Java em Linux

Olá pessoal!

Estou tendo problema na migração do Wondows para o Ubuntu 8.10.
Instalei o jdk-6u12, até ai tudo blz. COnfigurei suas váriáves de ambiente normalmente. Java o comando java -version e ele me retornava:

version "1.6.0_12" Java(TM) SE Runtime Enviroment (build 1.6.0_12-b04) Java HotSpot(TM) Serveer VM (build 11.2-b01, mixed mode)
O javac me retornava o Help… tudo na paz…
Fui pegar o eclipse no repositório do Ubuntu (apt-get install eclipse). baixou mas era o antigo (3.2), então, pelo gerenciador de pacotes eu o removi. Depois dessa remoção o Java parece ter endoidado… pelo comando ‘java -version’ ele não me retorna mais a versão correta. Ele retorna isso:

java version "1.6.0_0" IcedTea6 1.3.1 (6b12-0ubuntu6.1) Runtime Environment (build 1.6.0_0-b12) OpenJDK 64-Bit Server VM (build 1.6.0_0-b12, mixed mode)
Achei a versão Ganymede do Eclipse para a minha plataforma e ao abrir o meu projeto vi que o eclipse acusava erro nas minhas linhas que faziam do frame um frame semi-transparente. Essa opção de frame transparente vem da versão mais nova do Java, eu usava no Windows a versão 6u11 e isso dava certo mas agora estou com a update 12, será que o eclipse que baixei do repositório do Ubuntu estragou a minha versão instalada?

O tutorial que segui para instalar o Java obtive aqui mesmo no guj: (http://www.guj.com.br/content/articles/java5_linux/guj_java_linux.pdf)

Help gente… tem 4 dias que estou nessa batalha nem no www.vivaolinux.com.br não consegui uma solução…
Dá uma dó em pensar em voltar pro Windows… tá tudo instaladinho aqui… mysql, eclipse, java, gerador de interfaces e outros…mudar agora de novo é osso…

Obrigado gente! :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

tenta remover o java (icetedTea) pelo apt-get e reconfigurar as variaveis de ambiente apontanto novamente para o jdk (sun) que vc instalou.

[]'s

Salve!
Tive este mesmo problema com o Debian… no meu caso tive que remover o gij, que eh a JVM default da instalação.
No seu caso o problema deve ser o mesmo embora o nome do pacote seja diferente.

Falows

Tem que remover o java que veio junto com seu apt-get install eclipse. Ou vai na pasta /usr/bin e lá dentro tem os arquivos java, javac. Uma solução é remove-los e fazer um link simbolico pra sua maquina virtual.

Exemplo.

ln -s caminho destino (ou o contrario)

Ou seja:

ln -s /home/usuario/development/jdk1.6.0_10/bin/java /usr/bin/java
ln -s /home/usuario/development/jdk1.6.0_10/bin/javac /usr/bin/javac

O java que o Diego falou seria esse? O primeiro? (runtime). Então removo-o e seto as variáveis outra vez?

Só uma pergunta: O que ese bichinho (figura) tem hà ver com Java? O que simboliza esse carinha?

Fui à pasta /usr/bin e deletei os arquivos java e javac. Blz… em seguida dei o java -version e ele me mostrou a versão correta ‘1.6.0_12’, declarei as variáveis novamente, sem problemas, confirmei com o java -version e tudo normal. Ao abrir o eclipse notei que estava tudo igual, apresentando os mesmos problemas e constando a livraria com o jdk 6 open jdk (ou algo assim), então fui no gerenciador de pacotes e tentei remover " jre 6(default)" ou algo parecido então o gerenciador sugeriu que mais pacotes deveriam ser removidos inclusive o jdk 6. Removi, reiniciei, removi e reinstalei o java (jdk 6u12), declarei novamente as variáveis e reiniciei outra vêz. Agora o problema piorou… ao dar o java -version ele retorna que estou usando a versão “jdk1.5.0” mais antiga ainda e agora dá pau na hora de abrir meu projeto. No eclipse não consta mais a versão do java, não roda, não exibe as classes nem o conteúdo dos projetos. Tá osso…

Aqueles dois ítens que mostrei no print agora estão desmarcados.

Helpe-me…light??
:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:

Pelo que diz o eclipse, o java não está instalado mas está instalado e configurado as variáveis.

[quote=gqferreira]Só uma pergunta: O que ese bichinho (figura) tem hà ver com Java? O que simboliza esse carinha?
[/quote]
A personagem desenhada no ícone? É o “mascote” da Sun. símbolo do OpenJDK (justamente a versão que você estava usando).

Quanto ao seu problema, se a JDK não estivesse instalada, o Eclipse nem abriria… acho que, como ele disse, a JDK (a antiga) não existe. Tente fazer o seguinte:

Vá no menu ‘Window’ -> ‘Preferences’.

Do lado esquerdo escolha ‘Java’ -> ‘Installed JREs’.

Do lado direito, remova a JRE antiga e clique em ‘Add…’

Escolha ‘Standart VM’

Configure o local de instalação (no caso o local de instalação da JDK/jre).

Clique em ‘Finish’ e veja o que ocorre!

Marcos, a sua idéia até que funcionou mas o eclipse se tornou muito instável trava muito e se fecha toda hora. Quando é iniciado ele dá uma travada e ica um tempinho escuro (o carregamento, tela roxa) depois volta, ao abrir alguma classe logo ao exibi-la ele se fecha sozinho. Na hora de escolher o workspace ele mostra isso:.(veja a imagem).
Já peguei outro eclipse no site do eclipse, reiniciei a máquina, redeclarei as váriáveis e nada. No console ele continua acusando a versão 5

O problema é mesmo a versão da JDK… você pode desinstalar absolutamente TODAS as versões no seu micro e depois instalar apenas a última versão do OpenJDK.

Consegui resolver da seguinte maneira: do jeito que estava instalei novamente o jdk pelo adicionar e remover programas. Como eu já havia mostrado pro eclipse a jre que ele deveria usar, ele parou de travar e se alto-fechar, no entanto continuou usando a jre1.6.0_12 que eu o adicionei no eclipse.
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

http://hamacker.wordpress.com/ubuntu-perfeito-versao-804/

Como disse que está migrando do Windows pro Ubuntu, recomendo a leitura desse artigo, ele é bem completo.
Se seguires passo a passo a instalação do java que tem nesse tutorial, depois é só instalar o Eclipse e estará tudo funcionando redondo.

Só mais uma observação quanto ao caso: a versão Ganymede tem uma incompatibilidade com alguns recursos de acessibilidade do GNOME, e como eu tive esse problema usando o mesmo SO que você, não custa avisar.

Por exemplo, ao criar uma nova classe, você tem o campo ‘Interfaces’. Ao clicar em ‘Add…’ o diálogo trava e você não consegue scolher nada. O mesmo ocorre quando você precisa escolher qualquer classe (foi até reportado como bug do Eclipse). A solução é bem simples: basta desativar a acessibilidade do GNOME (Sistema -> Preferèncias -> Tecnologias Assistivas -> desmarque ‘Habilitar tecnologias assistiva’).

O meu já estava desmarcado essa opção.
Mas agora tá tudo redondo… gerei um jar com uma tela 0.5 transparente e foi possível executá-la fora do eclipse. Mas no console ele consta a versão 6.0 nem tudo é perfeito… isso não me atrapalhando…