Java ECF TEF varias duvidas

Ola pessoal, estou num processo de integração de modulos fiscais no meu ERP (antes tarde do que nunca) e estou com algumas duvidas a respeito de ECF,TEF em java.
Bem ate onde sei estes dois modulos ecf e tef precisam ser homologadas, ate ai tudo bem, inclusive ja tenho um codigo com pdv+ecf rodando com a impressora fiscal bematech mp-20. Mas ai começou as duvidas.
1-Caso eu mande esse codigo para homologar, e algum cliente compre uma impressora fiscal diferente dessa eu devo mandar o codigo para homologar outra vez com as alterações ou a homologaçao se dá apenas uma vez e posso alterar meu codigo sem precisar reenviar para eles??
2-Achei na internet um projeto interessante chamado ACBR monitor alguem ja homologou sistema com ele ???
3-Alguem sabe tambem me dizer o tempo medio para homologar o ecf e o tempo medio para homologar tef ?
Caso nao seja necessario reenviar o codigo para homologar pretendo usar JNA para me comunicar com as impressoras fiscais, pois caso um cliente compre uma impressora fiscal diferente das que eu ja trabalhar fica mais facil implementar, o que vcs acham, ou o que vcs fizeram, sugestoes sao muito bem vindas.

Desculpe a ignorancia, mas nunca homologuei nada entao estou viajando no assunto.
Obrigado.

olá,
Não sei se estou enganado… mas pelo que eu saiba haveria uma empresa responsável pela homologação de seu sistema e você deveria submeter o sistema à validação por esta empresa.
Daqui algum tempo vou ter que mecher com isso também… mas não entrei em detalhes de como é ainda.

Att.

Oi,

Onde sua empresa é sediada? Procure saber quais as empresas homologadoras para ECF (agora com PAF) e TEF, no caso do TEF depende de quais soluções vai implementar como Software Express, Pay&Go…nestes casos apartir de um contato telefone eles te mandam o material para implementação e homologação. Voltando ao assunto ECF, depois de localizar um agente homologador entre em contato, eles te passaram roteiro de homologação com todos os passos e poderão te dar mais detalhes, o melhor caminho é buscar essas empresas e não respostas aqui no forum que certamente serão incompletas como a minha.

Rafael.

A comunicação é feita através das dlls. Quem fornece as dlls e os arquivos de configuração são as fabricantes das impressoras. Você carrega a dll e desenvolve em cima das funções e dos esquemas das fabricantes.

Você já ouviu falar em PAF-ECF? É um roteiro de testes do sistema utilizando o ECF… Acho que pode ser intessante você dar uma olhada nele. Você segue o roteiro e vai atras da empresa certificadora, que faz a homologação.

Sobre o ACBR, não é só pra Delphi?

Nossa… me desculpem aos dois usuários acima. Não vi que vocês haviam postado.

Tem o acbr monitor que fica lendo um arquivo txt, e vc joga os parametros nele e ele faz o resto sozinho.
Agora tenho outra duvida o ecf tem uma taxa anual correto ???
Li em outro forum algo como 1600,00 anuais. Estava pensando que pagava uma vez e pronto.

O ACBR é feito em delphi…
porém seu sistema em java pode se comunicar com ele atravez de Sockets…

o ACBR é uma mão na roda, já que vc so precisar passar os comandos pra ele, ele ja faz o resto, independente da impressora conectada!!!

O mais correto é entrar no site da Secretaria da fazenda do seu estado e baixar a documentação e ler ! eles tem os roteiros a seguir e a lista dos orgão homologadores de todos estados tanta para PAF-ECF e TEF

deveria ao menos postar algum curso de PAF-ECF …

olá… trabalho com automação comercial , temos um software para gerencimanto de lojas no varejo em geral.
ref a alteração do codigo fonte qdo voce for implantar outros drivers para sua aplicação, ao menos o que sei é que,
no estado de São Paulo , não tem problemas em você alterar o codigo fonte, desde que o aplicativo esteja homologado
por uma empresa ceritificadora, se não me engano a seven PDV. podem existir outras, mas não sei afirmar com certeza,
ref ao tempo para homologar… não tem um tempo exato, durante a homologação, pode ser necessário você mecher no
codigo fonte, pelo que sei tmb e das vezes que homologamos nosso software, não teve um tempo exato. ref a implantar novas
impressoras, é bem mais fácil você trabalhar diretamente com DLL’S, ja que a rotina é a mesma para todas e uma vez estando
homologado, não é necessário uma nova certificação a cada produto novo lancado, o que ficaria inviavél, só uma observação,
o modelo MP20, é um modelo descontinuado da BEMATECH, eu não recomendaria, você pode ter dor de cabeça com nota fiscal
paulista, arquivo digital e estas tranqueradas todas… fica ai uma opnião minha.