Ola pessoal , estou com uma dúvida…simples…
instalei o j2sdk1.4.0…
mas nao consigo executar (“java , e javac”) , sem especificar o caminho no …tenho que colocar isso no path , ou no classpath???qual a diferençca entre os dois…???
Obrigado!
Ola pessoal , estou com uma dúvida…simples…
instalei o j2sdk1.4.0…
mas nao consigo executar (“java , e javac”) , sem especificar o caminho no …tenho que colocar isso no path , ou no classpath???qual a diferençca entre os dois…???
Obrigado!
Seria bom você ler o tutorial de instalação do Java disponível aqui no GUJ.
De qualquer forma, no PATH você coloca o caminho dos executáveis que o seu sistema operacional precisa achar (o caso do java e javac) e no CLASSPATH você coloca o caminho das classes que a JVM vai utilizar (o ponto representando o diretório corrente, libs, etc).
Olá!
Na maioria dos casos (win) hehe…
Adicione ao path: ;c:j2sdk1.4.1_02in (lembre que 1.4.1_02 é o caminho do JDK que eu instalei, vc precisa substituir pelo seu…)
e o Classpath: c:j2sdk1.4.1_02jrelib;. (deve haver este ponto no final para que as classes do diretório atual sejam verificadas também…)
Conforme conselho da Bani, dê uma olhada no tutorial pq eh bastante interessante.
falow!

O diretório lib não é necessário colocar no classpath, é algo meio “automático” ele pegar as classes de lá.
E eu particularmente prefiro colocar o . no início do classpath, não no fim, mas ele vai achar de qualquer forma…
mas eu preciso especificar
c:j2sdk1.4.4injava.exe e c:j2sdk1.4.4injavac.exe ou nao precisa , basta colocar c:j2sdk1.4.4in ???
Digo isso porque quando coloco so c:j2sdk1.4.4in , as vezes o comando java funciona , e o javac nao funciona…ou seja preciso especificar o caminho na linha de comando…mas isso acaba sendo sempre para um so…o outro funciona…(digo java ou javac )…ou vice versa…
Não é necessário epecificar os executáveis.
Deveria funcionar ok somente indicando o caminho…
onde vc definiu a variável classpath?
qual SO está usando?
falow!
:lol:
Cara meu path esta asism o::
%SystemRoot%system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%System32Wbem;%D:Javaj2sdk1.4.0in;%D:Javaj2sdk1.4.0jrelib;%D:JavaTomcat 4.1commonlib;
Eu digito “java” e ele reconhece…mas eu digito “javac” ele nao reconhece…alguma coisa de errado esta acontecendo…!!
Duque,
estive olhando, por acaso o classpath está sem as barra invertidas?
pq tem que ser assim
c:j2sdk1.4.1_02jrelib;.
dá uma olhada e me fala…
não sei se é o HTML que tá escondendo as barras, mas por via das dúvidas…
[b]Cara , as barras estao padrao windows…e os paths de acordo como eu mandei…
porque sera que um funciona(java) e o outro nao(javac)???
Abraço![/b]