JAVA em servidor SSH -> Problema

11 respostas
R

Bom Dia…

Acho que este é meu primeiro tópico neste fórum, faço uso a algum tempo e sempre encontrei soluções para meus problemas em tópicos já existentes. Mas desta vez foi diferente, acho que o que estou tentando fazer é realmente “estranho”.

Bom, aqui na empresa trabalho desenvolvendo em JAVA e “administrando” o ambiente Linux.
Eu tenho um programa que atualmente roda em um desktop perfeitamente. Meu patrão pediu para que eu a levasse para o servidor da empresa e assim disponibilizasse seu uso a qualquer desktop via o acesso SSH que também funciona corretamente.
Eu fiz.
O SSH disponibiliza aos cliente um acesso gráfico aos aplicativos do servidor, e, com meu programa, não foi diferente. O problema esta nos caracteres especiais, como “ç” e “ã”, que aparecem como um quadrado.

Detalhes:

Tanto o desktop onde o programa roda, quanto o servidor, usam UTF 8;

Tanto o desktop onde o programa roda, quanto o servidor, usam a mesma distro baseada no Debian;

Outros aplicativos do servidor, como editores de texto, não apresentam o problema dos quadrados;

O programa que roda no desktop não apresenta o mesmo problema.

Se alguém poder me ajudar, agradeço muito.

:evil:

11 Respostas

Luiz-SP

O texto da sua GUI está no código ou em um arquivo separado, se tiver em uma arquivo separado já tentou usar o comando dos2unix ?

R

Está em arquivos separados, arquivos xml, e na verdade os caracteres especiais do código, como titulos de janelas, aparecem normalmente.

Este comando converte o arquivo, certo? Como posso usá-lo se os arquivos já vêm de um linux?

Obrigado pela força.

Luiz-SP

Rafael Novello:
Está em arquivos separados, arquivos xml, e na verdade os caracteres especiais do código, como titulos de janelas, aparecem normalmente.

Este comando converte o arquivo, certo? Como posso usá-lo se os arquivos já vêm de um linux?

Obrigado pela força.

unix2dos

T

Aham - você está tendo problemas ao usar o ssh dentro do xterm, do console do Linux (modo texto), ou de outro programa de terminal?
O problema normalmente nunca é o próprio ssh (que não deve lidar com essa parte de alterar os caracteres), e sim da visualização.

R

Eu uso o terminal do linux msm.

Existe alguma forma de eu arrumar isso? configurar a visualização ou até msm baixar um outro terminal para acessar?

[]'s

T

O Linux tem um monte de terminais diferentes (alguns que requerem o Gnome, outros o KDE etc.) Sua distribuição do Linux deve ter pelo menos três; teste-os com o ssh e veja qual deles dá menos problemas.

R

O problema não era exatamente o terminal.
A variável LANG não é setada no login por SSH…era este o problema e já esta resolvido.

Agradeço a ajuda dos companheiros…

Luiz-SP

Rafael Novello:
Bom Dia…

Acho que este é meu primeiro tópico neste fórum, faço uso a algum tempo e sempre encontrei soluções para meus problemas em tópicos já existentes. Mas desta vez foi diferente, acho que o que estou tentando fazer é realmente “estranho”.

Bom, aqui na empresa trabalho desenvolvendo em JAVA e “administrando” o ambiente Linux.
Eu tenho um programa que atualmente roda em um desktop perfeitamente. Meu patrão pediu para que eu a levasse para o servidor da empresa e assim disponibilizasse seu uso a qualquer desktop via o acesso SSH que também funciona corretamente.
Eu fiz.
O SSH disponibiliza aos cliente um acesso gráfico aos aplicativos do servidor, e, com meu programa, não foi diferente. O problema esta nos caracteres especiais, como “ç” e “ã”, que aparecem como um quadrado.

Detalhes:

Tanto o desktop onde o programa roda, quanto o servidor, usam UTF 8;

Tanto o desktop onde o programa roda, quanto o servidor, usam a mesma distro baseada no Debian;

Outros aplicativos do servidor, como editores de texto, não apresentam o problema dos quadrados;

O programa que roda no desktop não apresenta o mesmo problema.

Se alguém poder me ajudar, agradeço muito.

:evil:

Como vc fez para chamar seu programa via SSH? Aqui na empresa usamos o SSH Secure Shell Client, mas não sei como chamar uma aplicação através dele, tem um tuto para indicar?

R

Dependendo de como estiver configurado seu servidor, é só chamar o programa pelo nome, por exemplo “gedit” ou “firefox”. Mas na configuração do servidor deve estar habilitada a opção “X11Forwarding yes”.

Eu gosto muito dos tutoriais de www.guiadohardware.net, te indico este aqui.

Com ele vc vai saber bastante sobre SSH.

L

Boa tarde,
Gostaria de fazer uma pergunta…
Aplicação Java (.jar) roda em um servidor Debian??
Não entendo de Linux e estou com essa dúvida.

Obrigada

T

Roda se você instalar o Java nesse servidor Debian. Deve ser algo como “apt-get sun-java6-jdk” ou coisa parecida.

Criado 2 de junho de 2008
Ultima resposta 23 de set. de 2008
Respostas 11
Participantes 4