Java EE vs PHP - Quais as diferenças?

Olá, pessoal do forum!

É o seguinte, eu tenho uma certa experiencia em JAVA SE e, sinceramente, eu gostei bastante da linguagem, e nao pretendo largá-la…

Porém, pesquisando um pouco sobre os estágios oferecidos aqui na minha cidade ( Goiânia ), percebi que a grande maioria é em programação para web.

A maioria tem como requisitos programação em PHP, saber HTML, CSS e Javascript.

Então agora eu to em um impasse…

Estava pensando em começar a estudar para a certificação em Java, a SCJP, mas agora não sei se esse é o melhor caminho: seguir com java ou migrar pro php…

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa situação, e também quais as principais diferenças entre java web e php, bem como o mercado, qual é melhor remunerado no futuro, dependendo da localização.

Em particular, umas das grandes diferenças é que no Java existem uma grande quantidade de Bibliotecas prontas, além de uma comunidade bastante ampla e bem ativa!
Mas sinceramente hoje em dia as linguagens são bem parecidas, tudo o que você faz com uma você faz com ou outra, portanto estude o PHP tbem e aproveite as oportunidade na sua cidade.

Boa Sorte!

Boa tarde!

Cara cada linguagem tem suas vantagens, para mim php parece ser mais fácil de aprender. Portanto vale a pena você aprender. A lógica por traz de tudo é a mesma, assim sabendo java você aprenderá php rapidamente.
Contudo não abandone Java, ainda mais se você já sabe, continue aprendendo.
Java é uma linguagem muito forte, com muitos recursos e frameworks, muito exigida pelo mercado.

Java sempre tem novidades sendo lançadas, como o JavaFX que tenho visto muito falar e que pretendo estudar em breve.
É isso ai!

Java na maioria das vezes é muito melhor remunerado. Procure outros lugares que anunciam ofertas de estágio que poderá encontrar o que você quer. Se for entrar no mundo PHP pode acabar se acostumando e começar a se desvalorizar.

Cara alem de java ser mais remumerado e ter sempre novidades é preciso tomar cuidado com essas vagas que dizem php com mysql e css e html, muitas vezes essas vagas acabam transformando o programador em webdesign o que ocorre mais raramente com o programador java que trabalha mais com projetos reais de programação se importando com a logica do negocio e não com interface

Exatamente, vira um faz tudo e ainda é menos valorizado.

[quote=ppro11]Em particular, umas das grandes diferenças é que no Java existem uma grande quantidade de Bibliotecas prontas, além de uma comunidade bastante ampla e bem ativa!
Mas sinceramente hoje em dia as linguagens são bem parecidas, tudo o que você faz com uma você faz com ou outra, portanto estude o PHP tbem e aproveite as oportunidade na sua cidade.

Boa Sorte![/quote]

Muito obrigado pelas dicas, amigo :wink:

Quando vc diz que são bem parecidas, é porque a maioria utiliza a orientação a objetos? E só muda mesmo a sintaxee, mas o jeito de programar é parecido?

Javaflex e rei_nl_ds, é exatamente esse o meu medo. O de iniciar com PHP, que dizem que é mais fácil, e acabar me acostumando à linguagem. E isso que vocês disseram é verdade, muitas vezes um programador em PHP acaba indo mais pra parte de design, e não é isso que eu quero.
Além disso, a parte da remuneração é bastante importante pra mim.

Vocês sabem algo sobre certificação? Possuem? Em quanto tempo se dedicaram para tal, até conseguirem?

Obrigado pela ajuda!

[quote=Fedegas]Javaflex e rei_nl_ds, é exatamente esse o meu medo. O de iniciar com PHP, que dizem que é mais fácil, e acabar me acostumando à linguagem. E isso que vocês disseram é verdade, muitas vezes um programador em PHP acaba indo mais pra parte de design, e não é isso que eu quero.

Vocês sabem algo sobre certificação? Possuem? Em quanto tempo se dedicaram para tal, até conseguirem?

Obrigado pela ajuda![/quote]
Sobre certificação não posso te ajudar, nunca me interessei nem tive necessidade. É um tipo de comércio que pessoalmente não sou a favor, certifica em saber decorar para o momento da prova, mas facilita muito as coisas ter a cartolina, tem empresas que valorizam muito, principalmente consultorias. Voce que está se formando ainda pode ser bom proveito estudar pra certificação agora. Aqui tem um forum só disso: http://www.guj.com.br/forums/show/11.java, vai navegando que deve encontrar muita coisa interessante pra o que voce quer, se nao encontrar faz uma pergunta la.

[quote=javaflex][quote=Fedegas]Javaflex e rei_nl_ds, é exatamente esse o meu medo. O de iniciar com PHP, que dizem que é mais fácil, e acabar me acostumando à linguagem. E isso que vocês disseram é verdade, muitas vezes um programador em PHP acaba indo mais pra parte de design, e não é isso que eu quero.

Obrigado pela ajuda![/quote]
Sobre certificação não posso te ajudar, nunca me interessei nem tive necessidade. É um tipo de comércio que pessoalmente não sou a favor, mas facilita muito as coisas, tem empresas que valorizam muito, principalmente consultorias. Voce que está se formando ainda pode ser bom proveito estudar pra certificação agora. Aqui tem um forum só disso: http://www.guj.com.br/forums/show/11.java, vai navegando que deve encontrar muita coisa interessante pra o que voce quer, se nao encontrar faz uma pergunta la.[/quote]

Mais uma vez, muito obrigado pela compreensão :slight_smile:
Ainda estou no segundo período de engenharia de computação, então to tomando meus rumos por enquanto…
Vou começar a estudar para a certificação, aos poucos, sem pressa…
Experiências nunca são demais.

O motivo do tópico era justamente pra eu me decidir logo sobre qual caminho seguir, porque oportunidade de estágios nessa área existem, porém eu to querendo pensar um pouco além disso…

[quote=Fedegas]Olá, pessoal do forum!

É o seguinte, eu tenho uma certa experiencia em JAVA SE e, sinceramente, eu gostei bastante da linguagem, e nao pretendo largá-la…

Porém, pesquisando um pouco sobre os estágios oferecidos aqui na minha cidade ( Goiânia ), percebi que a grande maioria é em programação para web.

A maioria tem como requisitos programação em PHP, saber HTML, CSS e Javascript.

Então agora eu to em um impasse…

Estava pensando em começar a estudar para a certificação em Java, a SCJP, mas agora não sei se esse é o melhor caminho: seguir com java ou migrar pro php…

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa situação, e também quais as principais diferenças entre java web e php, bem como o mercado, qual é melhor remunerado no futuro, dependendo da localização.
[/quote]

O tipo de organização do PHP é equivalente ao de uma favela no morro. Foi crescendo desorganizadamente e agora é tarde de mais. Dá para fazer coisas legais mas com muito esforço. A maioria das pessoas que trabalha com php têm pouco tempo de carreira e não organizam as cosias direito (vai dai em java tb não, mas pelo menos o java EE força mais padrões à priori)

O Java EE é muito mais que web. É para todo o tipo de servidor. Com recursos avançados. Para a web concretamente o java não lhe dá uma forma de fazer, lhe dá várias. Existem vários produtos criados em cima do básico ( os chamados frameworks web) para ajudá-lo a ser mais produtivo. Mas se quiser programar do mesmo jeito que em php, também ( mas com uma sintaxe diferente, obviamnete).

Vale a pena investir em PHP ? Na minha opinião não.
Mas realmente é complicado remar contra a maré.

Acho que por agora, estudo java, faça umas experiencias em casa, faça um sitezinho para ver como é. Os conceitos base (HTTP/ HTML) são os mesmos para todas as tegnologias , então vc irá aprender algo utíl. Mas eu só iria para o PHP se não houver outra opção.

Então Fadegas eu também não possuo certificações ainda, gostaria que alguém ai do guj pudesse dar-nos mais dicas a respeito.
Estou terminando a minha faculdade esse ano, então ainda não busquei nenhuma certificação. Entretanto esses dias estava conversando com o meu professor sobre como é duro entrar no mercado para os profissionais sem experiência e ele me disse que hoje as certificações estão servindo para isso: Uma empresa atesta que você sabe trabalhar.