Estou muito confuso com relação por onde começar a estudar. não sei nada de programação, mas como eu curto muito matemática e calculos acho que seria um bom caminho a seguir.
Tem um curso aqui em Porto Alegre chamado Target Trust, os caras ensinam tudo de Java e são super conceituados aqui no Sul.
Segue abaixo os cursos que eu vou fazer:
Lógica de programação
Módulo I - Orientação a objetos
Orientação a Objetos
UML: Unified Modeling Language
Módulo II – Desenvolvedor JAVA de Aplicações Desktop3. Java Fundamentos
4. Java Swing - Interfaces gráficas
5. Mapeamento Objeto Relacional
6. Java Avançado com acesso a Banco de Dados c/ JDBC
7. JPA - JAVA PERSISTENCE API
Módulo III – Desenvolvedor de Aplicações Web
8. JSP e JSTL – Desenvolvimento de Conteúdos Dinâmicos para Web
9. JavaServer Faces – Desenvolvimento de Aplicações Web
Sou totalmente leigo, será que eu terei condições de cair de cabeça nesses cursos? Ou seria necessário alguns pré requisitos?
Com esses cursos listados acima, já é um bom pontapé para iniciar a programar em Java, já saio apto com esses cursos?
Olha cara, esses modulos reunidos possibilitam voce ingressar no mercado de trabalho! Digo isso pois é a proxima pergunta que voce fará…rsrs. Contudo, a quantidade de informacao que voce tera que absorver é ENORME e esses cursos prometem que em pouco tempo voce terá condicoes de desenvolver suas proprias aplicacoes ao termino dos modulos, mas sabemos que as coisas nao sao assim, ainda mais para quem esta migrando de area, para quem nao tem vivencia com programacao! Sei disso pois aconteceu o mesmo comigo, já que sou Físico…rsrs!
Recomendo que se voce quer aprender Java, entao faça um curso focado em Java (alias, existem inumeros bons livros, tutoriais e foruns para que possamos aprender sozinho, e foi o que eu fiz!). Depois do Java “básico”, estude o JDBC Framework, é importantíssimo conhecer um pouco de sua API! E por fim veja se deseja trabalhar com aplicacoes Desktop ou Web e siga nessa direcao!
Resumindo: cursos abrangentes e curtos demais vao te deixar com varias lacunas em sua formacao, enta o melhor a fazer é FOCAR e para isso escolha um curso de Java SE apenas! Nessa etapa é mais importante saber pouco com profundidade do que ter muita informação com superficialidade!
Abracao
Então o ideal seria fazer até o módulo 2. Estudar bastante e depois dar o próximo passo. Um colega meu disse que eu tenho que ver Banco de dados tb, estudar SQL.
Eu sei que o caminho é longe e muitas vezes ardúo, mas estou disposto a pagar o preço.
Como voce manda bem com assuntos que envolve capacidades de abstracao eu acho que voce vai conseguir aprender sozinho! Entao o negocio é pegar um livro de Java e mandar ver. Estou certo de que voce nao precise saber nada sobre UML para iniciar seus estudos de Java. Pegue alguns textos que compare os conceitos de Orientacao a Objeto e linguagem procedural (C, Pascal, etc) pra voce ter uma ideia do que esta fazendo realmente, pois muitos programadores tem dificuldade em romper com o paradigma (forma de pensamento) da liguagem procedural para a orientada a objeto. Pode ter certeza que isso acontece mesmo!
Baixei a apostila FJ11 da caelum. Vou fazer então só o curso de lógica de programação e estudar bem essa apostila, pra depois pensar então em fazer os demais cursos.
Obrigado pela força, estou começando a dar um passo muito importante na minha vida, também já era tempo, com 29 anos. Já to quase chegando à casa dos trinta. :lol:
Todo começo sempre é muito difícil, mas depois que se toma um rumo só vai, assim eu espero. :shock:
Se houvesse um cronograma ditando todos os passos para começar nessa área , qual seria.
Olá,
Acredito que o primeiro passo seja mesmo lógica de programação, para depois começar a estudar os conceitos de orientação a objetos.
Como experiência própria acredito que você terá pelos menos uns 6 meses no mínimo para dominar esses assustos. Acredito também que não vale a pena investir em outros conceitos da linguagem sem ter os conceitos básicos consolidados.
Como você é iniciante em programação eu recomendo dar uma olhada no AprendaJava: http://www.aprendajava.com.br e fazer os 3 primeiros capítulos do curso que são gratuítos.
[]s
[quote=glauco.todesco]Olá,
Acredito que o primeiro passo seja mesmo lógica de programação, para depois começar a estudar os conceitos de orientação a objetos.
Como experiência própria acredito que você terá pelos menos uns 6 meses no mínimo para dominar esses assustos. Acredito também que não vale a pena investir em outros conceitos da linguagem sem ter os conceitos básicos consolidados.
Como você é iniciante em programação eu recomendo dar uma olhada no AprendaJava: http://www.aprendajava.com.br e fazer os 3 primeiros capítulos do curso que são gratuítos.
[]s
Glauco Todesco
[/quote]
Opa Glauco, obrigado ai pelo conselho, mas me diz uma coisa, 1º eu faço curso de lógica é isso, depois faço esse curso gratuito Aprenda Java e depois faço o Fj11.
Olá Maureli,
A minha sugestão é que você avalie o curso do AprendaJava através dos capítulos gratuítos, pois o Curso Básico foi especialmente montado para iniciantes em programação, explorando conceitos de lógica de programação usando a linguagem Java, mas o curso não é gratuíto, somente os 3 primeiros capítulos.
OK?