E ai galera, tudo bem?
Estou no meu último ano de faculdade e estou definindo meu tema para fazer o trabalho de conclusão de curso - TCC. Estou com algumas idéias, mas estou querendo direcionar meus estudos para a tecnologia da plataforma Java, pois quero aproveitar os estudos para tentar uma prova de certificação.
O que vocês acham do tema: Diferenças entre a especificação J2EE 1.4 para Java EE 5 ?
E também como vocês acham que eu poderia direcionar meus estudos de Java EE 5, demonstrando sua aplicabilidade com os conceitos de SOA, alguém ai teria alguma sugestão, idéia ou opinião?
Conto a colaboração dos profissionais que participam do GUJ.
Obrigado,
IMHO, a idéia parece bastante boa, porém acho que vc deveria buscar um tema um pouco mais generico, como mostrar a tendencia atual do mercado que está migrarando de middlewares proprietarios para arquiteturas mais abertas e SOA, aí como exemplo vc poderia citar a diferença entre J2EE 1.4 e JEE 5, entre as primeiras versões do framework .Net para o atual, etc…
Outra abordagem poderia ser de como hj oos desenvolvedores estão procurando metodologias e frameworks mais ageis e produtivos, aí vc pode citar além do JEE 5, Springframework, Grails, etc…
LPJava
sobre tcc vc vai encontrar alguns topicos aqui no guj bem discutido… se fizer uma pesquisa… e sobre o seu tema é algo muito generico sobre TCC. Acredito que antes de escolher o tema… primeiro entenda das metodologias ate vc chegar o tema… tem um processo antes do tema. No link a seguir baixe o arquivo chamado oficina2 e dar uma lida no material… vai ajudar em definir seu tema… esse material é da minha professora de metodologia e me serviu bastante para escolha do tema.
Obrigado LPJava pelo arquivo passado, foi útil e ainda vai ser muito durante o desenvolvimento da minha monografia. Mas eu fiquei com dúvidas em relação as respostas dadas, pois como fuzzyMind disse
e o que o LPJava afirmou:
Minhas conclusões ficaram incontudentes em relaçào as opiniões passadas. Pois gostaria de fazer um trabalho que focasse realmente a tecnologia Java e que me agregasse experiência, pois é com isso que estou trabalhando e pretendo continuar trabalhando quando me formar. O que vocês acham de soluções para SOA utilizando Java EE 5, será que o escopo e a curva de aprendizado é muito grande, pela minha pouco experiência e pelo pouco tempo (até final de setembro) que tenho até a entrega final?
Obrigado,
Leandro.
LPJava
ehhe assim… como tb venho estudando para monografia… e troquei de temas umas 4 vezes… por falta de referencias bibliograficas o suficiente como SOA, outro de J2EE muito generico… o seu tema pode ate ser Generico… mais vc tem que demilitar o que vai falar… Java é uma tecnologia com varios segmentos… com J2EE vc tem varios assuntos abordar… dentro de J2EE, frameworks entao… tem q delimitar qdo enviar para seu orientador ele vai pedir isso para vc… pois quando mais vc delimitar sua mono fica melhor para vc pesquisar e escrever sobre ela… em anexo vou ti colocar um esquema bem legal para ir montando a mono. E tb meu pre-projeto de TCC que começei qdo pensei fazer sobre SOA e desistir…
Por exemplo meu tema agora é Refactoring. Porem to querendo delimitar refactoring a nivel de codigo na linguagem java… pois encontrei um livro sobre a respeito. Refactoring pode ser em varios segmentos, BD, Analise, codigo etc… escolhi codigo… se eu fosse falar de Refactoring apenas ia ficar muito grande e muito mais dificil. .de construir… percebe o problema?
Obrigado mais vez ai LPJava pelos artigos e arquivos passados, muito bons.
Vou analisar com calma o caminho a seguir para os meus estudos, mas pretendo ficar na linha de Java EE 5, quem sabe voltado para SOA. Com os documentos que vc me passou sobre o assunto vou ver onde posso aprofundar, tenho até o fim do mês para obter conclusões mais maduras do tema a seguir.
Achei muito interessante o seu tema, ainda mais a forte ligação com metodologias ágeis de desenvolvimento.
Mas se alguém do GUJ ainda tiver mais críticas ou sugestões a respeito do tema, serão muito bem avaliadas.
Obrigado.
bsmachado
Olá…
faz se puder uma análise de leve sobre Web servers tbem…
Uma área bacana em Java…