Olá, estou querendo tirar certificação java e tb DB2… queria a opinião de pessoas mais experientes com isto, pois pretendo partir pra DB2 antes (aproveitando um curso q vai ter barato na minha faculdade). Gostaria de saber mesmo é se não vou perder tempo e dinheiro fazendo as 2 certificações e se o DB2, ou eu trabalho na IBM ou eu n faço nada com o certificado, ou se tem campo. Já comprei o livro da certificação java e td mais… Obrigado.
Java e DB2
5 Respostas
É bom sim tirar certificação de DB2 porque acho que há um pouco de falta de tais profissionais no mercado. (É bom também aprender z/OS porque o DB2 normalmente é usado em “alta plataforma”). Alguns bancos, como o Bradesco, usam DB2 para processar suas transações.
O Santander também. Falo por que já trabalhei bastante para eles.
Aliás, é difícil uma instituição financeira não utilizar DB2.
Hmm, bom saber, pois eu estava meio por fora do campo dele.
Porém, são clientes da IBM? pois a IBM com outsourcing, os DBAs seriam da IBM do mesmo jeito, mesmo outras instituições utilizando, seriam em sua maioria clientes da IBM, ou tem outras que utilizam por conta própria (apenas pagando uma licença do DB2 e não contratando o outsourcing da IBM)?
Não sei bem - no Bradesco acho que o pessoal de mainframe é da G&P ou da Procwork, entre outras. Por que é que você está mencionando explicitamente “IBM”?
ou tem outras que utilizam por conta própria (apenas pagando uma licença do DB2 e não contratando o outsourcing da IBM)?Há varias empresas que utilizam SOA,BPM, etc. usam aplicativos da IBM sem estar atreladas ao fabricante(=IBM) e, não esquecendo que o DB2-Express C 9.5 é Free. Vc. pode acessar o site baixar o material e posteriormente prestar os exames, se sua Universidade/Faculdade tiver parceria -
IBM Academic Initiative - dai a situação é mais fácil ainda.
http://www-304.ibm.com/jct09002c/university/scholars/academicinitiative/
http://www.ibm.com/developerworks/wikis/display/DB2/DB2+on+Campus+videos
http://publib.boulder.ibm.com/infocenter/db2luw/v9/index.jsp
http://mysite.verizon.net/Graeme_Birchall/id1.html
http://www.databasejournal.com/features/db2/
http://www.ibm.com/developerworks/wikis/display/DB2/FREE+Book-+Getting+Started+with+DB2+Express-C
http://www.ibmdatabasemag.com/ ( vc. pode solicitar a edição via correio)
http://www-01.ibm.com/software/data/db2/express/students_programs.html?S_TACT=none&S_CMP=none&S_TACT=none&S_CMP=none#univ_program
.