[quote=Fedegas]Olá, pessoal do forum!
É o seguinte, eu tenho uma certa experiencia em JAVA SE e, sinceramente, eu gostei bastante da linguagem, e nao pretendo largá-la…
Porém, pesquisando um pouco sobre os estágios oferecidos aqui na minha cidade ( Goiânia ), percebi que a grande maioria é em programação para web.
A maioria tem como requisitos programação em PHP, saber HTML, CSS e Javascript.
Então agora eu to em um impasse…
Estava pensando em começar a estudar para a certificação em Java, a SCJP, mas agora não sei se esse é o melhor caminho: seguir com java ou migrar pro php…
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre essa situação, e também quais as principais diferenças entre java web e php, bem como o mercado, qual é melhor remunerado no futuro, dependendo da localização.
[/quote]
O tipo de organização do PHP é equivalente ao de uma favela no morro. Foi crescendo desorganizadamente e agora é tarde de mais. Dá para fazer coisas legais mas com muito esforço. A maioria das pessoas que trabalha com php têm pouco tempo de carreira e não organizam as cosias direito (vai dai em java tb não, mas pelo menos o java EE força mais padrões à priori)
O Java EE é muito mais que web. É para todo o tipo de servidor. Com recursos avançados. Para a web concretamente o java não lhe dá uma forma de fazer, lhe dá várias. Existem vários produtos criados em cima do básico ( os chamados frameworks web) para ajudá-lo a ser mais produtivo. Mas se quiser programar do mesmo jeito que em php, também ( mas com uma sintaxe diferente, obviamnete).
Vale a pena investir em PHP ? Na minha opinião não.
Mas realmente é complicado remar contra a maré.
Acho que por agora, estudo java, faça umas experiencias em casa, faça um sitezinho para ver como é. Os conceitos base (HTTP/ HTML) são os mesmos para todas as tegnologias , então vc irá aprender algo utíl. Mas eu só iria para o PHP se não houver outra opção.