Eu trabalho em uma empresa em que sou uma espécie de “multi-uso”. Aqui, onde estou atualmente, já dei suporte na rede, configurei uns servidores Windows, trabalhei com MySQL, fiz páginas com JavaScript e CSS, e desenvolvi com VB, e o último projeto que me envolvi foi uma aplicação desktop em Java, onde usei Swing, design patterns, DAO’s para DB’s (com Hibernate) e Prevayler, dentre outros.
A coisa é a seguinte. Eu estudo Java há um pouco mais de um ano, mas não trabalho formalmente com ele ainda. Estou me preparando para a certificação de programador sozinho, pelo livro da Kathy, e espero prestar a prova até fevereiro/março de 2005. O que eu queria saber é se só com a certificação é possível conseguir um emprego em Java, já que ainda não trabalho com a linguagem. Outro ponto a se observar é que não tenho faculdade.
Continuando, recentemente me apareceu uma oportunidade de fazer um curso de programador Java, que parece ser muito bom, em uma escola conceituada. Vocês acham que no meu caso, que não tenho facul, seria melhor a certificação ou um curso como esses? Não poderia ser os dois, pois meu bolso e tempo não permitiriam.
E aí, o que vc’s acham? Será que dá para conseguir alguma coisa só com a certificação, ou seria melhor um curso como o que descrevi acima?
[quote=aborges]Nao sou muito a favor de facul, porem faz muuuuuita diferenca qd NAO se tem!
Eh o tipo do negocio q se diz: “Vc nao fez mais do q a obrigação”…
Para trabalhar em empresas grandes, principalmente se vc quiser ser CLT, faça a faculdade… Vai ser muuuuito importante na sua carreira![/quote]
Olha, eu só não vou levar isso como uma ofensa, pq vc não me conhece. Eu não tenho facul não por falta de vontade, pelo contrário. Mas sim por falta de cascalho… só pra vc ter uma idéia, o que eu ganho daria para pagar uma faculdade de informática, mas só isso. Eu teria que deixar de comer, pagar aluguel, comprar de vez em quando umas roupinhas… etc. Ah!, e nem adianta perguntar se não tenho pais, pq moro em SP sozinho desde que eles se mudaram para o interior, há alguns anos. E, é claro, eles não podem ajudar, senão eu já teria pedido ajuda.
E outra, eu perguntei se vc’s acham que eu teria chances de conseguir algo em Java, e não se tenho que fazer uma facul ou não.
O que acontece é que hj em dia, fica dificil sem ter uma faculdade…é complicado os problemas que vc disse que tem e muitos brasileiros tem tb, mas, hoje em dia educação é tudo! Acho que vc deeve investir em um curso universitario, pois mesmo não sendo ele que vai abrir todas as portas, é a base, a sua estrutura para as certificações e sucesso profissional…hj em dia ainda tem esse lance de quem não tem facul se dar bem…mas por ex, aqui onde eu trabalho, quem não tem facul ganha menos do que quem tem…acredito que, daqui um tempo, mesmo o cara tendo altos conhecimentos tecnicos ele vai precisar ter uma faculdade da area…é como o curandeiro e o médico entende?! o curandeiro sabe pelas suas experiencias e tal…o medico sabe pq estudou pra fazer aquilo…tá certo que alguns medicos matam por ae por nao saber fazer direito , mas o que eu quero dizer é que nossa profissão ainda é assim pq nada a regulamenta…ou seja, hj ainda temos “o curandeiro e o médico” fazendo a mesma coisa, sem essa de que o “curandeiro” não tem preparo…hj em dia, nossa profissão ainda é “avacalhada” pq nada regulamenta nada…qq um pode ser qq coisa no mundo da informática, basta saber e pronto…se fosse assim, chefe indigena iria ter mega complexos na cidade “grande”, “clinicando” 24 horas por dia!
É isso que eu penso… Na verdade, a minha estratégia é tirar a certificação no primeiro semestra de 2005, e começar a facul no segundo semestre… Pq talvez se eu tirar a certificação antes eu possa conseguir alguma coisinha pra ganhar mais e ajudaria a pagar a facul…
Universidade, infelizmente, é um mal necessário. Muitas vezes ela não vai agregar nada ao seu perfil profissional, algumas vezes ela vai ajudar a direcionar a sua atuação no mercado de trabalho, mas, independente de tudo, uma coisa que eu percebi e que ninguém avisa, é que você é responsável pelo seu futuro acadêmico, porque os professores, sejam eles de universidades públicas ou particulares, não estão dando a MÍNIMA para os alunos (falo isso por experiência que eu tenho com a USP de São Carlos). Ou seja, se você for fazer uma universidade (e recomendo que faça, nem que seja para ganhar um diploma e poder usufruir de cela especial se você for preso), tenha isso em mente: você vai determinar a qualidade do curso que você for fazer.
Só complementando, deiferente do DanielQO, eu acredito que há possibilidade ainda maior de se conseguir mais espaço no mercado de trabalho, principalmente se você for atrás de novas idéias e de professores que tem vontade de fazer algo, até pq é através deles que podemos conseguir créditose financiamentos do FINEP e CNPQ.
Eu tenho um exemplo que posso citar. Na faculdade onde estudo, um colega meu bolou um projeto envolvendo tecnologia móvel, submeteu o projeto para o FINEP e acabou ganhando um financiamento não reembolsável(é aquele financiamento que você não precisa devolver o dinheiro apenas prestar conta no que foi gasto) de 80K, montou a empresa de cara fechou bons projetos.
Então, eu acredito que, se você tiver força de vontade para aprender dentro da faculdade, da mesma forma, que muitos tem qdo se trata de certificação e conhecimento de uma nova tecnologia, você será um futuro vencedor.
Certificações também são sempre bem vindas, sei que muitos falam que também a mesma não comprova qualidade do desenvolvedor, mas isso cabe ao próprio, provar que a certificação que ele possui, realmente valeu a pena.
Quem faz o curso é o aluno…eu mesmo, me decidi pela área que iria atuar devido a meu interesse pela ESOFT…no ultimo ano!
E como vc disse…faça uma faculdade…sabemos que existem dificuldades, sabemos que não é facil…é dificil, cansativo, penoso, no entanto, como conseguiremos ter uma profissão “oficialmente” se não tivermos uma formação profissional “oficial”?!
então, final do ano que vem chega a minha hora de prestar facul…
eu penso que nos primeiros eu vou ver tudo coisa que eu ja vi…
aff… vai ser um saco ter que ficar assistindo aulas de algoritmos tudo de novo…
o ruim é que eu vou ter que me esforçar muito para passar numa faculdade publica… estudo o dia inteiro e ano que vem só terei uma tarde livre… fora isso talvez começe a trabalhar como monitor ( passei pra segunda fase da seleção) de PD… aí serão mais 15 horas de trabalho…
quero ver eu arrumar tempo para facul, vou acabar jogando a facul para 2007/2008… :roll:
mas fazer o q, tem que fazer… não sinto o minimo de vontade de competir com 40 C/V deseperadamente pra aprender coisas que eu ja sei, pelo menos no inicio do curso… ou desembolsar 800 reais por mês… mas tenho noção de que eu serei um merda se não ter faculdade… posso até manjar 1000X mais java do que um cara que sai da facul por ter experiencia e ter trabalhado no periodo em que ele esteve estudando, mas só pq o cara sabe fazer um compilador em C e eu não, ele ganhara bem mais…
fica aí um desabafo… para o sistema que avalia uma pessoa pelo que ela parece que sabe, não pelo que ela realmente sabe…
Me explica isso???Como eh a forma de projeto e seleção(é tipo concurso?)???Vc tem dados/links sobre isso?Com uns 40K-50K+ um insano eu monto um projeto muuito interessante…
Não tenha medo da competição,ela lhe fará mais forte.Nem sempre em 40 c/v´s tem o q a empresa necesita.Jah pensou se ao invés de competir com 40 c/v´s vc tivesse q competir com o cv?Prepare-se para isso.
No mercado normal,provavelmente sim.Agora vem aquela mardita pergunta:vc tem QI?
Realmente o sistema é cruel, mas vc estaria disposto a ralar mais(e se arriscar) por exemplo,para trabalhar como freela(e acumular experiência)?
Vc quer seguir o curso normal?Trabalhar em empresa comum,ganhando 2-3k ao mês?
Gostaria de abrir uma empresa de programação?
Defina,antes de tudo, um caminho(pois existem vários a serem seguidos),uma prioridade,algo a alcançar(uma meta).A partir daí,vc pode conjecturar quem são seus concorrentes.
só pra esclarecer uma coisa. Talvez vc’s estejam achando que eu não quero fazer uma faculdade… isso não é verdade. Pelo contrário, eu quero e mto. A questão, como disse no início, é que não é fácil desembolsar uma quantia de R$600 / 800 por mês ganhando o que eu ganho… posso tentar uma pública, mas tenho que fazer uma facul em 2005, seja ela pública ou paga. Então, se eu precisar fazer uma paga, a minha estratégia era justamente fazer a certificação e tentar algo na área. Mas se não der tb, fazer o que. De uma forma ou de outra eu vou fazer a facul, seja com ou sem FIES, com ou sem bolsa, pública ou paga, enfim.
Me explica isso???Como eh a forma de projeto e seleção(é tipo concurso?)???Vc tem dados/links sobre isso?Com uns 40K-50K+ um insano eu monto um projeto muuito interessante…[/quote]
Carinha, entra no site da FINEP e do CNPQ.
Geralmente saí em forma de editais. Procura o pessoal de P&D da tua faculdade, conversa com eles, caso tu tiveres um projeto legal, provavelmente eles irão te audar.
Neófito, saiba que não é necessário desembolsar uma quantia como essa, basta reduzir o número de cadeiras e tentar progredir aos poucos, conforme vai melhorando a tua situação financeira.
Estou na faculdade desde 99 e só no final de 2005 irei me formar. Cara, basta entrar, depois com certeza tu vai conseguir se organizar e tocar tudo adiante.
:shock: Ironlynx fly away…huahahah
Eu pensei q era c/v de curriculum vitae…hauhuahuahuahuahauh
mas 40/vaga não é tanto.120/vaga é q é f…(computação na usp se não meengano a um tempo atrás…) :shock: