Java em linux -> Ubuntu 6.06

13 respostas
V

boa tarde!

Alguém aqui programa páginas de internet usando java em linux?

Gostaria de criar um OLÁ MUNDO em java usando linux. Algum material?

Abraços

13 Respostas

ateubh

hã :?:
programar em linux é igual a programar em windows

T

Isso que é o legal do Java.
A programação é quase igual - só levar em conta que em Unix/Linux a diferença entre minúsculas e maiúsculas em nomes de arquivos é respeitada, e no Windows (em 99,999% do tempo) essa diferença não existe. *

• Os 0,001% do tempo ocorrem quando você usa o modo de compatibilidade Posix no Windows, mas isso é difícil de ver alguém usar.
P

Desculpem por estar mudando o foco do post…

thingol…
Existe alguma maneira de configurar o windows para que ele diferencie maiusculas de minusculas ?

é que meu ambiente de desenvolvimento é plataforma windows e producao Solaris !!!

Vlw

T

A resposta simples é “não”.

A resposta complicada é: é possível criar arquivos em modo de compatibilidade Posix, onde minúsculas e maiúsculas são diferentes, mas isso requer que seu programa esteja em modo de compatibilidade Posix (ou seja, não dá para fazer isso em um programa Java qualquer; mesmo para um programa C/C++ é difícil fazer isso. Provavelmente só o Interix, que é um ambiente Posix que roda em Windows, hoje em dia vendido como “Unix Services for Windows” ou coisa parecida, é que é capaz de fazer isso.

Para o seu problema “desenvolvimento x produção”: uma forma de você fazer isso, se você tiver uma máquina com uma boa quantidade de memória (digamos 2GB) é criar uma máquina virtual Solaris X86 ou Linux rodando sob VMWare Server (o VMWare Server é de graça, se não me engano). Provavelmente seu ambiente de produção é Solaris Sparc (a menos que você esteja usando uma das novas máquinas da Sun que usam processadores Opteron). Mas aí é só para um teste rápido, do tipo “Será que eu lembrei de pôr todas as páginas estáticas HTML com os nomes certos?”

V

Me desculpe pessoal…

Eu não fui claro o suficiente.

Eu não programa nada em java. Porém trabalho a muito tempo com linux. Programo em PHP + Oracle.

Eu estou querendo iniciar o aprendizado em java só que em plataforma Unix/Linux. Se alguém tiver ou souber de algum material que explique como configurar o Javae e Eclipse para começar a programar do zero, eu vou agradecer D+

Valeu

peczenyj

Qual a sua dificuldade?

Só instalar ambos e correr pro abraço. Vc ja tentou instalar algum deles? Qual a distribuição que vc usa?

Eu baixei o eclipse pra linux, descompactei, entrei no diretorio e fiz ./eclipse

ok?

V

Eu uso o Ubuntu 6.06

Já instalei o eclipse 3.1

Só que agora eu não sei como eu devo começar… Como configurar o servidor para interpretar arquivos java…

T

Acho que a primeira coisa é baixar o pacote do JDK. Se não me engano, na área “non-free”, dá para puxar via apt-get o JDK (existe um pacotão agora para o Debian / Ubuntu.)

Acho que depois de configurar corretamente o apt-get, o comando é:

apt-get install sun-java5-jdk

Dê uma olhada nesta página.
http://wiki.oss-watch.ac.uk/UbuntuDapper/Remaster

Depois, baixar a nova versão do Eclipse (3.2), e baixar os plugins “Callisto”. Um deles é específico para aplicações Web (se não me engano é o WTP).

DISCLAIMER - Eu não uso o Linux direto; portanto pode haver um monte de incorreções no que estou dizendo aqui.

V

Você pode me falar mais sobre esses plugins Callisto?

P

Uso o Ubuntu 6.06 + NetBeans 5.

Baixei via apt-get, nesse Linux vem o java 1.4.2 (dá um java -version no terminal), um java mais novo, se não me engano é a versão 1.5.0.6 e depois para passar a usar essa versão é só fazer um update no terminal para o Java.

Uso o NetBeans na boa.

Se precisar do repositório posta que eu mando para vc.

T

Uma coisa que é muito chata no Eclipse é juntar os plugins certos com as versões certas do Eclipse. Por exemplo, você tem um plugin que só funciona no Eclipse 3.0 mas não no 3.1 que você gostaria que rodasse com um plugin que só funciona no Eclipse 3.1 mas não no 3.0 etc.
O projeto Callisto tentou pegar os plugins do projeto Eclipse mais usados e testá-los todos juntos, para ter um “pacotão” com tudo testado e pronto para usar.

V

petter:

Se precisar do repositório posta que eu mando para vc.

Manda aí o repositório do netbeans…

Valeu

T

ola!

se vc esta comecando, comece usando os editores de texto como o emacs, vim, elvis, nano, etc
depois que se acostumar com a sintaxe, os principais comandos, compilar, etc, pegue os editores mais “power” como o eclipse, netbeans, etc.

como nota, o BlueJ tem ficado bastante popular entre as pessoas que querem aprender java e principalmente OO

Criado 6 de julho de 2006
Ultima resposta 7 de jul. de 2006
Respostas 13
Participantes 7