Java e video uma combinação que não da certo. outra opção de API sem JMF

Estou desenvolvimendo um projeto particular desktop, na qual preciso atraves de uma webcan conectada ao computador, capturar a imagem atraves do reconhecimento da face (FaceDetection), mas não conheço nenhuma api que faça isso. Tentei utilizar a JMF que não deu certo já que a mesma não reconhece minha webcan do notebook com windos 7. Alem disso muitas pessoas dizem ser uma api devasada.

Por um acaso existe alguma api em java que ajuda nesse trabalho?

Prezado MauNunes,

Também estou às voltas com o JMF, mas pesquisando na Internet, localizei algumas alternativas como o FMJ (Freedom for Media in Java (http://fmj-sf.net/)) e o DSJ (DirectShow Java (http://www.humatic.de/htools/dsj.htm)).

O grande problema é que quando comecei a desenvolver o projeto em que estou trabalhando, foi utilizando Windows XP / Ubuntu Linux 8.04, e com o surgimento do Windows Vista e o Seven, o JMF não reconhece a câmera embutida no Laptop (nem as câmeras externas…), no Linux 10.04 não consegue registrar a câmera, no Linux Educacional 3.0 pior ainda…

Pelo que entendí o DSJ é mais tranquilo de se trabalhar, mas tem um problema que ainda não entendí: Direct Show não é para ser utilizado somente em Windows? E no Linux? Como se resolve este problema?

Se desejar trocar informações sobre o assunto, estou aqui, quebrando a cabeça para dar solução à este problemão…!!!

Faça contato, ok?

Augusto Cesar Nunes

Que tal esquecer um pouquinho do Java?

Tem coisas prontinhas no OpenCV, e de quebra você acaba aprendendo um pouco de C e C++. (Use o Qt se precisar escrever um programa que mostra as tais imagens :slight_smile: )

http://opencv.willowgarage.com/wiki/FaceDetection

(Existe um “binding” bem primitivo do OpenCV para o Java, mas eu não recomendaria ficar quebrando muito a cabeça com isso.)

E ai augustonunes, tudo bem?

Eu ate consegui fazer o JMF funcionar na minha máquina, mas mesmo assim acho ele um pouco devasado.

O problema do JMF não reconhecer a camera do meu notebook era que a instalação do JAVA era para 64bits. Eu apenas baixei e reinstalei o java para a versão 32 bits e ai funcionou. Mesmo assim ele da uma exception que não entendi nada, mas a camera funciona normalmente.

Sobre o FMJ eu ouvi falar, mas pelo que entendi ele tem o JMS por baixo dos panos. O Directshow também ouvi falar, mas não entendi muito o funcionamento dele. Não entendi seu problema em relação ai directshow, poderia me explicar.

Vamos nos falando. Se quiser anota meu e-mail nunes.mauricio@gmail.com.

Olá entanglement !

O meu projeto consiste das seguintes funcionalidades: construção de um aplicativo multimídia que permita gravar/reproduzir/importar/exportar/compactar/redimensionar vídeos (entre outras), com relação a áudio: gravar/reproduzir/importar/exportar…; manipulação de textos (edição) e imagens… tudo simultâneamente…!!! (perguntas / respostas / avaliações…). Tem que “rodar” em Windows / Linux / Mac. Desktop é a primeira exigência, mas num futuro próximo, acesso via internet aos conteúdos…

Inicialmente era para atender apenas deficientes visuais, mas a demanda cresceu e agora o sistema deve atender deficientes auditivos e autistas.

Conforme mencionei anteriormente, o desenvolvimento iniciou-se em Windows XP e paralelamente para teste, utilizei o Ubuntu Linux 8.04. Quando fui a uma escola instalar o sistema, deparei-me com o Linux Educacional 2.0 e 3.0… Muita dor de cabeça… e para completar, o parque instalado nessa escola utiliza um tal de Multiplier: uma máquina com 2 teclados, 2 mouses e 2 monitores… Não funcionou…

Usar C e C++ com Java? Não tenho experiência neste campo. Se puder dar uma orientação de como fazer isso, agradeceria imensamente, pois já estou ficando sem opções no Java.

Abraços,

Augusto

Usar C e C++ com Java também não tenho experiência, só sei que é possivel com JNI. Mas nesse caso em que envolve multimedia acho que ficaria complicado. No meu caso também daria para usar .Net já que minha aplicação só rodara em ambiente Windows, porem também não tenho conhecimento nessa plataforma. No caso do augustonunes já não é possivel.

Mas augustonunes qual o problema que você esta tendo com directshow? O problema é somente quando tenta rodar em ambiente linux?

Sei que já tem alguns meses desde o último comentário desse post, mas como eu também estou a procura de alguma opção para utilizar uma webcam através de Java + Linux… vou dar minha contribuição.

O problema do directshow é que essa solução é construída em cima do Microsoft DirectX, logo, só funciona em plataforma Windows.

Se alguém souber de uma boa solução para utilizar ferramentas multimédia (imagens estáticas ou em movimento e áudio) em Java + Linux e que não seja o defasado e descontinuado JMF… Por favor se pronuncie!!
Obrigado!

Oi kaliosouza, tudo bem?
Por um acaso você já usou o directshow? Tem algum exemplo ai?