Galera, desculpa a pergunta de n00b, mas até agora não me perguntava isso, porém veio a questão:
Eu posso criar um programa em java sendo .exe? Ou a unica forma de criar um “executavel” em java é a extensão .jar?
Se tiver como o .exe, por favor me expliquem como faço isso…
Não, pelo que sei não dá para criar arqivos com extensão executável em Java. Pode até ser que haja programas para isso, mas em Java não dá.
Isso mataria uma das principais características do Java, que é ser multiplataforma.
Se conseguir fazer um executável em Java com alguns desses recursos acima mencionados pelo colega aí, tente rodar em outro sistema operacional. Por exemplo, se gerou o código .exe em Rwindows, tente executar o arquivo em Linux.
Já com o .jar o problema não existe, uma aplicação feita em Rwindows roda em Linux, basta ter configurado a máquina virtual java no SO.
alucardeck
Tsunami:
Galera, desculpa a pergunta de n00b, mas até agora não me perguntava isso, porém veio a questão:
Eu posso criar um programa em java sendo .exe? Ou a unica forma de criar um “executavel” em java é a extensão .jar?
Se tiver como o .exe, por favor me expliquem como faço isso…
(obs: tenho Eclipse e NetBeans…)
Desde já agradeço a atenção dispensada!
vc pode criar um arquivo .EXE / .BAT que executa um comando em prompt que faz rodar a sua .JAR…
eu faço assim para deixar o programa mais “apresentavel” para leigos… e funciona
KWill
Poxa, outro tópico de gente querendo gerar “exe” com Java…, e como de costume, continuo a indicar o GCJ para tal, ainda que fique bem mais complicado usar o GCJ para compilar código Java e que o binário compilado tenda a ficar gigante. Veja por aí sobre GCJ.
Inté.
Tsunami1
Valeu pelas respostas!!!
Eu realmente não tinha pensado na parte de “quebrar o propósito de multiplataforma”.
rmarin
Utilizar .bat pra inciar aplicações no windows é muito tosco, temos que admitir que fica horrível, além de manter o prompt aberto.
Se você quer manter a compatibilidade, crie um .sh para sistemas linux based, e um executável para windows. Geralmente eu uso o lauch4j, é fácil de integrar com o ant e com o maven, e tem uma série de coisinhas, é possível adicionar um ícone, deixar bem bonitinho. :thumbup: