Acho que depende da ferramenta. Vejam isso:
http://www.oracle.com/technology/products/jdev/101/howtos/jsftoplink/index.html
Parece até coisa da Micro$oft.
Acho que depende da ferramenta. Vejam isso:
http://www.oracle.com/technology/products/jdev/101/howtos/jsftoplink/index.html
Parece até coisa da Micro$oft.
Java é produtivo e, mais ainda com o IDE certo...no exemplo é usado JDeveloper 10.1.3 ..poderia ser o MyEclipse-IDE, JBuilder, Sun Java StudioCreator, IBM WSAD...etc....o processo seria o mesmo.
Se pensarmos em componentes e eventos, que é fundamental em JSF, WebWork, Struts etc estaremos falando em "reutilizaçao" de views, já pensou em criar campos com multipla escolha (" radio buttom") e redirecionamento de reports somente recortando e colando isso já é passado.
Java é produtivo, porquê alem de uma linguagem é um ambiente de desenvolvimento completo (=J2ME,J2SE,J2EE) que possui várias ferramentas, frameworks, IDEs, Patterns, etc..etc..etc... ..ufa..e está cada vez mais longe dessa apelação chamada Microsoft, agora JDeveloper é RAD mais isso é outra história.
Mas, por incrível que pareça, muitas pessoas acham que produtividade com Java é uma coisa muito distante. Java visa muito mais, padrões, manutenção, portabilidade, legibilidade…do que uma produtividade a curto prazo. É aí que o marketing da Micro$oft entra: Faça em 1 dia o que vc levaria 1 semana para fazer em outra tecnologia (É mais ou menos assim). Acho que IDEs - como o JDeveloper - estão aí para tirar este mito que produtividade a cuto prazo em Java é muito difícil.
Bingo…,
Se eu criar um padrão JCP (JSR-127), criando uma nova camada para o modelo web tradicional. Onde eu possa ter minha aplicação server-side acoplando o melhor de vários mundos…JSTL, JSP, JavaScript, Struts,Tiles, WebWork, XWork e etc… As IDEs e desenvolvedores vão naturalmente adotar esse padrão e sua implementação de referência, somando-se a isso o MyFaces que é open source e adotado pela Oracle e logo mais por outros players.
Com isso será dado um grande passo para a criação de um desenvolvimento visual em ambiente java, obrigando e a criação de novas ferramentas visuais como o FacesIDE ou StrutsIDE (plugins Eclipse), que é uma iniciativa open mais que trás esse conceito que estamos discutindo. Os puristas não irãp gostar mais esse é o futuro e eu acho que temos que colaborar.
e vc…
:idea:
Concordo plenamente William!
Vc disse tudo. Sem dúvida a plataforma Java tem muito a oferecer. Só falta realmente essa padronização que vc mencionou para, realmente, o melhor de todos os mundos possa ser encontrado em único ambiente. Estou apostando no JSF em conjunto com Hibernate. Estou criando uma plataforma onde eu possa realmente estar juntando o melhor de todos os mundos e onde eu possa dizer: Java me dá segurança, portabilidade,… e PRODUTIVIDADE.
Na empresa onde trabalho, há esses dois segmentos, pessoas trabalhando em projetos que envolvem Java (meu caso) e pessoas trabalhando com projetos que envolvem dotNET. E sobre a produtividade ser maior ou menor, isso irá depender das ferramentas que você utiliza também, mesmo assim segundo os diretos daqui, o dotNET geralmente tem uma produtividade maior do que Java, mesmo assim pergunto eu: será que dotNET é bom para qualquer contexto? De qualquer forma isso é relativo.
Lá vou eu de novo…
Ok, estamos falando de aplicações simples, muito simples, CRUDzinho total? Esqueça Java, use uma linguagem de script web. Muito mais produtivo.
Ah não? estamos falando de algo profissional? Bem feito? Uhmmm… nossa querida Oracle nos brinda com essa linda telinha:
O que isso me diz? Que você cria seu banco de dados depois o sistema (e o que mais esperar da oracle, afinal?). Se você estiver fazendo algo muito simples que manipule uma base de dados legada, ótimo, mas do contrário, você não vai produzir um sistema com objetos assim.
Ok, você não quer criar um sistema com objetos? Perfeito, use a ferramenta (eu usaria uma linguagem procedural menos cheio de frescura, mas se você quer cortar uma laranja com uma chave de fenda, não sou eu quem vai impedir ).
Tá, isso é sacanagem, não é? Primeiro o cara usa Vector (parece coisa de faculdade), depois ele cria uma classe na view que chama código de persistência.
Vou parar por aqui.
Produtivo é usar um assistente? Ora, tem solução pra isso mais rápida:
Para quem quer ficar num nível mais alto, existe uma iniciativa do OMG chamada MDA que é uma abordagem de alto nível, porém diferenciada, mas ainda muito na fase inicial. Eu acredito que vire tendência num futuro próximo, mas as aplicações vão ser desenvolvidas de uma maneira diferente, e o conceito de “software básico” vai mudar.
pcalcado, vc não entendeu o espírito da coisa. A questão aqui não foi criticar uma ferramenta ou dizer que ser produtivo é usar assistentes. A questão é: existe uma possibilidade de ser feito com assistentes e assistentes não é uma tecnologia exclusiva da Micro$oft ao contrário do que as pessoas pensam.
Flw
[quote=ranophoenix]pcalcado, vc não entendeu o espírito da coisa. A questão aqui não foi criticar uma ferramenta ou dizer que ser produtivo é usar assistentes. A questão é: existe uma possibilidade de ser feito com assistentes e assistentes não é uma tecnologia exclusiva da Micro$oft ao contrário do que as pessoas pensam.
[/quote]
Não entendi mesmo…usar assitentes? Eu posso fazer assistentes para criar códgio binário, em assembly…alguém realmente pensa que não dá para criar assistentes para uma tecnologia tão modular?
A questão é: vocês têm certeza que vale arriscar a qualdiade por produtividade em aplicações de verdade?
...alguém realmente pensa que não dá para criar assistentes para uma tecnologia tão modular?
o problema não é a possibilidade de se fazer, mas sim o tempo que vai levar.