema e gostaria da opinião da comunidade …

Estou querendo fazer um curso de banco de dados … já sei um pouco de SQL mas agora quero fazer um curso e aprender mesmo …

Na opinião de vcs, qual seria melhor : SQL ou Oracle :?:

Qual é mais fácil de aprender, qual é o mais procurado no mercado, qual é o mais confiável … Gostaria q cada um justificasse sua resposta para que eu tenha argumentos concretos na hora de escolher.

Obrigado :wink:

Márcio

15 Respostas

D

Nao tenho muita experiencia, mas os dois sistemas de bancos de dados que mais me atrairam foram o Oracle e o PostgreSQL. Sem duvida, este ultimo vem se tornando uma otima opcao quando necessitamos de um bom SGBDOR gratuito.

F

O mysql é muito bom tb. Mais fácil de configurar e de trabalhar que o postgreeSQL.

Quanto ao fato de usar Oracle ou SQL, bem deixe-me te ajudar em alguns conceitos:
ORACLE = SGBD que usa a linguagem SQL.
SQL = Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada.
É possível usar SQL em todas as bases de dados (Inclusive bases ODBC).

A nível de mercado, um certificado (ou conhecimento apenas) ORACLE é muito requisitado. Pq se vc sabe trabalhar em ORACLE vc sabe qualquer banco.

Porém os cursos ORACLE se dividem em partes:

ORACLE DBA - Administrador de Bancos ORACLE.
Este curso ensina apenas como usar um banco oracle em sua totalidade.
Basicamente SQL.

ORACLE DEVELOPER - Desenvolvedor Oracle
Este curso além de ensinar a usar, ensina a criar bancos ORACLE. Além disso ensina a usar a linguagem PL/SQL (linguagem procedural da ORACLE) para desenvolver aplicações a partir do banco. Vc tb pode aprender Forms e Reports, que são duas ferramentas para ajudar na criação de formulários e de relatórios de dados.

PostgreeSQL e MySql são gratuitos. ORACLE é proprietário(pago).
Existem muito material na internet sobre os SGBD’s gratuitos.
Acho que 1º vc deve aprender a desenvolver suas máximas capacidades nestes SGBD’s para depois partir pra um curso ORACLE.

Ok!!! :wink: :wink: :wink:

R

ORACLE, eu nunca usei, mas sempre ouvi falar que ele á bem melhor…

D

“feliperod”:
O mysql é muito bom tb. Mais fácil de configurar e de trabalhar que o postgreeSQL…

O MySQL também é muito bom, mas o problema dele está relacionado a integridade referencial, por isso acho melhor o PostgreSQL. Além de que o PostgreSQL possui mais funcionalidades que o MySQL.

R

Realmente, o PostgreSQL é muito bom e é gratuito…

R

Trabalho ha 3 anos com o MySql e nunca tive nenhum tipo de problema com ele, aguenta uma carga alta, com 200 usuarios simultâneos, o postgre eu não conheço mas já ouvi falar que é muito bom, enquanto ao Oracle e o SQL, o Oracle tem muito mercado, apesar do seu custo que é muito alto.

F

“dok”:
“feliperod”:
O mysql é muito bom tb. Mais fácil de configurar e de trabalhar que o postgreeSQL…

O MySQL também é muito bom, mas o problema dele está relacionado a integridade referencial, por isso acho melhor o PostgreSQL. Além de que o PostgreSQL possui mais funcionalidades que o MySQL.

Concordo com vc dok… porém
me mostre como configurar o postgreeSQL no windows.

PostgreeSQL no windows é igual nota de R$ 100,00:
Eu sei que existe, mas nunca vi.

:wink: :wink: :wink:

D

Eu utilizo o PostgreSQL no Windows e funciona muito bem. Em versões mais antigas, você tem que utilizar o Cygwin para poder rodar o PostgreSQL, e já está em versão beta o PostgreSQL nativo em Windows.

F

Não seria a versão 8.beta não, né?

Pq eu tentei confirgurar essa versão no meu WinXP e não consegui. Fiz tudo certo, mas não consegui fazer rodar o banco.

Tem algumas dicas de como configurar isso?

D

Eu tentei instalar versão do PostgreSQL 8 beta 1 e não deu certo também, mas na versão beta 2 funcionou perfeitamente.

Experimente baixar esta versão e seguindo as instruções. Depois de instalado reinicie o computador.

Obs.: o PostgreSQL 8 não funciona em sistema de arquivos FAT, terá que ser NTFS.

F

Ah…

então é isso.

Mas se eu converter minhas unidades Fat32 para NTFS será que o meu SlackWare vai continuar reconhecendo?

pq posso usar o partition Magica para fazer isso sem formatar.

R

se vc fazer isso sem destruir os dados…

S

Hein?

Será q vocês sabem o que é integridade referencial?

E qual o problema do mysql quanto a isso? 8O

F

Eu não vejo problemas no Mysql. Porém sei que i PostgreeSql é muito melhor na prática. Tem muito mais recursos. e oferece maior segurança de dados. Porém somente a pouco tem po está sendo possível sua utilização no windows, sem ter que fazer gambiarras.

Mas o Mysql é muito bom. Eu uso em projetos menores.

D

Avisando ao colega spier que quem escreveu a seguinte mensagem

… mas o problema dele está relacionado a integridade referencial, por isso acho melhor o PostgreSQL.
foi dok, e não feliperod

O problema está no fato de que quando utilizado integridade referencial no MySQL ocorre uma perda de performance grande.

Também avisando o nosso colega que nós sabemos muito bem o que é isto (integridade referencial). Pelo visto você nem postar corretamente uma mensagem você sabe. :mad: :arrg:

Criado 21 de outubro de 2004
Ultima resposta 24 de out. de 2004
Respostas 15
Participantes 7