Vou fazer um curso de Java e andei pesquisando algumas escolas aqui em Brasília.
X25 (Escola bem conceituada):
Seriam 2 cursos, Programação Java(44 horas) e Desenvolvimento em Java para web (48 horas)
Total de horas: 92 horas
Inicio: 09/02/09
Término: 15/05/09
BlueStar (Tb bem conceituada):
Curso de Java completo, do básico ao avançado com preparatório para certificação 1.5.
Total de horas = 230 horas
Início: Março/2009
Término: Março/2010
Esse da BlueStar em questão de conteúdo é bem melhor sem dúvida, porém, a duração é de 1 ano.
Na X25 eu acabaria em Maio/2009.
Na BlueStar acabaria em Março/2010.
A intenção é sair do meu emprego atual e trabalhar com Java até Maio desde ano. Sou formado em Sistemas de Informação e quero começar a trabalhar na área(já passou da hora! hehehe).
No meu caso, que gostaria de trabalhar com Java daqui uns 3 meses… é melhor o curso mais curto? ou o curso longo já deve me dar uma base para entrar no mercado de trabalho em 3 meses?
Qual é o melhor no meu caso???
Agradeço à todos.
Abraços,
Gustavo Tadeu.
Depende da sua dedicação: em 3 meses vc pode não ter tempo de praticar bastante e pode boiar nas aulas mais importantes, por exemplo.
Java, como qq linguagem, exige dedicação e tem uma longa curva de aprendizado. Um bom profissional leva anos para se firmar. Eu pensaria com cuidado 
Boa Tarde Gustavo,
Acho que independente do curso que escolher, uma boa bibliografia, um livro do tipo “Core Java - Fundamentos e Avançados” será de boa valia, para acompanhar as aulas (e lógico, estudar por fora!), pois poderá se adiantar na turma e fazer questionamentos mais , como dizer… aprofundados e se aproximará dos “abacaxis” que lidará com o dia a dia
Quem sabe, porque não, ganhar um instrutor como “padrinho” pra te ajudar nesse seu novo desafio.
Boa sorte 
Opa, ao meu ver compensa vc fazer o curso de 1 ano, pq já é um preparativo pra certificacao e vc será “avancado” qdo o contexto for java.
Mas como disse o nosso amigo LeoMarola vc terá que estudar por fora tb!!!
OBS> não é que o curso dure 1 ano que vc ficará TODO esse tempo sem emprego, lógico que aparece e vc pode cursar o curso e trabalhar tb… (experiência própria!!!)