JAVA e XML NF-e?

Por favor, eu gostaria de saber como faço para poder criar o meu primeiro programa, ele será um programa para importar um xml de nf-e. Eu gostaria de saber se existe algum código aberto ou disponível no site para trabalhar, ou se alguém puder me ajudar com dicas e orientações por onde começar (eu sei que devo começar aprendo a programar rsrsrs) mas como devo dar inicio ao sistema.

Eu sugiro que você desça muitos degraus e comece a partir de um sistema mais simples.

Estou de acordo. Porém se ainda sim quiser continuar com este projeto. Sugiro inicialmente entender como funciona um xml as tags e como os dados se organizam.

Para iniciar a manipulação do xml e trabalhar com ele recomendo inicialmente a API XStream é bem simples de trabalhar e principlamente na extração dos dados. (JSoup também é bem simples, talvez mais ainda que XStream).

Agora para trabalhar com NF-e, onde trata-se de um xml mais complexo.

Recomendo estudar um pouco de xsd. (Tipo um mapa para geração de uma classe java que reflete o xml).

E JAXB é uma api para parsear um objeto java e xml e vice versa. É um pouco complicado de entender e trabalhar no começo porém o resultado final é muito superior do que a API XStream