Java em Curitiba - Valores $$$

7 respostas
V

Pessoal,

Estou me mudando pra Curitiba e gostaria de saber do pessoal que mora por lá qual a faixa média salarial (CLT ou PJ) para um desenvolvedor java senior.

É que andei pesquisando uns fóruns e me assustei com que vi (uma vez que o custo de vida em Curitiba não é tão menor que o de SP). Vi casos em que o programador pleno ganha R$1.500!!!

Alguém aí saberia ajudar?

Abraço,

Vinicius

7 Respostas

P

Ola,

Eu nao trabalho mais em Curitiba, mas meus amigos comentaram que para Java Senior esta na faixa de R$ 45 a R$ 60 reais como PJ.

Claro que deve ter gente senior ganhando mais ou menos, mas me disseram que esse eh o valor para empresas de grande porte.

Quanto ao custo de vida eh verdade, morar bem em Curitiba eh bem caro, quase tanto quanto em SP.

Um abraco

maquiavelbona
Na última vez que me atualizei sobre os valores de Curitiba, não estavam tão diferentes do de São Paulo, ligeiramente inferiores. Os lugares que melhor pagavam eram (isso já faz mais de ano):

-São Paulo e Rio de Janeiro;

-Brasília;

-Curitiba;

-Interior de São Paulo;

O que muda nesses lugares é custo de vida. As 3 primeiras opções tem um custo de vida bem alto.

Até!

marcosbrandao

Não acredito que o custo de vida em Curitiba seja parecido com SP.
Tenho ido bastatnate a Curitiba e o que pude notar em relação a Blumenau, onde moro:

• Onibus mais barato.
  • Mercado mais barato.
  • Aluguel, depende muito do local, mas na média o preço é parecido.
  • Seguro de carro, e plano de saúde mais baratos.
  • Alimentação, lanches, e derivados mais caros.

Aqui em Blumenau o custo de vida não é alto. E lá as coisas parcem ser mais baratas que aqui.

ViniGodoy

Não, o custo de vida aqui é bem inferior ao de São Paulo (capital), especialmente os custos de aluguel e transporte.
Os salários são inferiores também.

O salário CLT aqui para programador júnior gira entre R$1500,00 a R$2600,00, dependendo do tamanho da empresa e do local. A melhor remuneração costuma estar na indústria (Siemens, Volvo, Renault, Bosch).

Quanto a PJ, o valor ali está correto. De R$45,00 até R$60,00. Mas tome cuidado. Tem muita empresa pouco ética no mercado, disposta a queimar o filme do funcionário ao invés de admitir um erro por parte do comercial.

D

Eu sou de Curitiba e trabalhei lá com TI uns 5 anos e estou em Sampa, realmente o custo de vida é bem mais baixo eu diria no minimo uns 25% e no máximo uns 50% depende muito de onde você vai morar.

E é verdade sim tem muita empresa lá que não tem vergonha na cara em admitir falta de planejamento e organização, essas bem do tipo “Só o meu lucro importa!”

louds

Essa questão do custo de vida é uma perda de tempo discutir, pois a maioria das pessoas não estrutura de gastos parecida.

Filhos fazem diferença por conta dos custos educacionais.
Carro influi por conta do seguro e combustível.
Alimentação depende do cardápio de cada um - arroz-feijão todo dia contra vinho espanhol de primeira
Distancias dependem sempre de onde vai morar e trabalhar, a não ser que seja uma cidadezinha minúscula.

Comparativos de custo de vida tem que levar em conta a faixa social e perfil de gastos da pessoa. Uma comparação com alguém que vive com 1.500 é inútil para outro que vai ir ganhar 15.000.

V

Pessoal,

Obrigado pelas respostas.

Estou mais tranquilo no que se refere aos valores uma vez que minhas primeiras pesquisas apontaram para valores absurdamente inferiores aos apontados. Isso me preocupou pois o custo de vida em Curitiba é inferior ao de SP mas não tão inferior assim (por exemplo, no primeiro momento verifiquei que, proporcionalmente, o salário caía mais que o custo de vida).

Bom pessoal, vou atualizar o CV, assinar a Catho e virar usuário assíduo do Apinfo e NetCarreiras.

Mais uma vez, obrigado.

Abraço,

Vinicius

Criado 1 de junho de 2008
Ultima resposta 4 de jun. de 2008
Respostas 7
Participantes 7