Faço Engenharia da Computação na UNIPAC na cidade de Conselheiro Lafaiete. Vamos aprender C/C++ e um pouco de Java. Comprei um livro de Java do autor H.M.DEITEL .
Gostei muito de Java.
Vai valer a pena aprender e aprofundar em java? (mesmo fazendo engenharia da computação)
E quanto a engenharia, eh uma ótima, sou da Ciencia da Comp.[/quote]
Enquanto a dizer que Java é o futuro, acho meio dificil falarmos isso quando estamos lidando com informática…só digo uma coisa: o alnce do Java é a arquitetura…se for bem feita, Java é a melhor linguagem do mundo e vai ter muiito futuro…se a arquitetura do projeto é mal feita, Java se torna improdutivo e complicado se se lidar com os programas feito nesta linguagem…
Mas voltando ao seu tópico…acho que Java não é muito importante não…mas conhecimento nunca ocupa espaço!
Muito mais importante que aprender uma linguagem específica como Java,C++,C, C#,etc. é concentrar nos conceitos que dão sustentação a todas elas, por exemplo, OOP (Object Oriented Programming), conceito sobre Máquina Virtual, alocação / organização dos dados/objetos em memória. Além do mais um bom engenheiro eletrônico ou de computação é necessário, senão primordial, conhecimento em Assembler, para construção de alguns dispositivos ou de protocolos.
vpmaciel, depende.Qual será o SEU foco?Quer se especializar em hard?
Robótica?Há espaço para todas!!!Mesmo em arquitetura de componentes, onde há microcontroladores e circuitos, é possível usar Java(não diretamente nos componentes,claro…), como ocorre em APIs para sondas espaciais… C/C++/Java ainda terão looonga estrada!Se possível, aprenda as 3, e tire o melhor dos 3 mundos para vc.
[quote=richardpeder][quote=Annyssima] Cara, Java eh o futuro…
E quanto a engenharia, eh uma ótima, sou da Ciencia da Comp.[/quote]
Enquanto a dizer que Java é o futuro, acho meio dificil falarmos isso quando estamos lidando com informática…só digo uma coisa: o alnce do Java é a arquitetura…se for bem feita, Java é a melhor linguagem do mundo e vai ter muiito futuro…se a arquitetura do projeto é mal feita, Java se torna improdutivo e complicado se se lidar com os programas feito nesta linguagem…
Mas voltando ao seu tópico…acho que Java não é muito importante não…mas conhecimento nunca ocupa espaço!
ate mais…[/quote]
Eu tb acho que eh o presente e o futuro… tudo migra facilmente para java hj… celulares, web, aplicativos desktops… por ser multiplataforma, essa eh a tendencia, esse eh o futuro.
[quote=richardpeder]Desde que bem planejado, se torna a ferramenta ideal, no entanto, Java foi feito de forma que, se for mal arquiteturado se torna uma arma perigosa!
ate mais…[/quote]
Eh vc tem razão, em parte eh claro.
Conheço varias liguagens, me aprofundei mais em C++, PHP e Java,
eh sempre bom aprender mais, conhecimento nunca eh d+, mesmo que não va usa-lo.
Acho q Java no mercado tem bem mais futuro do q todas as outras
juntas, se bem q não podemos prever nada no mundo da computação.
O q eh bom hoje nem sempre será amanha…
Quanto ao Assembly ele eh ótimo pra engenheiros(Portas E/S).
[quote=richardpeder]Desde que bem planejado, se torna a ferramenta ideal, no entanto, Java foi feito de forma que, se for mal arquiteturado se torna uma arma perigosa!
ate mais…[/quote]
Naum querendo ser chato, mas discordo novamente… naum eh so Java que ser for mal arquitetado pode ser perigoso, qualquer linguagem para sistemas de medio eh grande porte eh assim.
Progress, ABAP, C++, .Net, qualquer uma naum pode fazer com que um sistema mal dimensionado, especificado, arquiteturado ,etc, etc ,etc… vingue ou cresça sem problemas.
Antes de mais nada, de onde voces tiraram “arquiteturado”? :mrgreen:
Java nao eh “o futuro”, e se “o futuro” for assim, me tirem dele. Java eh o presente, e alguma evolucao dos conceitos que tornaram a plataforma possivel vai ser o futuro. Eu definitivamente espero ver um monte de sistemas em Java rodando daqui a 20 anos, mas eu quero estar bem mais a frente do que isso daqui a 20 anos, nao so profissional ou pessoalmente.
Faço engenharia mecatrônica e já ouvi falar sobre robos de linha de produção com suporte a java. Tipo aquele lego mindstorms manja? Você joga a JVM nele e joga o java, ele executa e quando ele é desligado ele apaga tudo e depois você tem que jogar nele denovo.
Contando que um robo industrial praticamente nunca dorme, deve ser bem prático. Já pensou acompanhar o rendimento dele via web, sem sair de casa?
Quanto a pergunta… é muito interessante aprender Java, principalmente para engenharia, uma vez que ele é multiplataforma e etc etc…
[quote=cv]Antes de mais nada, de onde voces tiraram “arquiteturado”? :mrgreen:
Java nao eh “o futuro”, e se “o futuro” for assim, me tirem dele. Java eh o presente, e alguma evolucao dos conceitos que tornaram a plataforma possivel vai ser o futuro. Eu definitivamente espero ver um monte de sistemas em Java rodando daqui a 20 anos, mas eu quero estar bem mais a frente do que isso daqui a 20 anos, nao so profissional ou pessoalmente. ;)[/quote]
CV,
Quando eu disse que ele eh o futuro logicamente naum quero dizer que eh o de jeito que está hoje e naum estou colocando aqui apenas a linguagem, estou mostrando o seu todo. Qual linguagem de programação tem um comunidade como o Java tem e que a cada dia cresce mais ?! Imaginei daqui a 3 anos. A evolução da linguagem eh outro ponto, java está a cada release, cada versão evoluindo, amadurecendo, imagine daqui a 3 anos . E os conceitos que está se fixando cada vez mais com o Java, OO, AOP, Design Patterns !!! Naum foram criados pelo java, mas estão sendo divulgados pelo mesmo…
Agora em um ponto vc tem toda a razão arquiteturado, pegamos pesado :lol:
hahahaha num leve pelo lado pessoall, mas eu acho qeu tirei o dia para te contrariar =) hahahaha
Nada surge do nada e vira um padrão, Java demorou tantos anos para se fundar como o Padrão de mercado, como é hoje. E o Java não é uma linguagem estacionada, a cada dia surgem novas coisas conforme a tendencia do mercado, e é isso que faz com que ela permaneça! E lingueagem realmente não é o problema, mas sim a tecnologia Java, linguagem poderia ser qualquer uma!