Java e javac + path e classpath?

8 respostas
D

Ola pessoal , estou com uma dúvida…simples…

instalei o j2sdk1.4.0…

mas nao consigo executar (“java , e javac”) , sem especificar o caminho no …tenho que colocar isso no path , ou no classpath???qual a diferençca entre os dois…???

Obrigado!

8 Respostas

Bani

Seria bom você ler o tutorial de instalação do Java disponível aqui no GUJ.
De qualquer forma, no PATH você coloca o caminho dos executáveis que o seu sistema operacional precisa achar (o caso do java e javac) e no CLASSPATH você coloca o caminho das classes que a JVM vai utilizar (o ponto representando o diretório corrente, libs, etc).

L

Olá!

Na maioria dos casos (win) hehe…

Adicione ao path: ;c:j2sdk1.4.1_02in (lembre que 1.4.1_02 é o caminho do JDK que eu instalei, vc precisa substituir pelo seu…)

e o Classpath: c:j2sdk1.4.1_02jrelib;. (deve haver este ponto no final para que as classes do diretório atual sejam verificadas também…)

Conforme conselho da Bani, dê uma olhada no tutorial pq eh bastante interessante.

falow!

:wink:

Bani

O diretório lib não é necessário colocar no classpath, é algo meio “automático” ele pegar as classes de lá.
E eu particularmente prefiro colocar o . no início do classpath, não no fim, mas ele vai achar de qualquer forma…

D

mas eu preciso especificar

c:j2sdk1.4.4injava.exe e c:j2sdk1.4.4injavac.exe ou nao precisa , basta colocar c:j2sdk1.4.4in ???

Digo isso porque quando coloco so c:j2sdk1.4.4in , as vezes o comando java funciona , e o javac nao funciona…ou seja preciso especificar o caminho na linha de comando…mas isso acaba sendo sempre para um so…o outro funciona…(digo java ou javac )…ou vice versa…

L

Não é necessário epecificar os executáveis.

Deveria funcionar ok somente indicando o caminho…

onde vc definiu a variável classpath?

qual SO está usando?

falow!

:lol:

D

Cara meu path esta asism o::

%SystemRoot%system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%System32Wbem;%D:Javaj2sdk1.4.0in;%D:Javaj2sdk1.4.0jrelib;%D:JavaTomcat 4.1commonlib;

Eu digito “java” e ele reconhece…mas eu digito “javac” ele nao reconhece…alguma coisa de errado esta acontecendo…!!

L

Duque,

estive olhando, por acaso o classpath está sem as barra invertidas?

pq tem que ser assim

c:j2sdk1.4.1_02jrelib;.

dá uma olhada e me fala…

não sei se é o HTML que tá escondendo as barras, mas por via das dúvidas…

D

[b]Cara , as barras estao padrao windows…e os paths de acordo como eu mandei…

porque sera que um funciona(java) e o outro nao(javac)???

Abraço![/b]

Criado 22 de maio de 2003
Ultima resposta 26 de mai. de 2003
Respostas 8
Participantes 3