Java e Flex, tem futuro?

Bom dia pessoal,

Estou começando a estudar a tecnologia Flex e tenho gostado bastante da integração que ela oferece com Java, dando a oportunidade para construir aplicações bem interessantes. Gostaria de saber se alguém já trabalhou em algum projeto grande envolvendo essas duas tecnologias e se Flex tem chance de ser usado em grande escala no mercado. Tenho pouca experiência em desenvolvimento e queria saber a opinião de quem já está há um bom tempo no mercado.

Trabalho em uma empresa especializada em desenvolvimento RIA com grande proeficiencia em Flex e com muitos projetos utilizando essa dobradinha ( Flex + Java ).

Atualmente estou lotado em uma das maiores empresas do Brasil desenvolvendo com essas tecnologias em um projeto de grandes proporcoes.

E muito dificil saber pra onde o mercado vai e se ele vai aceitar isso ou aquilo. Eu acho que o mercado RIA tem grandes chances de se tornar uma realidade seja ele com Flex, SilverLight ou JavaFX

Sinceramente o padrão de desenvolvimento de aplicações Web em HTML tende a ser substituído por algo mais rico, componentes.

O HTML não foi criado para o propósito de aplicações.

Se eu tivesse que fazer uma aposta, faria em Flex, pois a Adobe leva uma grande vantagem, além de possuir um Arsenal de guerra para imagens vetores, como Ilustrator, FreeHand -comprado da Macromedia, Flash, para movies…

Não é somente a linguagem que importa, como ActionScript, por exemplo e sim todo o aparato em volta para criar aplicações sofisticadas, com nível profissional.

Estamos entrando numa nova era, Apple voltando a mostrar ousadia em Design de interfaces, Vista, copiando o modelo… Acredito que o bom gosto e aplicações que realmente tenham um grau de sofisticação e facilidade de uso, vão atrair usuários .

Como kenobi disse, acredito que a tendência da aplicações RIA irá aumentar a cada dia, mas acredito que o HTML difecilmente será substituido, felizmente as coisas estão melhorando, tente fazer sincroniza de componentes a 2, 3 anos atrás, ajax?? Antes era quase raro achar algo relativo, hoje temos até frameworks que trabalham totalmente em código java e você não escreve nenhum , a tendência é ficar mais fácil, felizmente.

Tenho exatamente o mesmo ponto de vista do Kenobi, mesmo com essa onda de ajax e coisa e tal, tão logo a web2 for tomando espaço na TI tanto html, javascript e css vão sumir do mapa(eu realmente espero isso) e dar lugar para tecnologias mais ricas.

Felizmente a onda do momento é simplificar o que temos, ta ai o RoR que não nos deixa mentir. Certamente vai sobrar para o velho amigo HTML também.

eu sou um grande entusiasta de RIA, mas ouço falar faz uns 2-3 anos de Flex (eu uso até) e ainda continua a mesma coisa :frowning:

Na bem da verdade.
Eu não sou tão entusiasta tanto com o Flex quanto JavaFX(acho que silverlight entra nessa).

Acredito que serão os pioneiros, mas com isso engrenando darão lugar a tecnologias mais avançadas.

É um mercado que ainda esta sendo estudado, certamente sofrerá mudanças de modo a necessidade.

Acho que tem futuro vc estudar as interfaces ricas e bem detalhadas sob ponto de vista de se especializar em como programa-las e não em ser expert na tecnologia. Assim se o futuro não for Flex e sim algo como ABAPscript, vc sabe os conceitos e demorará pouco para aprender a nova tecnologia. :wink: