Java em ERP

Bom dia! Galera…

Gostaria de saber se algum de voces conhece algum ERP desenvolvido em Java, pois atualmente estamos querendo migrar de uma linguagem para outra, porém todas a empresas de desenvolvimento e auditoria dizem que Java é inviável, por ser altamente lento o desenvolvimento, dizem que um projeto de 1 ano pode levar 3 ou 4 anos para ficar pronto, dão exemplo de empresas que entraram no Java e tiveram que abandonar por causa da lentidão e custo de desenvolvimento.

Eu não acretido que seja tão ruim assim, tem que ter algo mal contado nessa história, gostaria da opnião de vocês.

Obrigado pela atenção de todos.

Muitos dos projetos de que não deram certo é por falta de planejamento adquado, equipe treinada, etc.
Se vocês conseguirem treinar a equipe, conseguir uma pessoa com experiência em java para dar consultoria,
é possível fazer o projeto em um tempo razoavel.
Recentemente participei de um projeto de aplicação JEE, a nossa equipe tinha seis pessoas, fizemos em 5 meses.
Nesta aplicação utilizamos Glassfish, EJB, WebServices, JMS, etc, ou seja praticamente tudo o que a especificação
JEE oferece. E fomos aprendendo a usar estes recursos todos durante o proejto, e o resultado ficou muito bom.
Trabalhamos pra caramba! E fizemos o curso no meio do projeto, até porque não teve outra jeito, e foi ministrado
pela CAELUM. Muito bom o curso, indico para vocês.

Sinceramente não acho que nenhuma linguagem triplique o tempo de desenvolvimento, principalmente pela quantidade de frameworks de aplicação, componentes e ERPs… muito precipitada essa afirmação, e quanto a sua pergunta existe uma série de ERPs para java, como vc não especificou qual o dominio da aplicação vai ae a lista http://java-source.net/open-source/erp-crm

UM ERP muito bom e 100% Brazuca

http://sites.google.com/a/stpinf.com/freedom-erp/

Só que ele é em Desktop.

Mas é Java e roda perfeitamente

esses dias atras eu fiz uma entrevista em uma empresa que usa o compiere, citado na lista passada ai em cima pelo oitavo_anjo… me foi dito la que tem interface swing e web, tem um framework especifico pro desenvolvimento swing, o q não me pareceu obrigatório… me pareceu ser bom sim…

Trabalho na area de varejo, seria um ERP para supermercados e Hipermecados. Seria um projeto relativamente grande.

Estamos tentando achar um caminho, estamos tentando colocar o Java mas está dificil, ainda mais com as empresa de software externa falando que a linguagem é muito lenta para desenvolvimento…

provavelmente estas empresas não tem pessoal (muito menos know how) em java e por isso estão tentando empurrar o que eles tem.
Nunca ouvi falar que uma linguagem vai triplicar o tempo de desenvolvimento de um projeto, só se colocarem um monte de estagiarios pra desenvolver, mais aí pode ser com qualquer linguagem.
Em um projeto deste tipo a maior parte do tempo é gasto com analise e não implementação.

Carreira_p,

Tb tenho uma idéia similar… e tenho dúvidas qto ao C# e Java… sou programador C#, mas faz uns 10meses
q venho futucando Java, já cheguei a fazer um pequeno projeto, to agora qurendo (já iniciei) implementar a NFe
em Java… e se tomar coragem partir pra um projeto maior.
Eu gasto um pouco mais de tempo em Java, pq n uso alguns fremeworks q poderiam me ajudar, como o Swing Application,
pq na verdade n queria usar e pra mim, a perca de tempo maior se dá com alguns controles, como por ex.:

  • JComboBox
  • Table,
    sinto um pouco de dificuldade devido a facilidade do Combox e DataGridView do C#, mas fora isso, o basicão é super tranquilo, e
    por mais tempo q gaste a mais (q n acredito ser muito), tem a vantagem de ser multiplataforma, e isso me atrai :D.

Falew!

Mania feia de programador… rsrs**
Achando que um projeto de software se restringe à codificação.
AINDA que fosse um desenvolvimento lento… os demais processos [análise, projeto, teste, blá blá blá] seriam OS MESMOS, e ESSES é que deveriam tomar o tempo da equipe, e não a codificação.

ALEM DO MAIS,
Java não perde em produtividade pra nenhuma linguagem.
TALVEZ perca pra algum ambiente… mas, uma vez q vc também tenha um ambiente e arquitetura bem definidos… morreu, fiiiih
Produtividade é isso ai:

Vc usa um grid toda hora q vem do banco de dados?
Pois crie um gride q receba um resultSet e pronto. Nunca mais terá que fazer um grid.
Vc tem um comboBox que vem do banco e aparece uma borboleta toda vez que clica?
Pois crie um comboBox que receba um resultSet e desenhe uma borboleta… E NUNCA MAIS terá que desenhar uma borboleta…
hehehe

E, com uma arquitetura bem definida, a questão da performace pode ficar tão boa ou talvez melhor que qualquer um outro ambiente…

rsrs**
Desculpa de "hello World"er essa q passaram pra não usar java…

Proteus,

Eu sei q n restringe à codificação.
Trab com C# e sei das tecnologias q o envolve e sei q isso n é diferente no Java.

Com Java, como havia dito, fiz apenas pequenos projetos, e neles senti isso com
algumas coisas q sitei duas, mas infelizmente n tenho o mesmo conhecimento q
tenho em C#, por isso ainda futucando.

Desenvolver com JPA por exemplo, acho mais tranquilo do q com o EntityFramework,
mesmo tendo o LINQ pra dar um super Plus.

Qto à performance, n sei como se comporta em aplicações de grande porte, mas
meus testes com tabelas simples, relacionadas ou não, entre Java x PostgreSql e
.Net x Sql Server, não são de incomodar, alías, tem casos q são praticamente iguais.
Ah, estou falando de aplicações Desktop.

E n sei se percebeu, mas n dei desculpa para n utilizar Java, muito pelo contráio,
senão fosse isso, continuaria com o meu .Net quietinho *r. Diferenças entre as duas
linguagens são poucas, muito poucas, mas entre as plataformas há diferenças, daí
exige um pouco mais de aprendizado.
Quem já está em Java há algum tempo, claro, ótimo, mas gente, como eu, chegando “agora”
tem q gastar um tempin, n tem jeito.

Mas sou persistente e vou tentar Java por muito tempo, vc mesmo vai ver muitas perguntas
minnhas, com dúvidas “banais” aqui no forum… e conto com sua ajuda :smiley:

Falew.

Eu me referia a esse povo ai…
:S

Puz, tinha visto aquilo n *rrr

Tudo isso é verdade, não é o tipo de codigo que é importante, mas a gestão do projeto e qualidade do codigo ele mesmo… estava pensando sobre todas as soluções com codigo girada automaticamente :? :arrow:

Respondendo ao topico…

sim existe erp feito em java:

http://adempiere.org/home/

esse ai ainda é open source…ja mexi um pouco com ele a mto tempo atraz…