Java EE versus PHP

19 respostas
levymoreiraleite

Na empresa na qual trabalho estamos decidindo qual será a linguagem utilizada em 2011 na nossa empresa, quando começaremos a desenvolver pra web um ERP.
Dentre as linguagens ficaram PHP e Java, estou a defender java mas dentre varias questões essas foram pertinentes e eu não soube reponder de forma concreta e com provas:

1- O java usa a JVM o que nos velhos celerons dos clientes deixará o pc ainda mais lento
o que não ocorre com php já que é emulado todo no servidor…
Resposta atual: java ee não precisa da JVM nos terminais…

2- O que o java faz que o php não faz?
Resposta atual : não sei…

As resposta da primeira é valida? E o que posso argumentar na segunda?
Alguem poderia me passar algum link com programas client service (Java ee)
para exemplo, com ou sem codigo fonte…

por hora é isso agradeço a todos que me ajudarem a matar essas questões.

19 Respostas

S

olha irmão, acho que nao concordo muito com a tua resposta.
Mas em fim, php é uma boa lingaguem ja me quebrou muito o galho em alguns projectos. mas o java EE tambem é boa ,alias optima.

mas depende muito de projecto para projecto.

o java EE nao exigi nada no browser do cliente, e respondeste o contrario, apenas se usares aplets exigira alguma coisa do cliente.

1- o java é orientado a objectos de raiz
2- o php nao é orientado a objectos de raiz, apenas nas duas ultimas versões adicionaram a orientacao a objectos.
3-eu acho que mais facilmente se trabalha em equipa no java EE, do que no php
4-eu acho que com o java se segue com mais facilidade os design patterns, mas isso é relativo.

enfim resumindo depende muito de cada projecto, o php pode ter vantagem num tipo de projecto e o java noutro tipo

S

mas estou curioso para ler as opiniões dos outros membros, este topico sera interessante… :slight_smile: :idea:

Tchello

Caraca, as propostas são bem distintas.

JavaEE tem um quinzilhão de recursos, basta listar os recursos de um servidor de aplicações que você já tem bastante argumentos.

Controle de transações com JTA, EJB 3.x, JSF , GWT (vale a pena ver!), JPA (especificação ORM), JMS, etc etc etc etc… na verdade tem que analisar o que vocês querem fazer pra saber o que precisam. Não use as coisas a toa.

Aliás, Celeron??? Isso lá é servidor? hehehehe

Embora uma vez um cliente nosso enviou uma máquina com um celeron, até que rodou muito bem o JBoss 4.2.2 com Java 1.6.
Mas de qualquer maneira…

Abraços.

S

Tchello:
Caraca, as propostas são bem distintas.

JavaEE tem um quinzilhão de recursos, basta listar os recursos de um servidor de aplicações que você já tem bastante argumentos.

Controle de transações com JTA, EJB 3.x, JSF , GWT (vale a pena ver!), JPA (especificação ORM), JMS, etc etc etc etc… na verdade tem que analisar o que vocês querem fazer pra saber o que precisam. Não use as coisas a toa.

Aliás, Celeron??? Isso lá é servidor? hehehehe

Embora uma vez um cliente nosso enviou uma máquina com um celeron, até que rodou muito bem o JBoss 4.2.2 com Java 1.6.
Mas de qualquer maneira…

Abraços.

ops mano, só entendi agora o que eu nao quis acreditar, afinal quando ele se referiu a celeron estava a falar do servidor, hehehehe rararar hshshsh hahahahahahha :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:
eu achei que ele estava a falar do clientes ( onde os browser vao acessar a aplicação)

getAdicted

FONTE: http://www.guj.com.br/posts/list/201503.java

[]'s

Tchello

getAdicted:

É matar uma formiga com uma bazuca!

FONTE: http://www.guj.com.br/posts/list/201503.java

[]'s

Bom, como eu disse, tem que analisar o que eles precisam fazer pra decidir o que usar.

getAdicted

Olá,

Concordo Tchello, desculpe meu atrevimento, dependendo das necessidades, é aconselhável fazer e usar, algo menos potente, sem querer desmerecer, longe disso.

[]'s

Tchello

getAdicted:
Olá,

Concordo Tchello, desculpe meu atrevimento, dependendo das necessidades, é aconselhável fazer e usar, algo menos potente, sem querer desmerecer, longe disso.

[]'s

De forma alguma, não houve intromissão.
De qualquer maneira, só poderemos indicar o que é melhor de acordo com as necessidades dele.

Anyway, estou com receio de dizer que JEE é mais poderoso e oferece mais recursos que PhP pq isso sempre gera flame =Z

getAdicted

Me expressei de forma errada, desculpe, deve-se usar algo que atenda a necessidade da sua empresa, visando menos gastos nos projetos, etc.

[OFF]

Deu vontade de jogar Winning Eleven, olhando essa bandeira da Inglaterra. :lol:

Abraços!

levymoreiraleite

Na realidade o celeron estava falando dos clientes mesmo… desculpe a ma explicação, em questão de servidor os clientes(da empresa) mais ‘simples’ usam core 2 duo será que dá??? Preciso de motivos com provas concretas de vantagens por favor deixem de receio não quero passar 2011 programando em php.
Parabens a todos este forum só tem gente educada… mas por favor quero vantagens com provas que elevem o java ee e ‘derrubem’ (no bom sentido) PHP.
Obrigado a todos novamente.

Tchello

Bom, em uma empresa que trabalhei todos os servidores eram em torno de core 2 duo e rodavam JBoss com um quinzilhão de coisas numa boa.

Qual o porte da empresa em questão? Quantos usuários simultâneos teremos ±??

Aquilo que citei do JEE pode ser usado como argumento, se a equipe for bem capacitada a produtividade, na minha opinião, é bem maior em java.
Fiz meu estágio em PhP e até hoje tenho pesadelos, embora eu tenha consciência de que PhP é muito mais do que vi no estágio (só vi gambiarra).

Como eu disse, sua equipe precisa estar bem capacitada, senão não adianta nada usar java, php, ruby ou o escambal. O sistema vai continuar uma m* e vai ser pouquíssimo performático.

É que com JEE você vai ter que escolher um servidor de aplicações (JBoss, Glassfish, Weblogic, Websphere…), que compreenderá todos os recursos necessários, sendo ainda mais fácil instalar e portar de uma máquina servidora para outra.
Recomendo você pensar seriamente entre o Glassfish e o Jboss, embora possuam contratos de suporte existem versões que podem ser usadas tranqüilamente sem precisar pagar nada. Já usei os dois e recomendo.
Também mexi com Weblogic, que é fantástico pra ambiente de produção, embora seja burocrático demais no desenvolvimento. Porém tanto ele quanto o Websphere são muito bem pagos.

A sim, num servidor de aplicações você ganha muitas coisas de brinde, pools de conexão, fica muito mais fácil você administrar as configurações de DataSource das suas aplicações, sem precisar mexer no código (se é que alguém faz isso).
Caramba, tem mta coisa cara. Da mais uma pesquisada, tem muita coisa MESMO.
Seria legal se sua empresa contratasse alguma consultoria pra treinar a sua equipe durante algum tempo…

BlackDog

levymoreiraleite:
Na realidade o celeron estava falando dos clientes mesmo… desculpe a ma explicação, em questão de servidor os clientes(da empresa) mais ‘simples’ usam core 2 duo será que dá??? Preciso de motivos com provas concretas de vantagens por favor deixem de receio não quero passar 2011 programando em php.
Parabens a todos este forum só tem gente educada… mas por favor quero vantagens com provas que elevem o java ee e ‘derrubem’ (no bom sentido) PHP.
Obrigado a todos novamente.

Meu velho, você tem que observar realmente o que a empresa quer.

Esqueça dos celerons, a aplicação, se for via Web, no cliente, vai ser igual em Java ou PHP. O que eu gosto do Java é a organização, a facilidade de achar frameworks que te ajudam a fazer praticamente tudo.

O fato de ser compilado e totalmente orientado a objeto ajuda. Não desenvolvo em PHP, não conheço as qualidades, mas programo em Java a 10 anos e continuo satisfeito. O que não faço em Java faço em C/C++ ou Lua.

Compare por você, faça uma aplicação pequena em Java e outra em PHP, veja as facilidades e qualidades de cada uma e responda você mesmo para a equipe.

Falou.

levymoreiraleite

Black dog falou e disse, será que é muito chão pra fazer uma aplicação de cadastro de produtos com Java ee jboss … etc?
Poderiam me passar algum link de livros apostilas utilizando de forma clara essa tecnologia (o java em si ja sei usar) falo de java ee
(nunca escrevi uma linha pra java ee)

joede.fadel

levymoreiraleite:
Black dog falou e disse, será que é muito chão pra fazer uma aplicação de cadastro de produtos com Java ee jboss … etc?
Poderiam me passar algum link de livros apostilas utilizando de forma clara essa tecnologia (o java em si ja sei usar) falo de java ee
(nunca escrevi uma linha pra java ee)

Na empresa em que você trabalha tem alguem especializado em java?
Tem gente especializado em PHP?

Antes de definir qual linguagem utilizar, tem que ver qual que são os conhecimentos técnicos da equipe.

Caso tenha pessoal especializado em ambas linguagens, para um projeto maior eu recomendaria a Linguagem Java, pela facilidade de encontrar Frameworks, além do código ficar mais organizado.

Se você está procurando material JEE para estudar:

http://download.oracle.com/javaee/5/tutorial/doc/
http://javafree.uol.com.br/topic-852030-Principais-Frameworks.html
http://java-source.net/open-source/web-frameworks
http://br-linux.org/2008/qual-o-melhor-framework-web-para-java/
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/758/o-universo-dos-frameworks-java.aspx

tinorberto

Acho mão de obra para php mais fácil de arrumar

. Depende do projeto que vc vai desenvolver…

M

Provavelmente vc terá que usar várias linguagens para construir uma aplicação web como um ERP. Eu sugiro vc escolher a plataforma Java se tive consições de contratar suporte da Oracle. É muita experiência em consultoria de projetos ERP na web.

johnny_quest

Então, vi a sua pergunta e respondendo.

Para a melhor escolha de tecnologia, você deve levar em conta vários fatores.

O conhecimento tecnico da equipe que irá desenvolver e manter o sistema rodando.

Ver o tamanho total do sistema, e analisar se as regras de negocios serão complicadas.

E ver os gastos que cada tecnologia pode influir, treinamentos, compra de softwares.

E o principal, analisar se tal ERP irá mudar no futuro, se os padrões resolvem mudar as regras de
negocios, adicionar outros sistemas, etc.

Com base em tudo isso, é possivel escolher a melhor tecnologia.

Se o ERP que vocês irão criar mudar constantemente, sem sombra de duvidas a melhor tecnologia a ser escolhida é
o Java, pois a complexidade do Java consiste principalmente em facilitar a manutenção de Sistema.
80% do gasto de um software, ERP, consiste na manutenção, e somente 20% na criação.

Mas se seu sistema for de poucas telas, poucas regras de negocios, e os requisitos sendo alterados, modificados
raramente, com toda certeza PHP é a tecnologia mais indicada.

Uma analogia é como se PHP fosse um carro GOL, simples, 1.0, mas para andar na cidade é perfeito, e JAVA
é como uma Ferrari, que foi feita para andar à 300 km, mas será complicado utilizar todo o seu poder na cidade, mas
nas rodovias irá andar mais que perfeitamente.

R

Cara, minha opnião é muito simples.

Se vc vai fazer um ERP, que é algo complexo e vc não sabe programar em java, então não o faça. Se vc pretende se aventurar em algo totalmente novo, experimente projetos menores.

Eu acho que Java é sencacional. Se vc sabe JPA 2.0 e JSF 2.0 a fundo (tenha lido pelo menos um livro inteiro de cada assunto) vai na fé meu filho. Vai que java é a salvação, mas apenas para quem conhece.

paulofafism

É como alguns já falaram você tem que analisar o nível de conhecimento técnico do seu time de desenvolvedores. Verificar se possuem conhecimentos em Java, se já desenvolveram algo em Java para Web, tempo para desenvolvimento do projeto e dentre outros fatores.

Criado 20 de novembro de 2010
Ultima resposta 29 de nov. de 2010
Respostas 19
Participantes 11