Eu estava lendo estes dias sobre o esquema da Oracle estar processando o Google por infringir patentes do java no Android e tals, e fiquei meio preocupado…
Ou melhor dizendo, um pouco confuso.
Alguém - melhor informado que eu - sabe explicar, na prática, o que muda pra nós (desenvolvedores) e pras empresas/clientes em geral com essa “aquisição” do java/sun pela Oracle?
Devemos temer pelo fim da tecnologia, ou alguma mudança muito radical na mesma?
E como ficam aquelas implementações livres da jre que estavam rolando na comunidade?
Eu estava lendo estes dias sobre o esquema da Oracle estar processando o Google por infringir patentes do java no Android e tals, e fiquei meio preocupado…
Ou melhor dizendo, um pouco confuso.
Confuso sim, preocupado não vejo porque. Eu ficaria preocupado se houvesse uma proliferação de VMs incompatíveis dizendo serem “Java”, mas dificilmente a Oracle vai permitir que isso aconteça já que seria um risco para o seu “principal ativo de software”. Mas confesso que fiquei tb surpreso que o primeiro ataque ao Java partisse do Google, por ser uma área da computação que Java prometia bastante, e o google usou pra extender sua única fonte de receita ao invés de inovar.
Diabo_Loiro
na minha opinião mudou para pior de todos os ângulos… a SAI acabou… onde você tinha descontos nas certificações e muito material de estudo incluindo simulados e cursos oficiais da sun… o openSolaris zuado total… Os caras mais legais foram mandados embora… tudo que tinha voltado a iniciativa acadêmica foi jogado fora… sobrou apena o OSUM que ainda sobrevive mais sem embaixadores e Managers… tudo fica morto…
agora sua faculdade tem pagar e caro para a Oracle para ter alguma parceria ou seja faculdades menores no way…
matarão a marca SUN…
bom isso foi o que eu senti… agora vamos ver o “JavaOne” como vai ser se vão esculachar mais ainda…
M
mochuara
Fato é que antes da sun ser vendida Java já era considerada linguagem morta, portanto não acho justo culpar a oracle pelo desinteresse dos programadores em torno do Java. Eu vejo assim, a Oracle comprou foi a JVM e levou de brinde alguamas coisas, inclusive a linguagem Java, mas comunidade não estava incluída no pacote, então eles fizeram o que é esperado, abortar o que realmente não fazia mais sentido e priorizar os interesses dos seus stakeholders e clientes corporativos.
Diabo_Loiro
onde? aqueles post dos loucos?
Java 7 tem esta implementando tudo que as linguagens dinâmicas tem para que os programadores preguiçosos tenham a comodidade desejada …
e para os caras que so falão porcarias todas as grandes corporações que conheço usam java… ou .net por que é algo confiável e não modinha…
para java morrer falta muito… ainda viu… se o cobol é tosco do jeito que é e esta bem vivo… imagine a plataforma java.
Diabo_Loiro
M
mochuara
Todas as grandes corporações usam java porque existem programadores em maior numero, o que os torna mais baratos no mercado. Voce acha que o google resolveu usar Java no android por ser moderno?
A plataforma por outro lado está bem interessante.
A
alindre
Agora será tudo no framework Oracle ADF, esqueçam o resto! :twisted:
jjose
mochuara:
Todas as grandes corporações usam java porque existem programadores em maior numero, o que os torna mais baratos no mercado. Voce acha que o google resolveu usar Java no android por ser moderno?
O moderno é melhor? Isso é uma regra para cegos.
Vamos sair criando aplicacoes enterprise usando ruby :twisted: (Eh possivel assim como trocar todos os carros do planeta por bike).
Desde 2001 eu leio sobre o fim do java e vj o oposto.
Parabens pela visao de futuro mochuara, soh falta vc falar o numero da mega-sena.
maior_abandonado
jjose:
mochuara:
Vamos sair criando aplicacoes enterprise usando ruby :twisted: (Eh possivel assim como trocar todos os carros do planeta por bike).
Parabens pela visao de futuro mochuara, soh falta vc falar o numero da mega-sena.
eu concordo em gênero número e grau com o jjose…
respondendo a pergunta que deu origem a esse tópico, algumas coisas que não davam retorno acabaram, algumas dessas coisas infelizmente eram legais para a comunidade como o sai e o projeto kenai por exemplo… outras nem tanto… o caso é que as coisas mais importantes, netbeans, JVM e a própria linguagem java ainda estão em alta sim (se algum dia tiver dúvida quanto a isso, ao invez de ouvir algum troll da vida dizendo “linguagem x morreu”, vai nos sites de emprego e pesquise vagas pra essa linguagem)…
eu honestamente me sinto mais seguro em investir em java sabendoque a oracle está por traz do que se fosse a sun (ja que essa primeira sabe manter o produto dela em alta)…
M
mochuara
jjose:
Eu disse que pagar pouco é mais importante para sua empresa do que usar a ultima linguagem da moda, pelo visto vc não leu o que escrevi, porque não fiz nenhuma previsão, só disse o que é óbvio.
pro pessoal que usava solaris vai mudar bastante…rs felizmente me parece ser bem pouca gente…
me parece que as certificações ainda vão ter mais mudanças…
gilberto_oliveira
mais um tópico desses eu não aguento :? :?
M
marcosalex
2
Até agora, o que mudou pra mim:
a url pra baixar
a cor do instalador
a VM tem opção de português do Brasil
O resto é mimimi, a própria Sun já vinha cancelando um monte de projetos. E o kenai, ao contrário do que disseram está aí. Só mudaram a estrutura física dos servidores, aproveitando uma que a Oracle já possuía pra não ter retrabalho.
L
lavh
Na verdade hoje saiu uma notícia que o Google, e com isso algumas lendas do Java, não participarão do próximo JavaOne. A grade das palestras já estava inclusive pronta com o Joshua Bloch por exemplo palestrando, e agora eles terão que arrumar outros palestrantes.
É bem ruim para a comunidade isso, pois o evento com certeza perde a qualidade. Uma pena!
M
mochuara
Acredito que eles não seriam bem vindos pela Oracle no evento.