Java & Firebird

Boa tarde!

Fiz uma aplicação com um bd Firebird e instalei em um servidor e para distribuir em outras duas maquinas. Depois de instalado a aplicação no servidor, criei um atalho do arquivo .jar nas outras maquinas, e aplicação java roda normalmente entretanto não conseguem carregar o banco. Ja resolvi este problema deixando apenas o banco no servidor e instalando as aplicações nas outras duas maquinas e esta funcionando que “é uma beleeza” o bd tem + - 8000 registros e uns 5mb e ta super rapido nos dois pc.

Criei este topico para ver se alguém sabe por que da outra maneira não deu certo, pois facilita a manutenção do programa, não precisaria alterar nas duas maquinas clientes o programa, apenas no servidor.
Pelo que notei se fizer isto apenas com um programa java sem conexão ao banco ele funciona perfeitamente, deixo o jar no servidor e crio um atalho para ele nas duas maquinas, ele roda nas duas ao mesmo tempo e sem problemas, agora com quando tento apontar para o bd não dá, ele não acha de maneira alguma, alterei minha classe de conexão de todas as maneiras que encontrei na web mas não deu, ai so foi separar o bd do programa e pronto funcionou perfeitamente.

Se alguém tiver uma ideia o por que deste erro??? Gostaria apenas de entender o pq da certo de uma maneira e de outra não, se os endereços do bd são os mesmos.

Obrigado

Você instalou o client do firebird nas maquinas?

Em uma das maquinas instalei o servidor firebird…

Mas e o client vc instalou nas maquinas?

Não…Vou tentar instalar para ver se da certo

Mas o estranho que instalando a aplicação nas maquinas tb não instalei os clientes firebird, apenas o servidor na maquina que ficara o banco…

Obrigado pela ajuda!