[quote=Loop Back] [quote]Pelo que eu vejo tu gosta de passar trabalho, prefere um bloco de notas ou um vi, assim tu pode ficar pra trás na corrida.
Cara, depende para o que tu quer, não é só pq tu sabe clipper e java que vão ser as melhores linguagens, tu não sabe e não pode afirmar nada sobre Delphi.[/quote]
Quando me referi a programadores delphi me referi aqueles que tiveram o delphi como primeira linguagem, se for o seu caso sinto muito mas é minha opnião.
Se vc observar bem o meu texto vera que eu disse que reconheço a importancia do uso de uma IDE. Mas no meu ponto de vista um bom programador deve ser capaz de desenvolver com ou sem ela. Ele deve conhecer a sintax dos componentes gráficos e de outras funções, metodos, etc… que são feitas automáticamente pela IDE, e não apenas saber arastalas com o mouse pra cima do Form. Acredito que é muito importante saber como as coisas funcionam por trás das IDEs e não ser dependente delas, pq na minha opnião se vc não sabe trabalhar manualmente em uma linguagem então vc não a domina. O que acontesse é apenas que a IDE faz pra vc aquilo que vc não sabe fazer sozinho.
No tempo que trabalho na area ja vi de tudo acontecer. Eu me sentiria impotente se ao chegar em um cliente para fazer digamos uma correção em um bug e por algum motivo a unica coisa que teria a minha disposição na hora era o compilador, o cliente estaria no meu pé me prescionando pq as vendas de sua empresa estão paradas e eu não fosse capaz de resouver pq me acostumei a trabalhar atrelado a IDE. Outro porém é que eu não generalizei, se vc tem essa habilidade parabens.
Mas infelizmente uma coisa é certa a grande maioria dos desenvolvedores que nunca tiveram contato com liguagens de console como clipper, cobol, C, etc… Dificilmente tem essa capacidade, pq desde o seu inicio na area sempre foram acostumados a trabalhar com IDEs. Novamente não estou generalizando, com certeza existem aqueles se interesaram em conhecer e aprender a trabalhar manualmente com sua linguagem.
Mas realmente não é por não simpatizar muito o delphi que não o utilizo. A questão é que preciso de solução a curto prazo e ter que aprender uma nova linguagem é voltar a estaca zero, sendo que não conheço a linguagem delphi nem pascal. Mas ja encontrei a solução para o problema.[/quote]
Minha primeira linguagem foi C, bem antes de Delphi.
Cara, Delphi é a IDE, programar em Delphi significa programar na IDE. Programar em Object Pascal já é outra história.
E quem programa com o mouse não é um programador, e sim um arrastador de componentes.
Sei sim o que a IDE faz por trás e chego a utilizar o assembly gerado dela.
A linguagem que eu mais sei e gosto é Java, com certeza, mas Delphi foi o que mais se adaptou ao que eu precisava implementar (um, trabalho).
Eu poderia ter usado C++ mas eu não sei C++, apenas C. E a implementação levaria mais tempo e teria muito mais bugs, pq já programei muito em C e sei como era brabo debugar sistemas.
Resumindo: não tenha preconceito à linguagem pelo fato de ela ter diversos programadores ruins.
Para te dizer a verdade, existe muito mais programadores ruins de PHP do que Delphi, mesmo não sendo atrelado à IDE.