Java em modo texto

Bem, trabalho com desenvolvimento de sistemas para automação comercial, e mesmo nos dias de hoje encontramos empresas que ainda trabalham com máquinas um tanto defesadas (ex. PIII, K7 e K6, …). Tais máquinas apresentam baixo redimento e as aplicações java rodando sobre as mesmas apresentam baixa performance.
Um fator muito importante que influi diretamente na performance de aplicações java são as APIs gráficas. Pensando nisso tive a seguinte idéia e quero obter a opnião dos senhores.
Como algumas das empresas que presto serviço ainda trabalham com máquinas de um certo modo ultrapassadas pensei em migrar seus sistemas que atualmente usam Swing para modo texto. Isso mesmo, um sistema todo em modo texto igual as aplicações antigas desenvolvidas em clipper, cobol, etc…
Seria um sistema em modo texto, porém ainda desfrutando de toda a flexibilidade do java, portabilidade, OO, etc…
A opnião que quero dos senhores e a seguinte.

1 Eu teria uma melhora consideravel na perfomance se mudar de swing para modo texto?

2 Não conheço o desenvolvimento em modo texto com java. Onde posso encontrar material sobre isso?

E aproveitando a oportunidade quero deixar essa susgestão aos moderadores do forum, para criarem uma area voltada para o desenvolvimento em modo texto com java, assim como existe para APIs Gráficas.

Grato pela atenção de todos!

A minha op[size=14]i[/size]nião é a sequinte: Não vale a pena.

Vai continuar lento nesses pcs com pouca memória, tem que carregar a JVM.
A não ser que você use JVM de versões antiga.

Portabilidade em sistemas legados? 8O

Eu utilizaria Delphi (7, por ter uma interface rápida).

Bem pra uma portabilidade total eu teria que mudar o BD também, mas pelomenos eu já teria um sistema inteiro portavel, dependendo apenas de uma migração no BD.

Com relação a performance com certeza não chegaria perto de um sisema java rodando em uma máquina atual. mas com certeza eu teria alguma melhora ja que não estaria mais usando nem uma API gráfica.
Mas de qualquer modo ja estou estudando outra saída pq é muito dificil encontrar material sobre java em modo texto. Mas delphi nem pensar, tenho nojo desse troço :), em meus tempos de programador clipper eu sempre classifiquei o delphi como linguagem de preguiçoso. Geralmente programadores delphi são atrelados a IDE só conseguem desenvolver se for com auxilio de uma, sem ela eles não são ninguém. Da o compilador e um editor de texto pra eles, será sorte se sair pelomenos um “Alô Mundo”.

Como programador clipper que fui eu sempre fui acostumado a dominar o trabalho no braço, reconheço a importancia do uso de uma IDE mas eu tenho o previlégio de dizer que sou capaz de desenvolver sem ela tudo o que eu faria usando ela, sem nada, apenas eu o compilador e um editor de textos. Claro que em um tempo bastante maior mas faria.

E mesmo assim tive que estudar muito para migrar de clipper para o java sendo que são linguagens completamente diferentes. E optar por outra linguagem seria voltar a estaca zero. Alem do que java e uma excelente linguagem flexivel e muito poderosa vejo que migrar pra delphi não seria um progresso e sim uma regressão.

Grato pela opnião!

Uma alternativa que você teria era passar o sistema para a web…
Deixando um servidor executando o java e no pc do usuario ele acessaria os HTML da aplicação…

Digamos q é mais sensato do que mudar para modo texto hehehe

Égua! não é que vc tem razão 8O , eu não havia pensado nisso, pow cara valeu mesmo. solução pra minhas dores de cabeça.

hahaha =P
E po, web apavora…

Se você nunca viu nada voltado para a web, sugiro que:
De uma olhada em Servlets/JSP que é a base de tudo praticamente…
Depois de uma olhada em algum framework MVC, eu gosto muito do java server faces…
Como aplicações web estaticas na minha opinião são horriveis hehehe, de uma olhada no DWR (Direct Web Remoting), que faz o ajax bem facil, e integra com vários frameworks…
E por ultimo (nada a ver com web mais não menos importante…) se você ainda não usa Hibernate… comece a usar hahaha, por que facilita muito a nossa vida, principalmente quando é preciso mudar de banco de dados.

Bom, com isso você ja faz uma app web tranquilamente e com qualidade…

Eu uso um pouco do Spring também, vale a pena dar uma olhada.

Bem pra uma portabilidade total eu teria que mudar o BD também, mas pelomenos eu já teria um sistema inteiro portavel, dependendo apenas de uma migração no BD.

Com relação a performance com certeza não chegaria perto de um sisema java rodando em uma máquina atual. mas com certeza eu teria alguma melhora ja que não estaria mais usando nem uma API gráfica.
Mas de qualquer modo ja estou estudando outra saída pq é muito dificil encontrar material sobre java em modo texto. Mas delphi nem pensar, tenho nojo desse troço :), em meus tempos de programador clipper eu sempre classifiquei o delphi como linguagem de preguiçoso. Geralmente programadores delphi são atrelados a IDE só conseguem desenvolver se for com auxilio de uma, sem ela eles não são ninguém. Da o compilador e um editor de texto pra eles, será sorte se sair pelomenos um “Alô Mundo”.

Como programador clipper que fui eu sempre fui acostumado a dominar o trabalho no braço, reconheço a importancia do uso de uma IDE mas eu tenho o previlégio de dizer que sou capaz de desenvolver sem ela tudo o que eu faria usando ela, sem nada, apenas eu o compilador e um editor de textos. Claro que em um tempo bastante maior mas faria.

E mesmo assim tive que estudar muito para migrar de clipper para o java sendo que são linguagens completamente diferentes. E optar por outra linguagem seria voltar a estaca zero. Alem do que java e uma excelente linguagem flexivel e muito poderosa vejo que migrar pra delphi não seria um progresso e sim uma regressão.

Grato pela opnião![/quote]

Programo em Delphi quando é a melhor linguagem a se utilizar. Já programei coisa grande em C, Java, Pascal puro até.
Atualmente tenho um trabalho de Delphi com 9.500 linhas, sendo que 9.000 linhas foram programadas por mim.
Mas a maioria dos meus trabalhos são em Java, porém, para a aplicação que eu preciso fazer, é Delphi a melhor opção.

Pelo que eu vejo tu gosta de passar trabalho, prefere um bloco de notas ou um vi, assim tu pode ficar pra trás na corrida.

Cara, depende para o que tu quer, não é só pq tu sabe clipper e java que vão ser as melhores linguagens, tu não sabe e não pode afirmar nada sobre Delphi.

[quote]Pelo que eu vejo tu gosta de passar trabalho, prefere um bloco de notas ou um vi, assim tu pode ficar pra trás na corrida.

Cara, depende para o que tu quer, não é só pq tu sabe clipper e java que vão ser as melhores linguagens, tu não sabe e não pode afirmar nada sobre Delphi.[/quote]

Quando me referi a programadores delphi me referi aqueles que tiveram o delphi como primeira linguagem, se for o seu caso sinto muito mas é minha opnião.
Se vc observar bem o meu texto vera que eu disse que reconheço a importancia do uso de uma IDE. Mas no meu ponto de vista um bom programador deve ser capaz de desenvolver com ou sem ela. Ele deve conhecer a sintax dos componentes gráficos e de outras funções, metodos, etc… que são feitas automáticamente pela IDE, e não apenas saber arastalas com o mouse pra cima do Form. Acredito que é muito importante saber como as coisas funcionam por trás das IDEs e não ser dependente delas, pq na minha opnião se vc não sabe trabalhar manualmente em uma linguagem então vc não a domina. O que acontesse é apenas que a IDE faz pra vc aquilo que vc não sabe fazer sozinho.
No tempo que trabalho na area ja vi de tudo acontecer. Eu me sentiria impotente se ao chegar em um cliente para fazer digamos uma correção em um bug e por algum motivo a unica coisa que teria a minha disposição na hora era o compilador, o cliente estaria no meu pé me prescionando pq as vendas de sua empresa estão paradas e eu não fosse capaz de resouver pq me acostumei a trabalhar atrelado a IDE. Outro porém é que eu não generalizei, se vc tem essa habilidade parabens.
Mas infelizmente uma coisa é certa a grande maioria dos desenvolvedores que nunca tiveram contato com liguagens de console como clipper, cobol, C, etc… Dificilmente tem essa capacidade, pq desde o seu inicio na area sempre foram acostumados a trabalhar com IDEs. Novamente não estou generalizando, com certeza existem aqueles se interesaram em conhecer e aprender a trabalhar manualmente com sua linguagem.

Mas realmente não é por não simpatizar muito o delphi que não o utilizo. A questão é que preciso de solução a curto prazo e ter que aprender uma nova linguagem é voltar a estaca zero, sendo que não conheço a linguagem delphi nem pascal. Mas ja encontrei a solução para o problema.

[quote=Loop Back] [quote]Pelo que eu vejo tu gosta de passar trabalho, prefere um bloco de notas ou um vi, assim tu pode ficar pra trás na corrida.

Cara, depende para o que tu quer, não é só pq tu sabe clipper e java que vão ser as melhores linguagens, tu não sabe e não pode afirmar nada sobre Delphi.[/quote]

Quando me referi a programadores delphi me referi aqueles que tiveram o delphi como primeira linguagem, se for o seu caso sinto muito mas é minha opnião.
Se vc observar bem o meu texto vera que eu disse que reconheço a importancia do uso de uma IDE. Mas no meu ponto de vista um bom programador deve ser capaz de desenvolver com ou sem ela. Ele deve conhecer a sintax dos componentes gráficos e de outras funções, metodos, etc… que são feitas automáticamente pela IDE, e não apenas saber arastalas com o mouse pra cima do Form. Acredito que é muito importante saber como as coisas funcionam por trás das IDEs e não ser dependente delas, pq na minha opnião se vc não sabe trabalhar manualmente em uma linguagem então vc não a domina. O que acontesse é apenas que a IDE faz pra vc aquilo que vc não sabe fazer sozinho.
No tempo que trabalho na area ja vi de tudo acontecer. Eu me sentiria impotente se ao chegar em um cliente para fazer digamos uma correção em um bug e por algum motivo a unica coisa que teria a minha disposição na hora era o compilador, o cliente estaria no meu pé me prescionando pq as vendas de sua empresa estão paradas e eu não fosse capaz de resouver pq me acostumei a trabalhar atrelado a IDE. Outro porém é que eu não generalizei, se vc tem essa habilidade parabens.
Mas infelizmente uma coisa é certa a grande maioria dos desenvolvedores que nunca tiveram contato com liguagens de console como clipper, cobol, C, etc… Dificilmente tem essa capacidade, pq desde o seu inicio na area sempre foram acostumados a trabalhar com IDEs. Novamente não estou generalizando, com certeza existem aqueles se interesaram em conhecer e aprender a trabalhar manualmente com sua linguagem.

Mas realmente não é por não simpatizar muito o delphi que não o utilizo. A questão é que preciso de solução a curto prazo e ter que aprender uma nova linguagem é voltar a estaca zero, sendo que não conheço a linguagem delphi nem pascal. Mas ja encontrei a solução para o problema.[/quote]

Minha primeira linguagem foi C, bem antes de Delphi.
Cara, Delphi é a IDE, programar em Delphi significa programar na IDE. Programar em Object Pascal já é outra história.
E quem programa com o mouse não é um programador, e sim um arrastador de componentes.
Sei sim o que a IDE faz por trás e chego a utilizar o assembly gerado dela.
A linguagem que eu mais sei e gosto é Java, com certeza, mas Delphi foi o que mais se adaptou ao que eu precisava implementar (um, trabalho).
Eu poderia ter usado C++ mas eu não sei C++, apenas C. E a implementação levaria mais tempo e teria muito mais bugs, pq já programei muito em C e sei como era brabo debugar sistemas.

Resumindo: não tenha preconceito à linguagem pelo fato de ela ter diversos programadores ruins.
Para te dizer a verdade, existe muito mais programadores ruins de PHP do que Delphi, mesmo não sendo atrelado à IDE.