JAVA e NETBEANS (para programadores .NET)

Olá amigos, boa tarde a todos.

Gente eu trabalho com .NET a uns 10 anos e tô querendo adotar o paradigma opensource. Após fazer uma esquisa na internet, descobri que o JAVA detem isoladamente a prefência em linguagem de programação no mundo inteiro.

Além disso, está presente em praticamente qualquer dispositivo eletrônico quem entenda um código compilado (e não só em computadores), diferente do .NET da microsoft.

Eu utilizo o visual studio e já estou acostumado com o posicionamento nos controles na tela. Ao baixar o netbeans, senti aquela velha dificuldade de quem está começando no mundo netbenas-java que é o posicionamento de controles na interface.

Eu já li muito sobre isto antes de postar aqui, sobre deixar o layout em null, ou absolute e sobre plugins que possam ser utilizados para tal fim. Assim sendo, gostaria de saber da comunidade de amigos um roteiro, um caminho a seguir, pra que eu possa começar a mudar para o JAVA sem sentir muita diferença neste aspecto em particular.

Gostaria de saber dos amigos se existe um plugin, eu já vi o nome de alguns, que auxiliem o programado na tarefa de montar uma interface de forma rica, descomplicada, com posicionamento absoluto e com o auxílio de guias de ancoragem e alinhamento (assim como é no visual studio).

Existe algum plugin que cuide dessa parte do desenvolvimento nos formulários em JAVA?

Vcs poderiam me dar algumas dicas, baseada na experiência de vcs, a uma pessoa que está saindo de um modelo de programação da microsoft?

Estou estudando e baixando alguns tutoriais em java, mas nada relacionado a construção de interfaces.

Conto com a ajuda de vcs, novos colegas do mundo opensource. Por favor, não me deixem na mão.

Um abraço a todos. :lol:

Por favor não duplique tópicos.

Seu outro tópico: http://www.guj.com.br/posts/list/225252.java

Esse aqui será trancado.