Java e Google

Bom pessoal, estava pesquisando sobre o FrameWork GWT e ví, que a gigante Google adota o Java como sua linguagem de desenvolvimento de seus produtos, daí sempre vejo algum desenvolvedor de outras linguagens falando que o Java vai acabar…

Ta aí mais um estimulo para continuarmos com o Java, sendo que a gigante Google a usa.

Quanto a “empresas grandes usarem linguagem X” ser uma garantia de que a “linguagem X” seja usada daqui a 10 anos… Quem se lembra da famigerada linguagem TFM (usada no Unibanco?) Não consigo nem achar direito o TFM no Google agora para mostrar o que é a tal linguagem TFM. (Dica: não é uma distribuição do Linux, não é uma versão do Windows PowerShell, não é “Treinamento Físico Militar” e não é um formato de fontes do TeX.)

Não fiquem animados só porque o Google tem um grande investimento no Java.

Um exemplo melhor seria o da IBM, que tem uma grande linha de produtos que depende do Java.

O Google usa o Java assim como usa Python, C, C++, Javascript entre outras.

Não vejo isso como um indicador para se usar Java ou não. Prefiro observar o mercado para chegar nessa conclusão.

abs

Java forever kkk

O pessoal parece que ainda está encanado por causa dos comentários de que o java está morrendo… Tenho algumas considerações sobre isso:

1º - Java não desaparece tão cedo… Mesmo que novos projetos não mais sejam criados utilizando java, ainda existirão milhões de projetos que ainda utilizarão java por muito tempo;
2º - Mesmo que a linguagem java morra, a plataforma ainda terá uma vida muito longa com novas linguagens que utilizam a máquina virtual (pelo menos eu acho);
3º - E se java realmente morrer, vamos utilizar outra linguagem ou plataforma 8)

ta bom, o Google vai usar clipper, e o unibanco é uma empresa de tecnologia, e a escolha que ela fez com essa tal TFM só indica que como o “ÓTIMO” serviço de atendimento nos caixas, estão compativeis com sua equipe tecnológica.

Mas acho que empresas grandes de “tecnologia” adotarem uma linguagem, acho isso um bom indicador de escolha a mesma.

Como já falaram, o Google usa n linguagens. Agora tem até a linguagem nova deles, o Go.
Mas uma coisa que eu acho importante ressaltar é que na maior parte das vezes a gente não tem nem idéia de quantas linguagens diferentes eles estão usando em casa produto deles.
Essas frameworks Java open source eu acredito que eles disponibilizam em parte porque Java tem o maior market share, então se eles querem ficar (mais) famosos na comunidade, tem que disponibilizar coisas em Java mesmo.
Um exemplo é o appengine, que inicialmente suportava apenas Python, mas aí tanto pediram que passaram a suportar Java também.
Então o Google usar é mais conseqüência do que motivo para alguém usar Java.

[quote=thingol]Quanto a “empresas grandes usarem linguagem X” ser uma garantia de que a “linguagem X” seja usada daqui a 10 anos… Quem se lembra da famigerada linguagem TFM (usada no Unibanco?) Não consigo nem achar direito o TFM no Google agora para mostrar o que é a tal linguagem TFM. (Dica: não é uma distribuição do Linux, não é uma versão do Windows PowerShell, não é “Treinamento Físico Militar” e não é um formato de fontes do TeX.)

Não fiquem animados só porque o Google tem um grande investimento no Java.

Um exemplo melhor seria o da IBM, que tem uma grande linha de produtos que depende do Java. [/quote]

pow nem tenho o que acrescentar, realmente o thingol abordou todos os pontos em poucas linhas. Nao há empresas que investe tanto no Java em todas as areas que a IBM.
Mas, isso nao quer dizer que a tecnologia nao pode morrer, ela está bem no mercado nos ultimos anos e vem realmente agitando, mas nada impede que outra tome seu lugar, porem isso nao acontece da noite para o dia. Quanto tempo levou para o java se destacar assim? E quando ele nao era famoso, era aquele menino pobre da periferia quem estava no auge? E ainda continua?

flw!

Todas as tecnologia que eu resolvo estudar, seja por força profissional ou gosto pessoal, morrem ou diminuem drásticamente seu mercado. Como exemplo, superbase(nem o site entra mais), Delphi, Vb 6 e outras… em 2007 resolvi começar a estudar sério java e somente o ano passado comecei a trabalhar com ele…Por enquanto está sendo ótimo por causa de todo legado de conhecimento e boas práticas por trás. Mas to começando a achar que ou eu sou uma zica ou demoro demais para perceber as tendencias de mercado.

Para uma liguagem morrer só se for essa tal de TFM do thingol. Porque grandes linguagens duram por décadas e décadas, temos varios exemplos por ae. Isso acontece pelos simples fato de a linguagem atender o requisto. Só estamos usando java hoje porque não é muito facil fazer um sistema web com C hehe.

Acredito que não teremos novas liguagens até a proxima geração de computadores.

flw ai moçada.

Corrigindo: Acredito que não teremos novas GRANDES liguagens até a proxima geração de computadores.