Java É free?

Alguém pode me esclarecer esta dúvida, afinal JAVA É REALMENTE FREE ??

Oi

Está pergunta pode ter várias respostas…

Java é free sim…Mas o que é Free? o Compilador que a SUN faz, que é o J2SDK…Se vc quiser uma coisa totalmente Free, use este compilador com alguma IDE tb free, pode ser o Eclipse, o JCreatorFree, ou VI do Linux…

Mas vc tb pode pagar pra usar Java, aí Java não é mais Free…Isso se vc quiser usar IDEs como o JBuilder…

T+

Qual o procedimento legal para vender um aplicativo em JAVA ??

Olá,

todo o código desenvolvido por vc(ou sua empresa) pode ser vendido sem qq burocracia. Vc não precisa pagar nada para a Sun.

ps. Muitas ferramentas em Java são disponibilizadas sobre licensa GPL. Estes vc pode vender junto de seu sistema tbm mas, precisa manter os autores

quando a Sun desenvolveu o J2SDK, ela disponibilizou gratuitamente aos desenvolvedores…eh logico, que se vc usar, por ex, o JBuilder…tem que pagar pra usar o JBuilder…mas o compilador mesmo, ou seja, o kit de desenvolvimento da Sun é totalmente free!!

ate mais…

Este post é antigo. Mas hoje parece que java já não é tão free quanto todos pensavam

Não, continua free.

Não disse que não é free - disse que não é muito free

Estive lendo o processo feito pela oracle no caso google vs oracle.
Mesmo sendo um profissional, não tenho ainda um parecer.

Mas acho que não é uma dificuldade só minha. :slight_smile:

Na minha opinião deveria ter um órgão governamental superior
para determinar e padronizar licenças e não permitir que cada empresa faça a sua.

Yap.

[quote=sixrock6]Não disse que não é free - disse que não é muito free

Estive lendo o processo feito pela oracle no caso google vs oracle.
Mesmo sendo um profissional, não tenho ainda um parecer.

Mas acho que não é uma dificuldade só minha. :slight_smile:

Na minha opinião deveria ter um órgão governamental superior
para determinar e padronizar licenças e não permitir que cada empresa faça a sua.
[/quote]

Na verdade, o Java é Free, e não livre.
E creio que esse argumento não valha no caso desse tópico, pois se perguntava sobre produzir aplicações Java, e não uma VM inteira.

A Sun nunca deu a alguém o direito de recriar uma VM com alterações. Isso criaria alguma coisa que parece Java, mas não é.
Foi o que houve com a Microsoft, muito antes da Oracle. E a MS foi proibida de continuar distribuindo a MSVM, após a versão 1.1.

O caso é realmente complicado, e não tem nada a ver com a discussão que corria nesse tópico.