Java e PostgreSql

Olá pessoal, tenho a seguinte duvida…
ja fiz aplicações com java SE e PostgreSqL mas com conexão localhost como funciona toda a parte de conexão com meu computador como servidor por exemplo:
tenho minha aplicação em um computador e meu banco de dados em outro computador como faria essa conexão pessoal? abraço…

Você precisa configurar o postgres para ser acessada remotamente.
Nesse link mostra passo a passo como fazer isso

Você está usando JDBC puro ou está usando Hibernate?

jdbc puro amigo sem hibernate

muiro legal mas ainda tenho muitas duvidas por ser leigo em BD remoto… eu precisarei de internet direto p meu servidor? e como faço minha classe de conexao?

Voce vai precisar" enxergar" o servidor aonde vai estar seu banco de dados, saber o ip e a porta do banco.
Geralmente as mais comuns.
1521 > oracle
1433 > sql server
3306 > my sql
Isso são as mais comuns digamos assim, como está usando jdbc, e como vc mesmo disse que já usou por localhost, é só trocar o localhost pelo ip e colocar a porta correta.

Você precisa estar na mesma rede.

1 curtida

@Krismorte não necessariamente

1 curtida

legal deu pra ter uma noção mas @Krismorte e @igomes como assim mesma rede? e não necessariamente? confuso aqui galera…

Evidente que não precisar estar na mesma rede.
Já falei a resposta ali em cima, pode pesquisar um pouco também, não faz mal :slight_smile:

andei pesquisando pessoal e vou fazer o seguinte me corrijam se eu estiver errado:
devo configurar meu postgresql para receber essa conexao remota, ai no pgadmin crio um server e no meu host devo ter um dominio é isso? ai na minha aplicação na classe de conexao devo colocar ao inves de localhost coloco meu ip do servidor é isso?

Vamos voltar um pouco aqui. Para que duas máquinas se “vejam” elas devem estar no mesmo “range” de IP. Independe de dominio ou não. Podem se conectar via cabo ou rede wifi.

O domínio é a organização de várias maquinas, inclusive em faixas de IP diferentes tudo isso organizado através do AD, DNS.

São muitos conceitos que você deve pesquisar.

Tenta explicar melhor o que você quer pra te darmos uma resposta mais direta

Então amigo quero o seguinte :
tenho um sistema de biblioteca onde nessa biblioteca tem dois computadores que rodará so o sistema e meu banco de dados esteja no meu computador na minha casa entendeu? ou então o banco de dados esteja em um outro computador em outro lugar podendo ser até na mesma biblioteca mas um computador so para o bd entendeu?

Ola @Alancarloscesar

Aqui em casa fiz o seguinte, talvez fica mais fácil para você entender.

1 - Eu tenho um roteador com dhcp ativado para gerar o ip (creio que isso voce sabe), configurado para iniciar com ip 192.168.1.100 em diante.

2 - no meu notebook tenho o endereço 192.168.1.100 com minha aplicação .

3 - no meu outro computador tem o endereço 192.168.1.101 com o banco de dados , postgres e oracle estão instalados nele, nesse servidor voce so vai fazer é liberar o acesso remoto do postgres pelo o link que o colega @Krismorte citou, feito isso, nesse mesmo servidor do banco de dados, voce ira liberar a porta do postgres no “FIREWALL” 5432/5433, feito isso esta pronto.

4 - na sua aplicaçao voce irar substituir o “localhost” pelo ip do servidor de banco de dados exemplo : 192.168.1.101/MINHADATABASE

simplesmente isso.

{ } ,s;

claro e objetivo @Daniel_Dias vlw cara ajudou bastante :slight_smile:

1 curtida

@Alancarloscesar , espero que o post tenha lhe ajudado em seu projeto.

{ } ,s .