Java e o Futuro

13 respostas
rogeriosantos77

Senhores, ja que especula-se da IBM comprar a Sun, seria isso o inicio do fim do Java e a porta para uma nova linguagem ?
Digamos que a IBM resolva parar de investir e não queira mais lançar uma nova versão ? será que começaria o fim ou algum outro grupo se levantaria para assumir a especificação ?
Seria o Java fortemente dependente da marca Sun ou o Java teria vida alem da marca Sun ?

13 Respostas

M

Sun e Java são marcas que se misturaram com o passar do tempo. Não acredito que haverá tantos incentivos como acontece hoje.
O que move o mundo é dinheiro e sem investimento, nada sobrevive.
Acredito que teremos tempos ruins. A incerteza gera atitudes negativas nas pessoas.

Java é o carro chefe, mas e o MySQL, o Glassfish, o Netbeans. A concorrência é benéfica pra todos e nesse caso não haverá.
Seria bem mais saudavel pro mercado se a Sun fosse comprada ou pela Apple ou pela Google.

rafaelvalerini

Sugestão… vamos juntar R$ 50,00 de cada desenvolvedor Java e vamos comprar a Sun… fechado. é a melhor solução…kkkkkkkkk

Mas acho que a Sun tem que mudar de alguma forma, talvez a IBM possa fazer esta mudança, mas creio que alguns projetos como o glassfish e o mysql vão ser doados para a comunidade.

Em relação a outras empresas comprarem, acredito não ser uma boa idéia, devido a idéia de cada empresa. a apple pode querer abrir concorrencia com a Microsoft, direcionando o Java para funcionar no MAC, a Google não sei, mas ela tem uma visão diferente, uma visão de criatividade, inovação na web 2.0 e eu acho que a Sun tem outra mentalidade. A Google publica interfaces(projetos) e a sun aplicações concretas, servidores.

Flw

jingle

Google ja vem anunciando a tempo que não pretende comprar nada de “Grandes” projetos, ela prefere investir em pequenos projetos que possam ter um futuro promissor.

Eu não sei se sou otimista de mais, mas pra mim parece que se IBM compra a sun vai dar boa coisa =]

J

Pessoal,

caso vocês não saibam, o java não é da Sun. Apenas o nome Java é da Sun. Quem define a linguagem Java é o consórcio JCP(Java Community Process), que é um conjunto de grandes empresas, como a Oracle, a Sun, a IBM, entre outras. A Sun apenas faz a implementação de referência de acordo com a especificação definida pelo JCP. Se a Sun parar de fazer a implementação, acredito que outras grandes empresas assumiram, afinal, muitas delas tem um grande interesse no java, como por exemplo a Oracle, que vem utilizando java em seus sistemas, e tornando fácil a integração com eles, desde a versão 9i, atualmente está na 11g.

não acredito que a linguagem simplesmente “morreria” :wink:

[]'s

LeandroRodrigues

O que a IBM ganharia descontinuando a linguagem JAVA?

M

jhonatandarosa:
Pessoal,
caso vocês não saibam, o java não é da Sun. Apenas o nome Java é da Sun. Quem define a linguagem Java é o consórcio JCP(Java Community Process), que é um conjunto de grandes empresas, como a Oracle, a Sun, a IBM, entre outras.

A vantagem das ferramentas abertas é que elas são muito menos dependentes da empresa “mãe” que as proprietárias. Um exemplo clássico é o Interbase/Firebird.

Participei de uma discussão dentro do JCP e o pessoal está muito mais animado com a possibilidade de aquisição do que nós. Ao que parece o Java é muito mais da comunidade do que da Sun e os investimentos que eles recebem vêm de várias empresas, não dependem tanto do dinheiro da Sun como as pessoas pensam. E a IBM já é uma das que mais investem (normal, já que quase todas as ferramentas da IBM hoje são feitas em Java e ela tem planos de ser totalmente independente de plataforma com seus produtos.

O OO a IBM também colabora, tanto que lançou o Symphony utilizando a engine dele. E mesmo o MySQL se formos pensar não é um concorrente direto do DB2. O DB2 é um banco robusto e concorre com o Oracle no mercado High End enquanto o MySQL é líder nos sistemas pra Web e tem um mercado grande nas pequenas aplicações. A Sybase tem dois bancos de dados distintos, a Oracle investe no PostgresSQL, não necessariamente a IBM abandonaria o sistema.

Agora, o projeto Glassfish pode ficar apreensivo, apesar de que tenho minhas dúvidas se a comunidade de desenvolvedores recebiam tanto dinheiro da Sun pra sentir falta dele.

Marcio_Duran

Isso é um tema, que gira em tempos especulativos, você tem java portanto em vários ambientes e ainda assim existe já um legado que se vincula a investimentos que precisam sobreviver, e tem muito Websphere´s rodando dessas aplicações, a IBM não iria intervir nesse ecossistema que já esta ai, o que pode haver é desse ambiente termos soluções ampliadas e não descontinuada.Open Source tem muito de java ainda, e maquinas virtuais ainda são kernel mais especifico regido a byte-codes, java é integração e J2EE ainda é um mundo de negócio, o que vem surgindo é agora a nova plataforma de Software onde o domínio de negócios é menos dependente de infraestruturas ao core do J2EE/JEE, na verdade é um plug com features que fazem interoperabilidade com engine Jruby, Jpython e entre outras, e se utilizam de frameworks Rails, Grails, etc…

rogeriosantos77

A especulação sobre o declinio do java não é alçgo novo, lembro que mesmo antes das noticias da comrpa da Sun que ja se comentou isso acho que aqui mesmo no guj.
O que talvez paire na cabeça de muita gente é qual será a estrategia da IBM para o Java e os produtos da SUN?
Seria interessante talvez surgir um novo java sob responsábilidade da IBM, algo talvez não free, ou então free mas sendo como uma nova geração ou uma nova evolução da linguagem?

Apesar do java esta na responsábilidade de um consórcio, quando falamos de java sempre nos referenciamos a SUN. Sun é sinonimo de java e java sinonimo de SUN. Alias nossas certificações começam como SUN CERTIFIED. será que IBM CERTIFIED soa melhor ?

J

Não sei se você sabe, mas a sun não é a única empresa que oferece certificações java. Várias outras empresas oferecem. Porém acredito que a Sun seja a mais conhecida, por ser a dona da “marca Java”.

Dêem uma olhada aqui para ver algumas empresas que oferecem certificações java.
http://www.developer.com/java/other/article.php/1446581

[]'s

Deluxe

A Galera ta achando que vai acabar tudo se a IBM for comprar a SUN.

Pessoal.

A Sun tem ‘N’ projetos que são tecnologias inovadoras… O Foco da SUN é a venda se servidores de alto porte, ela não tem mais grande parte do mercado como antes, a IBM comprando a SUN, (tadim da HP), vai virar uma potência em servirdores, mainframes etc…

Creio que se as duas se juntar, ainda vai ficar separado lá dentro, SUN e IBM

galera

A Sun tem varios projetos e tecnologias inovadoras no mercado, não vai acabar por que a IBM compro a SUN

• OpenSolaris (crescendo)
  • Glassfish
  • MySQL
  • Java
  • NetBeans
  • JavaFX (crescendo)
  • GingaJ (TV DIGITAL)

O Forte da Sun são servidores, que são maquinas super potentes e extremamentes caras, se não vende, não tem lucro…

pare de pensar que tudo vai acabar…
eu ainda acho que vai melhorar…

Marcio_Nogueira

Nao sei se a aquisicao da Sun pela IBM trará boas notícias sobre o futuro do Java como plataforma / tecnologia. A Sun investiu muito tempo e dinheiro no desenvolvimento do Java e posteriormente suas atualizacoes, seria importante a IBM sinalizar para a comunidade de desenvolvedores Java qual será sua posicao em relacao a mesma. :wink:

PadrE

Deluxe:
A Galera ta achando que vai acabar tudo se a IBM for comprar a SUN.

Pessoal.

A Sun tem ‘N’ projetos que são tecnologias inovadoras… O Foco da SUN é a venda se servidores de alto porte, ela não tem mais grande parte do mercado como antes, a IBM comprando a SUN, (tadim da HP), vai virar uma potência em servirdores, mainframes etc…

Creio que se as duas se juntar, ainda vai ficar separado lá dentro, SUN e IBM

galera

A Sun tem varios projetos e tecnologias inovadoras no mercado, não vai acabar por que a IBM compro a SUN

• OpenSolaris (crescendo)
  • Glassfish
  • MySQL
  • Java
  • NetBeans
  • JavaFX (crescendo)
  • GingaJ (TV DIGITAL)

O Forte da Sun são servidores, que são maquinas super potentes e extremamentes caras, se não vende, não tem lucro…

pare de pensar que tudo vai acabar…
eu ainda acho que vai melhorar…

(Só para constar eu post sobre o assunto)

Concordo plenamente… a união das duas freio que seja pelo que realmente da dinheiro… que são os servidores… quanto ao Java… não tem o porque acabar com o projeto… afinal, a IBM pode usar isso a favor dela e de suas arquitturas…

Fui !

T

Vou trancar isto, porque como sabemos, foi a Oracle (não a IBM) que está em processo de compra da Sun.

Criado 31 de março de 2009
Ultima resposta 8 de jun. de 2009
Respostas 13
Participantes 12