Java em Windows X Java em Linux

46 respostas
R

eu nunca usei linux para programar em java

de fato, eu não conheço muito o linux

tem diferença na hora de programar e de executar? é muito grande essa diferença?

46 Respostas

B

A diferença é igual a “6” e “meia dúzia” …
A única coisa necessária que é diferente é a parte de variáveis de ambiente que é claro que não pode ser igual…

Mas progamar é a mesma coisa…

D

ja tive a oportunidade em programar java nos 2 SOs… e a minha conclusão foi…

DIFERENÇA NENHUMA! hahaha

escrevi um programinha no Linux e este rodou perfeitamente igual no Windows e vice-versa!!

J

Oi

Não é tão parecido assim, principalmente quando se trata de Threads e Look & Feel…

por exemplo, com uma unica linha vc pode quebrar a portabilidade do teu programa… como??? COloque o look & fell default no Windows e tente rodar no Linux… bahh, nao roda… e vice-versa…

T+

D

pra Threads tem diferença tb???
8O 8O 8O … nao sabia!

é q qdo eu fiz esse teste, era um programinha simples… :oops: :oops:

malz por ter falado besteira… :oops: :oops:

J

Oi

Daniel, tem diferença sim… por exemplo, a mudança de Kernel de 2.4 pra 2.6 do Linux, fez uma mudança e tanto na maneira como as Threads são executas e nas prioridades de processos, ou seja, com certeza, não é igual ao do Windows… e isso da diferença sim, pode ser bem pequena, mas da…

T+

Z

A programação/desenvolvimento é o mesmo…

Mas se tratando de deploy(velocidade), linux destroe o Windows…

Na verdade, linux é 1000X mais rápido para qualquer coisa!
(isso se você tiver um linux devidamente configurado)

Eu apoio o linux! :rei:

R

vale a pena eu por o pinguinzinho aki em casa para mexe com java?

achei que piguins gostassem de coisas frias, e não de cafés quentes…
heuheuheuehueheuheue

J

“microfilo”:
vale a pena eu por o pinguinzinho aki em casa para mexe com java?

achei que piguins gostassem de coisas frias, e não de cafés quentes…
heuheuheuehueheuheue

:slight_smile:

Eu acho uma boa, pra vc tb ver o como rola a execução e diferença entre os dois sistemas…

D

Ae Zanatto, to contigo cara! Aki em casa ( e na facul tbm) soh “javeio” no linux… eh bem mais estavel (experimenta programar em windows e ficar um tempo se reiniciar o computador, seu micro fica lento pacas") e o deploy, como disse nosso amigo, mais agil…

Linux na Veia! Hauhauh 8O 8O

R

aproveitando a ocasião, qual linux eu pego?

M

F

tb tem q se ter outro cuidado, teve um rpog q eu fiz no ruwindos, e depois fui rodar no linux, ele era pra um joguinho q tinha na net, q vc joga pelo browser mesmo… dai no meu prog, eu dava ctrl+c e ctrl+v em uns dados do jogo, e passava pro prog pra ele “filtrar” as informacoes (era pra achar alvos no joguinho ehehehe), soh q no ruwindows (com o IE) na tabela, era dado um espaco de uma coluna pra outra, e no linux (com o mozilla) era um \t… dai n funcionava… esse eh um cuidado q se deve ter… vc tem q ver o q o prog vai fazer, se for interagir com outro prog, vc tem q ver se as versoes dos dois SO se comportao perfeitamente iguais…

V

“microfilo”:
eu nunca usei linux para programar em java
tem diferença na hora de programar e de executar? é muito grande essa diferença?

Usando boas ferramentas tais como Eclipse, Ant e BeanShell essas difereças não são muitas. Mas existem. Mais difícil que programar é aprender a instalar, configurar etc.

Eu me sinto muito mais confortável programando em linux. Não pela eficiência do SO, mas pela agilidade que dá. Usar linha de comando é muito mais rápido que janelinhas. E as linhas de comando de Linux são incomparavelmente superiores às do Windows.

Principalmente no mecanismo de prioridades.

Sem exageros. Se fosse assim, ninguém usava linux. :wink: O Windows é menos configurável, porém o que dá para configurar é muito mais fácil de se fazer. E ele é muito mais rápido na hora de carregar e desligar.

Começe pelo Kurumim. É bem mais fácil que os outros. Depois, passe para o Gentoo, o mais recomendado pelos programadores Java.
:wink:

M

vinci, no FISL deste ano, o Gentoo foi muito comentado, nunca o usei, sabe me dizer quais os pros dele com Java? fiquei curioso hehe :slight_smile:

J

Como assim no mecanismo de prioridades? :roll:

J

acho que ele quiz dizer no escalonamento de processos…

eu acho!

ateh mais!

V

Serve “aproveitamento de código” ? :grin:

V

Exatamente. Segundo os Deitel, nas plataformas Win32, cada thread recebe uma fatia de tempo para executar os processos, enquanto na Solaris os threads de mais alta prioridade podem “furar a fila”.

J

Exatamente. Segundo os Deitel, nas plataformas Win32, cada thread recebe uma fatia de tempo para executar os processos, enquanto na Solaris os threads de mais alta prioridade podem “furar a fila”.

Então quer dizer que no Windows as prioridades das Threads não são respeitadas… :forum:

J

Agora entendi…

Isso que eu falei de não respeitar esquecem…

A única diferença que é na plataforma Win32 há o quantum e na plataforma Solaris não. Portanto é ai que está a dependência de plataforma. :wink:

V

Isso mesmo:

Lembrando, quantum = fatia de tempo. :wink:

F

um quantum eh aproximadamente qnto tempo? varia de PC pra PC (dependendo do processador)?

R

"vinci:
Começe pelo Kurumim. É bem mais fácil que os outros. Depois, passe para o Gentoo, o mais recomendado pelos programadores Java.

ihh cara

prefiro pega um linux definitivo…

mas valeu pelas dicas, todo mundo…

J

o quantum varia de pc pra pc sim… quer dizer, de So pra SO …

um quantum eh aproximadamente 10ms se eu não me engano, mas vc pode setar isso, bah… eu lembro do SO modernos do tnenbaum =) la ele fala bem certinho isso, de como eh no minix… mas eh por ai!

bom!

cya!

M

Só esclarecendo uma coisa! Todos os S.O. modernos usam algoritimos de escalonamentos preempitivos ou seja! dependendo da situação os processos podem furar a fila. Se isso não fosse permitido ia ter Deadlock a toda hora!

D

Ah… eu to com Slack e nao Abro! Hauhaau

acabei de instalar o 10.0, agora to mudando o kernel para 2.6.7, ja q infelizmente ele naum eh default pra distro

R

“darkseid”:

acabei de instalar o 10.0, agora to mudando o kernel para 2.6.7, ja q infelizmente ele naum eh default pra distro

~

falaram que o slackware é dificil de instalar e de configurar

o conectiva 9 é bom?

M

“darkseid”:

bah q jóia, oq ele tem de melhor q o 9? eu to com o 9 aqui de kernel 2.4, mas como eu nao faço de mais, nem baixo a bomba q é o 2.6, só deixo todas as portas fechadas, e filtro o X11, jboss, tomcat, oq for no iptables… heahae, cara, qnd eu start o apache aparece milhares de linhas de neguinho tentando conexão pra explorar aquele erro do IIS do cmd.exe, hahahahah eu me divirto…

… nao é dificil não, tem tudo q qualquer outra distribuição com instalação por GUI default tem na hr de instalar, só q ele é por modo Texto (até melhor pq não fica lentiando) … mas realmente ele é meio chatinho pra configurar ainda pra quem ta começando, até q agora ele ja ta detectando o som automático aqui… heheha, mas o resto… nã nã… tem q ir editar arquivos de configuração, em dependendo do problema dar varios insmod, hehehmas é assim… tu configura uma vez só e deu, salva teus arquivos em qualquer lugar, depois qnd se tiver q re-instalar de novo, só copia eles de volta… é oq eu faço :slight_smile:

R

o q eu naum gostei no linux foi ter que configurar um monte de coisas
perdi muito tempo

mas depois eu vi akela interface gráfica e tudo mais, gostei

M

Essa é grande disvantagem do linux para o windows, a dificuldade de configuração. afinal o linux é um S.O. feito por programadores para programadores.

W

Na verdade, linux é 1000X mais rápido para qualquer coisa!
(isso se você tiver um linux devidamente configurado)

Não é bem assim, não podemos ser radicais a ponto de chegar ao ceticismo: 1000X + rápido é exagero!

Quando se trata de aplicações que usam exaustivamente multithreading (o linux não foi projetado inicialmente para funcionar assim) o Windows (estou aqui falando das versões NT) dá um coro no Linux.

O linux foi projetado inicialmente para trabalhar como um sistema operacional multiprocessos.

Veja alguns trechos abaixo retirados do site Scalable Linux Scheduling on a Symmetric Multi-Processor Machine:

Linux, unlike other UNIX implementations, does not package kernel threads into a lightweight process. Instead every thread is a process as far as the kernel is concerned. This infers that every Java thread created in a 1-to-1 thread modeling using Linux native threads, is mapped to a user process and shows up as such if you use the process status (ps) command. This gives rise to possible alternatives for grouping these tasks.

O Windows NT foi projetado desde o princípio para ser um sistema operacional com suporte a threads pelo kernel. Obtendo assim uma melhor performance em aplicações que usam threads intensamente.

O pessoal do JBoss reconhece que o servidor deles tem uma melhor performance em servidores Windows que no Linux.

O que temos com o GNU/Linux é a possibilidade de customizar o kernel, um sistema operacional mais estável, mais seguro (Windows se bem administrado pode ser tao seguro quanto o Linux).

Recentemente a RedHat (a partir da versão 8) introduziu um novo modelo de Threads para o Linux de modo suportar Threads diretamente pelo kernel, trazendo uma melhoria considerável na performance de aplicações mutithreading.
Veja mais detalhes em um artigo da SUN.

Portanto, dizer simplesmente que o Linux é “beeeem mais rápido” que o Windows não é uma frase “propriamente” verdadeira.

[]s, Welington B. Souza

D

Carma lá! Mas o kernel da série 2.6 mudou os esquemas de multi-threading, não sei os detalhes ao certo, mas agora o suporte eh bem melhor…

R

onde pego o slackware na net?
kero um linux confiavel!
to cansando de comprar revista com linux porcaria!

D

começa com o Kurumin…
é bem legal pra aprender…

minha opinião

S

ae, ja q vc quer 1 distribuicao pra programar, te recomendo o slackware, ja q é a distribuicao mais cusmtomizavel de todas, alem de ser recomendada para o ambiente de programacao…mas nao eh recomendada para iniciantes…

flw

D

sem contar q o slack eh um ajato pra iniciar hehehe, eu fico de cara… e ele possui um desempenho muito bom pq naum tem tanta porcaria na memoria… eu tenho um p3-800 com 256mb de ram e ele realmente naum me deixa na mao.

Ae microfilo, vc pode pegar o slack 10 (acabado de sair do forno) em http://www.slackware.com via bittorrent

vai lah q vale a pena! E bem vendo à comunidade livre hauahuh

S

256MB de RAM soh se nao for pra rodar nem KDE nem GNOME…pq sao mto pesados msm…faz qq perder a paciencia as vezes heehhehe…se for usar KDE tenha no minimo 384MB de RAM…eu tenho 256MB e as vezes fico com 50 mega de swap…=/

D

Aki em casa eh soh WindowMaker, hehehe ele usa 924kb de ram Hauhauh show de bola…

M

window manager pra mim é FluxBox :slight_smile:

R

começei a pegar o slackware
espero não me arrepender, ou então o soberano de apokolis vai perder os dentes…
huahua
zuera…

M

“microfilo”:
começei a pegar o slackware
espero não me arrepender, ou então o soberano de apokolis vai perder os dentes…
huahua
zuera…

bem… se tu acha q ele ja vai configurar corretamente teu som, video, mouse, modem (haha, esse a galera fica doida), rede… oq for… talvez tu se arrependa… o slack ta a cada versão mais “automático”, porém nada certo… ainda tem a mesma fama… faz tudo no coro. Se é a tua primeira experiência com Linux, vá de Kurumim, Conectiva, RedHat… q são super distros tb.

D

Matheus eu instalei meu softmodem intel ham v.92 brincando no slack… e sem nenhum tutorial… não q eu seja fodão (apesar de ser um deus lah em Apokolips… huahauah) eh soh usar as facilidades que ja existem!

Foi simples, depois de instalar o slack, bootei com o cd do kurumin, e pra variar ele achhou fácil o meu modem. Bom, copiei o scripts e o modulo, voltei pro slack e fiz o q tinha q fazer… naum deu certo, pq o kernel era diferente, mas como eu sabia o modulo q devia pegar jah ficou mais facil! Entao ai vai a dica… se tiver dificuldades com algum hardware, roda o kurumin e veja o script dele q configura/carrega o modulo certo!

T

Rubem… como vc ta bonitao nessa foto hein?:!!

eae;… eh o thiago da sua sala… q por sinal tbm estuda no Colegio tecnico da unicamp de campinas…

ahueiuaheiae… vo t da um conselho… vamos programar em java…

flw veio… aperece + ae no forum… =))

P

Eu estou procurando programar nos dois sistemas, até porque faz parte da proposta da minha monografia…
Até agora percebi que o linux e o windows tem suas vantagens e desvantagens, na minha opinião eles se completam.
O linux é o melhor no “modo texto”. Além disso a compilação de programas e o desempenho deles (pelo menos a maioria que testei) é superior ao windows.
Já o windows é muito bom na parte “grafica” (de interface com usuário). A instalação de programas e configurações neste sistema é infinitamente mais simples que o Linux. O desempenho do Windows no “modo gráfico” é atualmente é superior ao Linux. Experimente rodar o win98 num PIII 500 128 de RAM e o Kde 3.2 neste mesmo computador… Mas com o passar do tempo a tendência é do Linux virar essa situação pois cada atualização de gerenciadores gráficos do Linux é mais otimizada, já cada nova versão do windows é exigido uma máquina bem superior para rodar…

Nossa acho que falei de mais…

Inteh

D

Ae pe de pano eu rodei o gnome num P3-500 com 128 de ram e ficou muito bom, demorava um pouco pra carregar, mas depois era blza… acho q ficou igual ao win98 numa maquina dessas… mas qndo rodei o WindowMaker… qq eh akilo… ficou um ajato o micro hauhauahu

Linux Domina!
Slack rulz!

R

“thiag0”:
Rubem… como vc ta bonitao nessa foto hein?:!!

eae;… eh o thiago da sua sala… q por sinal tbm estuda no Colegio tecnico da unicamp de campinas…

ahueiuaheiae… vo t da um conselho… vamos programar em java…

flw veio… aperece + ae no forum… =))

aeeeeeeee

fala thiago!

Criado 25 de junho de 2004
Ultima resposta 8 de jul. de 2004
Respostas 46
Participantes 16