Java e o mercado de trabalho

8 respostas
leon16df

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum então desculpem ai qualquer coisa de errado…

Gostaria de saber dos programadores mais experientes, sobre o mercado de trabalho do java…

eu atualmente estou desempregado mas faço o 5 semestre de sistema de informação e quero investir em uma programação, mas queria saber em qual parte do java eu tenho que investir… esses javas que tem ai J2SE J2EE e outros… pra quem ta iniciando qual é o melhor? Vale apena fazer um curso ou estudar em casa é melhor? Hibernate, UML esses negocio que o povo pede pra ter tb… heheheh faz a diferença???

kramba… obrigado ai… e ó… num xinga eu ñ hehehhe

8 Respostas

B

Cara, eu trampei com java durante 11 meses.

Eu trabalhei com JEE, e o mercado pra java é muito bom, mas pelo que sei é bem exigente.

Um antigo colega meu de trabalho ta mexendo atualmente com Struts, hibernate e ach que SQL-Server.

O JME tb é bem requisitado no mercado.

Não sei se o mercado pra JSE é prospero, mas acredito que nao seja tanto. JSE eu achei mais complicado que .NET.

Se eu fosse voltar a trabalhar com Java, eu investiria em JEE, mas estudaria JSE por baixo dos panos, que daria pra futuramente desenvolver meus próprios sistemas com custo 0.

Mas eu sou noob perto de uns caras daqui do fórum…então essa foi apenas uma dica!!!

hiram

Fala Leon,

Sua pergunta é muito pertinente.
A questão do mercado de trabalho depende muito da região do Brasil. Vou tomar como base aqui o que eu conheço, que é o sudeste.

A plataforma J2SE (ou JSE) costuma ser a porta de entrada da quase totalidade dos desenvolvedores Java. Estudando J2SE você se depara com os conceitos mais básicos e vai ir se aprofundando até, normalmente, se chegar em J2EE, que exige muita familiaridade com a linguagem Java e com outros conceitos mais amplos relacionados à arquitetura Web.

Sugiro que comece estudando a apostila FJ11 da Caelum (http://www.caelum.com.br/downloads/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf). Vá devagar e sempre que você chega lá. Como você já faz SI não terá grandes problemas.

Minha sugestão também é que você não utilize nenhum IDE (como Eclipse, JDeveloper) pois eles PODEM te deixar “burro”, fazendo o todo o serviço p/ você - o que não é bacana durante o aprendizado. Tente utilizar o Notepad++ ou afins. Assim você aprenderá a compilar (javac) e executar (java) manualmente, dentre outras coisas.

Finalmente, sobre o mercado, um desenvolvedor intermediário Java costuma ganhar R$35/hora em São Paulo, um avançado R$45/hora e um arquiteto R$70/hora pra cima. :wink:

Os valores são muito relativos. Você pode acessar o http://www.apinfo.com para ter uma base e você vai observar a grande quantidade de vagas relacionadas à linguagem Java por lá.

Detalhe: não precisa ficar com medo de postar hehehe. Os encrenquinhas aqui são poucos e são uns idiotas. O fórum serve pra sermos uma comunidade mesmo.

Abraços,
Hiram Castelo

bsmachado

Bem, como disse o rapaz ai no post de cima, ele tem razão. JSE é o começo do Java, bom aprender, começando a fazer alguns projetos simples. Derpois que você ja tiver uma boa base… Ai você parte para JEE que tem varios conceitos diferentes…

Y

Bom dia,

Como já foi mencionado anteriormente acredito que o mercado Java continua bem aquecido. E vale bastante a pena investir na Profissão Java!
Se você procurar no Google vai localizar números do ministro da tecnologia sobre o aumento do deficit de programadores e profissionais relacionados a TI no Brasil, não só de Java claro, mas com certeza a comunidade precisa de muito mais profissionais Java.
Alguns números são muito grandes e chegam a mencionar centenas de milhares de vagas não preenchidas em 2010 a 2012.

Caso você seja de São Paulo ou região, ou outra cidade que tenha unidades Globalcode recomendo que você participe de um dos mini-cursos gratuitos oferecidos semanalmente, especialmente o mini-curso “Introdução à plataforma Java”, temos uma turma no dia 16/03 as 18h30 na Globalcode São Paulo.

www.globalcode.com.br/site/index.seam

Você não vai se arrepender, não tem propaganda e o mini-curso gratuito é muito legal.

Atenciosamente,
Yara M. H. Senger

andrerios

Sábado passado isso foi discutido em um evento da Globalcode chamado Profissão Java (excelente evento gratuito, quem não foi perdeu) e com certeza creio que java não morrerá.

Prova disso é o legado que existe em java. Será que as empresas que utilizam sistemas de milhares de classes bancariam uma migração para outra linguagem apenas porque java tem mais de 10 anos (e continua evoluindo cada vez mais)?

Cobol é prova mais do que viva disso…

abraco!

leandronsp

Estude J2SE, que é a base de Java.
Procure se familiarizar bastante com o Javadoc, que é a documentação das classes de Java. Dúvidas, poste no fórum, consulte o Javadoc, e verá que em pouco tempo estará bem familiarizado.

Aí qdo entrar em J2EE, verá como é mais fácil ainda aprender.

Os frameworks existentes geralmente vem pra facilitar o desenvolvimento e garantir a agilidade.

Procure entender a arquitetura MVC, aprender Hibernate e Struts que são um dos frameworks mais requisitados pelas empresas.
Existem outros, como Vraptor, Spring, e outros mais.

Eu sempre procuro aprender o máximo possível dos frameworks existentes, pra utilizar a solução mais viável para os negocios.

Y

Eu concordo que estar familiarizado com os termos, frameworks e ferramentas é essencial. Evidentemente cada coisa em seu tempo, primeiro Java, Orientação a Objetos, coleções, datas… depois Java EE e frameworks se esta for a sua opção de carreira.

Mas, se você quer ter uma idéia destas tecnologias antes de realmente conhecer Java fica a sugestão para o Mini-curso gratuitos Java para Lideres e Gerentes que apresenta a plataforma Java e os frameworks em mais alto nível sem entrar em tantos detalhes técnicos.

At.
Yara M. H. Senger
www.globalcode.com.br

leandronsp:
Estude J2SE, que é a base de Java.
Procure se familiarizar bastante com o Javadoc, que é a documentação das classes de Java. Dúvidas, poste no fórum, consulte o Javadoc, e verá que em pouco tempo estará bem familiarizado.

Aí qdo entrar em J2EE, verá como é mais fácil ainda aprender.

Os frameworks existentes geralmente vem pra facilitar o desenvolvimento e garantir a agilidade.

Procure entender a arquitetura MVC, aprender Hibernate e Struts que são um dos frameworks mais requisitados pelas empresas.
Existem outros, como Vraptor, Spring, e outros mais.

Eu sempre procuro aprender o máximo possível dos frameworks existentes, pra utilizar a solução mais viável para os negocios.

leon16df

kramba!!! obrigado pela prestatividade!!! o pessoal aqui fica é de plantão é haeuheauheauh!!! obrigado ai a todos…

vou estudar então o jse… tenho os 3 dvds do prof Neri… vou estudar por ali tb… obrigado a todos ai… abraços…

Criado 12 de março de 2009
Ultima resposta 13 de mar. de 2009
Respostas 8
Participantes 7