Como o OLPC (mais conhecido como “laptop de 100 dólares”) está um pouco atrasado, estão propondo aqui que apareçam voluntários (e arrecadem fundos) para que a versão open-source do Java seja incluída no OLPC.
Java, the OLPC, and community responsibility.
Quem se habilita a participar desse esforço?
Não quero parecer pessimista, mas imaginem quando tentarem rodar uma aplicação swing no laptop? ahahhahaha!!! Parece ser deprimente…
Talvez python seja uma plataforma melhor para o projeto. Ele é dinâmico, faz-se muito com pouco código, etc. O mundo precisa um pouco de idéias mais modernas, e talvez até seja a oportunidade para acontecer. Ou pelo menos até a Sun abraçar de vez as linguagens de script e tornar o java mais uma plataforma para muitas linguagens, com facilidades no bytecode para linguagens dinâmicas.
Esses dias atrás mechi um pouco com groovy. Achei maravilhoso! O único problema é a performance, claro que agora está bem melhor que antes, mas ainda deixa a desejar. Enquanto o groovy precisar de MOP (meta object protocol) não nativo a plataforma java, as coisas não têm como melhorar muito.
Sei lá, talvez eu esteja errado.